15 de fev. de 2017

App Cuidados Paliativos da Telessaúde da UFMG

Da Ebseh:

O Hospital das Clínicas de Minas Gerais (HC-UFMG), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), lançou, na última quinta-feira (2), um app sobre Cuidados Paliativos para orientar profissionais de saúde. O aplicativo já está disponível na plataforma Android e estará, em breve, disponível na App Store. O download gratuito pode ser feito através da Google Play.

A ferramenta busca ajudar a agregar qualidade à vida da pessoa portadora de doenças complexas ameaçadoras da vida e a aliviar o sofrimento. “O paciente precisa ser bem cuidado independentemente de o seu prognóstico ser de um dia de vida ou de seis meses” afirma médica Taís Marina de Souza.



O aplicativo é divido em quatro partes. A primeira, teórica, explica o que são os Cuidados Paliativos; as duas seguintes avaliam a escala funcional e outros sintomas do paciente, respectivamente. 


“Por meio de um questionário, o profissional avalia como está o dia a dia do paciente, como por exemplo, se ele consegue caminhar sozinho. Também há uma avaliação rápida e simples dos principais sintomas relatados, em que é possível identificar se há necessidade de mudança no tratamento” explica.

Depois de preenchido, o questionário gera um percentual identificando a faixa de dependência da pessoa e trazendo sugestões de cuidados. Além disso, há um passo a passo para auxiliar o profissional na comunicação das más notícias.

Android
Idioma: Português
Preço: Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário