1 de mai de 2017

app Meios de Contraste - FSN vs. NIC: uso racional e mais seguro dos meios de contrastes em exames radiológicos


Os médicos radiologistas brasileiros Sandro Fenelon (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo - ICESP) e Dr. Frederico F. de Souza (Universidade do Mississipi, EUA) idealizaram o app Meios de Contraste ajudar no dia a dia médicos e demais profissionais da Saúde que solicitam exames contrastados de TC e RM.



O objetivo do aplicativo é oferecer uma ferramenta prática para análise dos possíveis riscos de Fibrose Sistêmica Nefrogênica (FSN) e Nefropatia Induzida por Contraste (NIC).  Os médicos têm que enfrentar a difícil escolha do risco entre NIC após a administração de meios de contraste iodados e a FSN e aos meios de contraste à base de gadolínio (MCBG).


Escolher o exame correto para cada paciente é um desafio diário no qual se deve pesar os riscos e benefícios de cada opção. Esse aplicativo proporciona uma abordagem prática para minimizar o risco de FSN e NIC.

Funcionalidades:

  • Faz a estimativa dos riscos de se desenvolver FSN e NIC após a administração intravenosa (IV) dos meios de contraste (não se aplica para administração intra-arterial).
  • Estratificação de risco e ações recomendadas com base na eTFG. 
  • Um panorama atualizado da fibrose sistêmica nefrogênica (FSN) e nefropatia induzida por contraste (NIC).

Novidades da versão 1.2.0
• Metformina e Meios de Contraste: orientações baseadas na eTFG.
• Checklist Pré-procedimento (questionário de rastreamento).

App Meios de Contraste: FSN vs. NIC
Idioma: Português
Preço: $0,99 e R$3,99

Postagens populares