10 de jun. de 2012

Telessaúde Brasil Redes- plataforma de telessaúde para Atenção Básica


O Telessaúde Brasil Redes é uma plataforma  que oferece a gestão operacional de serviços de telessaúde. A primeira versão da Plataforma contempla a gestão e a operação do fluxo da teleconsultoria (assíncrona e síncrona), com perfis para solicitante, regulador e teleconsultor, além de um módulo de administração que gera relatórios gerenciais do serviço de teleconsultoria.

A Plataforma de Telessaúde estará disponível para todos os Núcleos de Telessaúde a partir de julho, mas a sua aplicação é opcional. Cada Núcleo tem a liberdade de adotar ou não este sistema. Foi informado também que os códigos fonte do sistema serão abertos.


Composição do serviço

O Telessaúde Brasil Redes é integrado por gestores da saúde, instituições formadoras de profissionais de saúde e serviços de saúde do SUS, sendo constituído por:
  • Núcleos de Telessaúde Técnico-Científico – instituições formadoras e de gestão e/ou serviços de saúde responsáveis pela formulação e gestão das Teleconsultorias, Telediagnósticos e Segunda Opinião Formativa; e
  • Pontos de Telessaúde – serviços de saúde através dos quais os trabalhadores e profissionais do SUS demandam Teleconsultorias e Telediagnósticos.

Os atuais 11 Núcleos de Telessaúde e mais de 1.500 Pontos de Telessaúde distribuídos em 950 municípios do Brasil constituem a Rede do Telessaúde Brasil Redes.

Distribuição Geográfica da Rede Telessaúde Brasil


Utilização
Os serviços do Telessaúde Brasil Redes são oferecidos aos profissionais e trabalhadores das Redes de Atenção à Saúde no SUS, vinculados a uma unidade de saúde do seu respectivo município e que tem um Ponto de Telessaúde. A unidade de saúde precisa estar na Rede Telessaúde de um Estado onde está implementado o Telessaúde Brasil Redes.

Entretanto, algumas atividades de tele-educação realizadas e produzidas pelos Núcleos de Telessaúde e instituições parceiras do Telessaúde podem ser assistidas ou acessadas por profissionais e trabalhadores da saúde de forma aberta, mesmo por uma unidade ou profissional de município não integrado ao Núcleo de Telessaúde que está oferecendo a atividade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário