28 de ago. de 2020

Como os estudantes de Medicina aprendem - Parte 1



Como dito na introdução aqui, fiz uma enquete aqui no blog sobre as preferências de aprendizagem dos estudantes de Medicina. Foram 99 estudantes de medicina que responderam ao questionário, 35,4% homens e 64,6% mulheres, com idade variando de 17 anos a mais de 40 anos, com predomínio de 19 a 29 anos, 97% estudantes no Brasil, e 3% no Paraguai. 

Peço desculpas aos leitores. Gostaria de ter feito algo mais científico, com significância estatística, mas não consegui nem aulas particulares online para me ajudar, então vai só de curiosidade mesmo.

O acrônimo VARK significa modalidades sensoriais visuais, auditivas, de leitura / gravação e cinestésicas (Visual, Aural, Read/write, and Kinesthetic ) que são usadas para aprender novas informações. A maioria dos alunos são multimodais, não têm um modo de destaque com uma pontuação de preferência bem acima de outras pontuações.


A aprendizagem cinestésica (experiências práticas e a resolução de problemas da vida real) são as  preferidas dos estudantes de medicina, seguidas pela aprendizagem auditiva, visual e leitura/escrita respectivamente. 


Observando-se as idades, podemos verificar que a aprendizagem cinestésica permanece em primeiro lugar na preferência dos alunos. 

É evidente que estudantes mais novos, até  os 21 anos há uma segunda preferência pelo método auditivo (aulas expositivas, podcasts). Já a partir dos 25 anos, há uma tendência em se preferir o método visual (aulas expositivas, livros, mapas mentais) em segundo lugar.  


Em relação ao sexo, não houve diferença nas preferências, com preferência do estilo cinestésico. 
Deixem suas impressões nos comentários. Deseja saber qual seu estilo de aprendizagem? faça o teste aqui. 
No próximo post veremos se há diferença nos estilos de aprendizagem considerando quão no início ou fim do curso os estudantes estão. 

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