30 de jan. de 2013

Tutorial: Pesquisando interações medicamentosas no Medscape

Quando dois medicamentos são administrados concomitantemente a um paciente, eles podem agir de forma independente ou interagir entre si, com aumento ou diminuição de efeito terapêutico ou tóxico de um ou de ambos. Isso é interação medicamentosa.

Pode ser muito perigoso a interação medicamentosa quando há aumento da toxicidade de um fármaco. Por exemplo, pacientes que fazem uso de varfarina podem ter sangramentos se passarem a usar ácido acetilsalicílico sem reduzir a dose do anticoagulante.

Pesquisando interações medicamentosas no Medscape:

Acesse o aplicativo Medscape e clique em Reference e depois em Interactions
1- Escreva o nome do medicamento na busca, bastam poucas letras para que você selecione o escolhido em uma lista. 

2- Depois de escolher pelo menos 2 medicamentos, clique em View Interactions Found. No caso acima, da ranitidina com Digoxina,  foram achadas 2 interações medicamentosas com 1 ocorrência grave, recomendando escolher outra alternativa de medicação.

3- Pode-se acrescentar quantas medicações quiser verificvar de uma só vez e para excluir basta clicar no sinal de - (menos) ao lado da droga.

Tutorial: Pesquisando interações medicamentosas no Medscape é um post original do TI Medicina. Quando for copiá-lo adiconar os devidos créditos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário