10 de out. de 2020

A bolha médica do twitter: #medtwitter #medtwitterbr e #medtwitterstudy



Caí, meio que sem querer, na bolha #medtwitter e descobri um mundo de médicos gente boa, cheios de humor, com ótimas threads médicas  e com bastante assunto off-topic  divertido também.

O que é uma bolha social?

A bolha social é um efeito de isolamento que nós causamos nas redes sociais com nossos clicks. É o ajuntamento de pessoas em um dado espaço ou rede social, e que na maioria das vezes não permite a troca de ideias com quem não pensa da mesma forma. 

Quando estamos na nossa rede social tendemos a pensar que milhões pensam como nós, pois algorítmos tendem a nos mostrar aquilo que buscamos. Por exemplo, se você começar e pesquisar por terraplanismo no Facebook ou Youtube, logo você só receberá posts ou vídeos corroborando essa ideia, o que reforça a sensação de estarmos certos, mesmo sobre algo tão absurdo em termos científicos. Um bom documentário sobre isso é o Dilema das Redes Sociais , na Netflix.

Mas qual a vantagem do #MedTwitter então?

Se bolhas sociais são tão ruins, por que recomentar uma do Twitter? Pelo mesmo motivo de se reunir na hora do café com colegas no plantão e bater um papinho pra relaxar, discutir casos, contar assuntos engraçados, piadas, compartilhar memes e aprender um pouco uns com outros.

Encaro o #MedTwitter como meu horário do café no plantão. Lá tem ótimas discussões de casos, muitos memes do momento, Insights e críticas interessantes, muitos médicos recém formados cheios de sonhos e idealismo.

Mas sempre tem quem vai lá e problematiza. Então, se não te agradou, não siga e permaneça na sua bolha social que te faz feliz. 

Siga @timedicina no Twitter e veja quem são meus preferidos lá:

Nenhum comentário:

Postar um comentário