2 de jul. de 2012

Usos do Twitter na Medicina

Não acredito que haja quem frequente a internet em busca de informações e que ainda não tenha ouvido falar no twitter.

O twitter é um microblogging - atualizações breves de texto, geralmente com menos de 200 caracteres, que podem ser acompanhadas publicamente ou por um grupo restrito. As atualizações no twitter tem o limite de 140 caracteres e a proposta inicial era que o usuário postasse "o que você está  fazendo". Porém, atualmente, os usuários mais populares, ou seja, que te mais mais seguidores, são os que produzem informações e os que são espirituosos, de preferencia ambos.

Atualização
Na Medicina, o recurso ganha importância com informações instantâneas entre os usuários dentro de suas áreas de interesse. Um médico interessando em informações sobre endocrinologia, pode acessar a busca e escolher salvar a pesquisa. Assim terá sempre a pesquisa "endocrino" com os novos tuítes.


campo Busca
1- selecionar, 2- salvar pesquisa, 3- clicar no nome do usuário para abrir a janela e cliacr em seguí-lo, assim acompanhará suas postagens

Passo 4: tela do usuário a ser seguido


Proximidade e Comunicabilidade
Outro aspecto que diferencia o twitter de outras ferramenats da web 2.0 é a proximidade  com os autores da informação. Basta digitar @nome_do_usuário antes da mensagem, que o autor será notificado e poderá te responder. Alguns usuários dentro da Medicina são muito ativos e dispostos a conversar.

Informações a pacientes
Outra vantagem do twitter é a instantaneidade da informação. Um médico foi premiado pela Sociedade Espanhola de Medicina Familiar por usar o twitter na comunicação com seus pacientes. Dr. Casado (@doctorcasado) começou a usar a rede social em 2009 ."Eu decidi pelo twitter pelo acesso fácil, rapidez e pelo fato dos pacientes poderem ter acesso às informações sem criar uma conta. Os paciente aprovaram, ficam sabendo previamente de atrasos, cancelamentos, se estou em emergências ", afirma Casado. "Na epidemia de Gripe H1N1 publiquei mensagens tranquilizadoras. É minha janela com o mundo exterior", explicou. (link)


Interatividade em Congressos e Palestras
Outro uso bastante interesante do Twitter é a comunicação e interatividade em palestras e congressos médicos. Usando o Power Point, no começo da apresentação define-se uma hashtag para o evento, como por exemplo #endocrino. Pede-se então que os presentes enviem questões pelo twitter, utilizando a hashtag especificada. No final da apresentação, um slide irá integrar automaticamente ao twitter e aparecerão os tuítes com a hashtag específica em forma de balão. (veja o turtorial do Tecmundo: Twitter: como integrá-lo à apresentação de PowerPoint)

Duas boas opções para se usar o Twitter com o Power Point são:
  • Perguntas via Twitter
  • Votação via Twitter

usei a hashtag #endocrino para produzir esse slide com os comentários que poderiam ser perguntas em palestras
Fiz um teste com a seguinte votação pelo twitter: 3 opções

Farei um post essa semana com um tutorial de como usar o Twitter e o Power Point em palestras.

O post Usos do Twitter na Medicina é um artigo original do TIMedicina. Quando for republicá-lo, favor dar o devido crédito.

Um comentário:

  1. Olá Leandra, muito interessante e esclarecedor! No ponto "informação ao paciente" não entendi quando fala que os pacientes não precisam ter uma conta para acessar as informações...como assim? não precisam ter um Twitter também? por favor me esclareça...

    ResponderExcluir