22 de jun. de 2012

Tecnologia e autonomia na terceira idade


A população mundial tem envelhecido e no Brasil, em 2009, havia uma população de cerca de 21 milhões de pessoas com 60 anos ou mais de idade. Ocasionalmente o idoso depende de parentes e essa dependência gera desconforto tanto para quem provê como para quem necessita de auxílio. O indivíduo na terceira idade da atualidade deseja independência e autonomia, e a tecnologia se mostra uma aliada, principalemte no que se refere à saúde e ao bem estar.

Dispositivos que alertam com respeito a quedas, pillbox inteligentes que emitem lembretes sonoros e enviam emails aos médicos informando se a medicação está sendo tomada regularmente, são alguns exemplos de facilitadores oferecidos pela tecnologia para o desempenho satisfatório da autonomia dos idosos.



Medicação



As caixas de pílulas inteligentes são uma tendência para os indivíduos que ingerem grande quantidade de medicação de uso contínuo.

A MedSignals Digital Pill Box acondiciona medicamentos em box separados e emite sinais sonoros e visuais, no horário programado para a tomada da medicação. Conectado à linha telefônica, envia uma vez ao dia relatório para o controle médico ou familiar do esquema de prescrição médica. Maya da MedMinder é um dispositivo que armazena medicamentos em 28 compartimentos, suficiente para 4 tomadas diárias por uma semana. A luz do box correspondente à medicação agendada e é acesa no horário programado. Se a medicação não for retirada, um bip sonoro avisa o paciente. Se mesmo assim a medicação não for usada, o dispositivo avisa a central e o paciente recebe um telefonema. Equipado com tecnologia wireless (modem celular interno), envia relatórios diários acessíveis online para médicos, cuidadores ou familiares. A programação pode ser feita remotamente ou manualmente.


Quedas

Lifeline Sistema de Alerta é composto por um botão estilo pingente, usado ao redor do pescoço, que pode ser pressionado para pedir ajuda em caso de quedas. Além disso, o sistema possui um sensor de queda integrado que avisa se o paciente não apertar o botão em 30 segundos após a queda. Pode ser usado no banho onde ocorre a maioria das quedas,e é impermeável.

Aplicativos para smartphones também são recursos usados para autonomia de idosos. O Centro de Investigação Fraunhofer de Portugal desenvolveu um aplicativo para celulares Android, o Mover, que detecta quedas e envia alerta aos contatos de emergência. Ainda serve para analisar o nível de atividade diária e está disponível no Android Market. Andlife da Andwer é um app para detectar acidentes e quedas que envia automaticamente um e-mail ou SMS para a pessoa que o usuário tenha definido. A mensagem inclui a data, horário, endereço e imagem do mapa de localização.

Com o auxílio da tecnologia, as mudanças relacionadas à idade terão menos efeito na vida cotidiana do indivíduo, auxiliando a manutenção de sua autonomia inclusive na velhice.

Escrevi esse post para o blog Dr Teuto, link, em 04/08/2011.

Atualização:
Funcionalidades: Medicações por nome com horários e alarmes com lembrete de tomada
Lista com todos os remédios que estão sendo utilizados e na hora necessária, o aplicativo o alertará qual medicação deve ser ingerida. Após a dose ser ingerida, ele sempre avisará quantas doses e quantos dias mais serão necessários.
Idioma: português
Preço: $0,99


Nenhum comentário:

Postar um comentário