6 de abr. de 2013

e-SUS nas prefeituras: a nova plataforma da gestão municipal da saúde

Sistema Coleta de Dados Simplificada (CDS)
O e-SUS é nova estratégia do Ministério da Saúde para modernizar e melhorar a qualidade de atenção à saúde prestada à população.

O e-SUS Atenção Básica (AB) é o novo sistema da Atenção Básica que substitui o SIAB. Composto de dois sistemas de software (e-SUS/AB CDS e e-SUS/AB PEC) e que podem operar desde uma UBS sem computador até as novas com conexão de banda larga, computador nos consultórios e nas salas de atendimento. 

Coleta de Dados Simplificada (CDS)
O Coleta de Dados Simplificada (e-SUS/AB CDS) é um sistema onde os dados são coletados em fichas de papel e substituirá os sistemas atuais (ex.: SIAB, HIPERDIA, SISPré-Natal). Desse modo, essa modalidade também contribui para desburocratizar e dar maior agilidade ao atendimento na AB, pois o profissional precisará preencher menos fichas. 
e-SUS/AB PEC: Prontuário Eletrônico do Cidadão

O e-SUS/AB PEC, um Sistema com Prontuário Eletrônico do Cidadão, destinado a municípios cujas Unidades Básicas de Saúde são informatizadas, possuem algum grau de conectividade e contam com profissionais capacitados para apoiar sua implantação. 

A versão inicial do software desta modalidade com prontuário eletrônico, o e-SUS/AB PEC, possui ferramentas para cadastro dos indivíduos no território, gestão da agenda dos profissionais, acolhimento à demanda espontânea, atendimento individual e registro de atividades coletivas. A versão seguinte do sistema já prevê inclusão de outras funcionalidades como abordagem familiar, controle de imunização, prontuário de saúde bucal, gestão da lista de espera de encaminhamentos, gestão do cuidado a doenças crônicas, além de integração com Telessaúde e geração de relatórios dinâmicos. Também será possível monitorar pacientes faltosos e realizar controle de medicamentos e exames pelo computador.


Deseja uma ajuda para implementar na sua cidade? Entre em contato com a TI Medicina: diretorcomercial@timedicina.com.br

Um comentário:

  1. Bom Dia Leandra, espero que isso realmente aconteça da melhor forma e ajude no atendimento.
    Parabéns pelo blog.
    Atenciosamente;
    Dr. Fabio Corsini Motta -
    Quiropraxia Clínica – Escolha Quiropraxia e Viva bem

    ResponderExcluir