16 de jun. de 2012

Portal da Saúde: Periódicos e Medicina Baseada em Evidências




Criado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), o Portal Saúde Baseada em Evidências reitera o compromisso do governo brasileiro de aprimorar o exercício dos trabalhadores da saúde democratizando as condições de acesso, nas suas áreas de atuação, a conteúdos cientificamente fundamentados na perspectiva de melhor atender à população.

Objetivo
Fornecer acesso rápido ao conhecimento científico por meio de publicações atuais e sistematicamente revisadas. As informações, providas de evidências científicas, são utilizadas para apoiar a prática clínica, como também a tomada de decisão para a gestão em saúde e qualificação do cuidado, auxiliando assim os profissionais da saúde.

Público-Alvo
Os conteúdos estão disponíveis para os profissionais de saúde vinculados ao respectivo Conselho Profissional. Terão acesso à pesquisa os profissionais das áreas de Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social.

Como acessar
Os profissionais de saúde realizam a pesquisa por meio de qualquer computador conectado a internet. Para acessar o conteúdo disponível, é necessário digitar o endereço http://mbe.periodicos.capes.gov.br ou entrar em um dos sites habilitados - do conselho profissional ao qual está vinculado, da Capes, do Portal de Periódicos ou do Ministério da Saúde - e localizar o banner "Saúde Baseada em Evidências". Depois, basta escolher a base de dados para iniciar a pesquisa.

Suporte
A equipe do Portal de Periódicos realiza o suporte aos usuários. Os profissionais podem solicitar informações pelo e-mail periodicos@capes.gov.br.

Base de pesquisas disponíveis:












leia mais sobre as bases aqui 


Embase
É uma ferramenta online pra revisões sistemáticas e cobre as áreas de Ciências da Saúde como um todo e em especial farmacologia, ciências farmacêuticas,toxicologia; e Medicina em especial, alergia e imunologia, oncologia, neurologia, cardiologia, química medicinal e descoberta de drogas. Aborda todas as fases de fabricação de medicamentos, legislação internacional e normas de segurança de medicamentos, farmacovigilância e farmacoeconomia. Indexa medicamentos, nomes químicos,nomes comerciais, códigos de laboratórios e nomes genéricos de medicamentos. Cobre aspectos econômicos, sociais e políticos da saúde pública, gestão de doenças e gestão hospitalar. Aborda a avaliação de custos em saúde pública, resultados dos tratamentos e estudos de qualidade de vida. Oferece acesso a resumos de registros bibliográficos desde 1974 do Embase e desde 1966 do Medline. Também indexa periódicos que não são abrangidos pelo Medline. Oferece um tesauros que é um vocabulário controlado, hierarquicamente estruturado, utilizado para indexação de assuntos na área que permite realizar pesquisas abrangentes para grupos inteiros de drogas e doenças, bem como pesquisas de precisão focando droga específica e aspectos da doença.


ProQuest Hospital Collection
Formada por um conjunto de bases de dados com cobertura na área de Ciências da Saúde, Medicina e suas especialidades, conta com cobertura a partir de 1986 até a data atual. Além de publicações periódicas inclui a ferramenta de cálculo e análise de estatísticas de medicina baseada em evidência Medical Evidence Matters que permite avaliar opções terapêuticas para condições médicas conhecidas. A coleção engloba os seguintes módulos: ProQuest Health and Medical Complete (abrange publicações das áreas de saúde e medicina de vários editores), ProQuest Nursing & Allied Health Source (cobre informações da área de cuidados da saúde incluindo Enfermagem, Medicina Alternativa, Holística e complementar dentre outras especialidades de saúde aliada), ProQuest Health Management (oferece recursos na área de gestão hospitalar, de clínicas e de saúde incluindo a área de políticas públicas de saúde), ProQuest Psychology Journals (oferece acesso a publicações na área de psicologia, psiquiatria e outras áreas ligadas ao estudo da mente. Sua cobertura foi elaborada com base nas publicações da PsycINFO) e ProQuest Family Health (cobre assuntos de interesse da saúde da família, desde Medicina Esportiva à Saúde da Mulher, alimentação, nutrição, obstetrícia - incluindo a tradicional, oftalmologia etc.)


Atheneu Livros Virtuais
A livraria virtual da editora Atheneu é dedicada à área de Ciências da Saúde e Medicina em geral. A coleção contempla mais de 200 títulos publicados desde 1998, mas com versão eletrônica atualizada desde 2010 até o presente. As publicações abrangem conteúdos relacionados à área de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Saúde Coletiva, Alergologia e imunologia clínica, Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia, Doenças infecciosas e parasitárias, Medicina laboratorial, Endocrinologia, Fisiatria, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia e Obstetrícia, Nefrologia e Urologia, Neurologia, Odontologia, Oncologia, Traumatologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Psiquiatria, Pneumologia, Histologia, Farmacologia, Fisiologia, Microbiologia além de Engenharia biomédica.


Micromedex
Oferece acesso a dois módulos: Diseasedex - Emergency Medicine que apresenta dados e informações para as primeiras 72 horas de uma emergência médica, como suporte à vida, tratamentos e apresentação clínica e Diseasedex - General Medicine que engloba o período posterior às primeiras horas de uma emergência médica como prevenções, sintomas e complicações com informações baseadas em evidências referenciadas.


Dynamed
Provê resumos de temas médicos com interface organizada por temas. É atualizada diariamente. Cada publicação é revisada de forma integral e cada artigo é avaliado por relevância clínica e validade científica. É uma ferramenta de referência clínica, para uso no local de tratamento, criada por médicos para médicos, contém sumários clinicamente organizados e inclui calculadoras médicas (equações médicas, ferramentas para suporte à decisões clínicas, cálculos estatísticos, ferramenta pra conversão de dosagens e de unidades de medida).


Best Practive - British Medical Journal (BMJ)
Base de dados em prática médica que fornece informações detalhadas sobre como fazer diagnósticos, incluindo testes, diagnósticos diferenciais e diretrizes. Contêm informações abrangentes de tratamentos, incluindo formulários de medicamentos e diretrizes de procedimento. O sistema oferece apoio á decisão clínica utilizando dados do paciente.


Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS)
Rebrats busca promover e difundir a área de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) no Brasil. A Rede estabelece a ponte entre pesquisa, política e gestão, fornecendo subsídios para decisões de incorporação, monitoramento e abandono de tecnologias no contexto de suas utilizações nos sistemas de saúde.

Um comentário:

  1. Funciona da seguinte forma: quando vc loga no site , esolhe a base dados que deseja acessar e quando clica nela, por exemplo, Best Practice da BMJ, o site já abre e vc está logado automaticamente como CAPES Ministério da Saúde.

    ResponderExcluir