1 de out. de 2015

Top 10 aplicativos gratuitos para médicos para iOS e Android



Vou fazer uma revisão dos aplicativos gratuitos que todo médico, estudante de medicina deve ter em ser smartphone, Android ou iOS.

App Mescape
Idioma: Inglês
Android: https://goo.gl/ec9K3o
Windows Phone: https://goo.gl/wHK3xS


O Medscape é um app completo de medicina. Se for necessário uma opção por só um aplicativo médico, sua resposta é esse app! Vou deixar vários tutoriais que fiz sobre o Medscape:





Mobile Care tools

Idioma: Português
Windows Phone: versão alternativa http://goo.gl/0Vyabh


As seguintes bibliotecas médicas estão disponíveis nesta versão:
- AMB-90
- AMB-92
- AMB-96
- CBHPM 2010
- CBHPM 5ª Edição
- CID-10
- TUSS

O app conta ainda com recursos de pesquisa nas tabelas, possibilidade de marcar os procedimentos favoritos do usuário para cada tabela e consulta aos registros recentemente acessados.  Os usuários dispõem também da funcionalidade de valoração para tabelas CBHPM 2010 e CBHPM 5ª Edição.


Procedimentos SUS
Idioma: português
WP: não tem


Acesse rapidamente a Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses e Próteses e Materiais Especiais (OPM) do SUS. O Procedimentos SUS ajuda a encontrar o código dos procedimentos utilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Essencial para todos os médicos que trabalham em enfermarias e ambulatórios pelo SUS.


SafeDose
Idioma: português
Android: https://goo.gl/eCvUrP
iOS: https://goo.gl/NQWYkJ
WP: não tem



O app SafeDose é excelente para calcular doses de medicamentos baseados no peso da crianaça. Primeiro seleciona-se o pseo, e depois busca´se a medicação.
Outra opção bastante interessante é a de selecionar o peso da criança pelo método da fita de cor de Broselow. A fita de emergência pediátrica Broselow — comumente conhecida como Fita Broselow, ou Broselow Tape em inglês — é uma fita métrica codificada por cores usada no mundo inteiro para emergências pediátricas. A Fita Broselow relaciona a altura da criança com seu peso corporal para fornecer instruções médicas como as dosagens de medicamentos, ou o tamanho dos instrumentos médicos que deverão ser usados, ou ainda a corrente elétrica do choque quando se use um desfibrilador.


MEMED  - bulário com preço
Idioma: português
WP: não tem




Gratuito, com conteúdo liberado somente para médicos, o app MEMED é imperdível. Todos os medicamentos da Memed são organizados de acordo com a sua especialidade médica e catalogados em filtros de classificações farmacoterapêuticas. Estão disponíveis os medicamentos genéricos, similares e de marca, a maioria deles com preço e bula completa. Ainda é possível pesquisar fórmulas. Ele é um complemento do site: www.memed.com.br .

Acidentes: Animais Peçonhentos
Idioma: Português
iOS: não tem
WP: não tem



Aborda de forma prática e concisa a apresentação, diagnóstico e tratamento dos acidentes por cobras, lagartas, escorpiões, abelhas, águas-vivas e peixes. Este manual de rotinas foi criado pela SESPA - Secretaria de Estado de Saúde do Pará com o objetivo de auxiliar os profissionais de saúde e a população na Amazônia. 

Figure 1 – Imagens Médicas
Idioma: Inglês
WP: não tem


Aplicativo para que profissionais da área médica e de enfermagem compartilhem casos clínicos e discutirem sobre tratamentos de forma segura e em tempo real. Nesta comunidade é possível pesquisar sintomas, trocar ideias, receber informações e encaminhar imagens para outros profissionais da saúde ao redor do mundo com o intuito de disseminar conhecimento e informações importantes sobre o tratamento de problemas de saúde de forma integrada e global, preservando a privacidade dos pacientes. Excelente para discussão de casos! Sigam-me lá: https://app.figure1.com/profile/leandracarneiro 


Aplicativo Escores Pediatria
Idioma: Português
iOS: não tem
WP: não tem



Aplicativo que conta com mais de 60 escores de Pediatria, Abrangendo pediatria ambulatorial, sala de parto, neonatologia, cuidados intensivos pediátricos, trauma, anestesiologia, e muito mais.



App Médico Plantonista
idioma: português




O app Médico Plantonista é destinado aos médicos que estão a procura de plantões, ou troca de plantões,  e está disponível para iOS e também para Android.



Whitebook - Clinical Decision
Idioma: Português
Android:
https://goo.gl/egkFLW
iOS: https://goo.gl/fwx40f


A versão básica (guia de prescrições e o guia de bulas) do app possui conteúdo 100% Offline:  guia de prescrições médicas conta com mais de 300 orientações de prescrição para todos os usuários, além de um bulario de medicamentos com mais de 2500 bulas, e absolutamente todo o conteúdo com disponibilidade offline. Na versão Premium há vários conteúdos extras.



Extra: o app Whatsapp, que é imprescindível para discussão de casos com os colegas, envio de imagens médicss e exames de imagens, vídeos e muito mais. É super necessário nos dias atuais!

Post original do blog TI Medicina. Quando copiá-lo, dar os devidos créditos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário