10 de jun. de 2014

App Saúde na Copa: vigilância epidemiológica participativa


O Ministério da Saúde lançou na semana passada o aplicativo Saúde na Copa. Além de mostrar a localização de hospitais e farmácias mais próximas, o aplicativo permite que torcedores brasileiros e estrangeiros acionem a vigilância sanitária e epidemiológica em casos de doenças.

O “SAÚDE NA COPA” é uma aplicação Web gratuita, projetada para utilização em dispositivos móveis e navegadores de internet e faz parte do projeto inovador de aprimoramento da vigilância em saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), denominado vigilância participativa. 

É um processo simples que conta com a participação voluntária de visitantes ou residentes no Brasil, informando sobre sua condição de saúde, durante a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™. O “SAÚDE NA COPA” foi desenvolvido em português, inglês e espanhol para ser um canal complementar de informação de saúde e de serviços aos usuários, permitindo a participação de todos. Para isso, basta ter 13 anos de idade ou mais e aceitar os termos de participação e uso, informando regularmente sua condição de saúde, conforme instruções disponíveis no aplicativo. 

Este projeto é uma iniciativa da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde em parceria com as Secretarias de Saúde das sedes dos jogos e outras instituições nacionais e internacionais.

O aplicativo funciona assim: se, por exemplo, diversos usuários informam no aplicativo que estão com febre, tosse e falta de ar – sintomas da síndrome respiratória aguda – pode ser Influenza ou outra doença. Isso permite antecipar ações de controle de endemias durante a Copa do Mundo.



A ferramenta já pode ser baixada, gratuitamente, nas lojas Play Store (Android), Apple Store (IOS) e também nos computadores pelo site www.saudenacopa.com.

Veja como funciona no vídeo abaixo:

Siga o instagram do TI Medicina, veja mais vídeos de apps e fique por dentro das novidades: http://instagram.com/timedicina


Nenhum comentário:

Postar um comentário