22 de out. de 2017

7 termos de Inteligência Artificial que o médico deve conhecer


1- Inteligência Artificial:
"Inteligência Artificial é o estudo de como fazer os computadores realizarem coisas que, no momento, as pessoas fazem melhor" (RICH & KNIGHT, 1994). Mas eu, especialmente, gosto das colocações do Prof. Cristiano L.P. de Oliveira (IFUSP), em que a IA baseia-se em:
  • sistemas que pensam como humanos, p. ex., IBM Watson Oncologia
  • sistemas que atuam como humanos, p. ex., Da Vinci Cirurgia Robótica
  • sistemas que pensam racionalmente, p. ex., dedução, lógica.
  • sistemas que atuam racionalmente, p. ex., sistemas que usam modelos matemáticos.
2- Computação Cognitiva: outro termo para inteligência artificial, mesmo significado.



3- Aprendizado de máquina

É uma área de IA que utiliza programas de computador que tomam decisões baseados em experiências acumuladas por meio de solução bem sucedida de problemas anteriores. Tem como objetivo o desenvolvimento de técnicas computacionais sobre o aprendizado, bem como a construção de sistemas capazes de adquirir conhecimento de forma automática. O reconhecimento de imagens e padrões é uma área que tem uma aplicabilidade muito grande na medicina, como Eyes of Watson,  que é um software  que potencializa o processamento de imagens e o diagnóstico digital. 

4 - Análise Preditiva:
É o uso de dados, algoritmos estatísticos e técnicas de machine learning para identificar a probabilidade de resultados futuros com base em dados históricos. Na Saúde podem prever a eficácia de novos procedimentos, exames médicos e medicamentos e melhorar serviços ou resultados, fornecendo melhor atendimento ao paciente.
Ex: O prof Alexandre Chiavegatto Filho está desenvolvendo um trabalho no LABDAPS (Laboratório de Big Data e Análise Preditiva em Saúde da USP), que tem por objetivo predizer a expectativa de vida dos habitantes de São Paulo sem usar dados de saúde. 
Alexandre Chiavegatto Filho



5- Aprendizado Profundo

É a parte do aprendizado de máquinas que se concentra na formação de "abstrações e conceitos". Os sistemas de aprendizado profundo ingerem grandes quantidades de dados e generalizam categorias e recursos relacionados a esses dados através de uma aprendizagem supervisionada (onde as varíaveis são definidas, assim como o desfecho procurado) ou não supervisionada (são fornecidas somente as variáveis e o sistema busca desfechos relevantes). Ex: Algoritmo ajuda a diagnosticar e tratar doenças oculares



6- Algoritmo
É uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas, cada uma das quais devendo ser executadas mecânica ou eletronicamente em um intervalo de tempo finito e com uma quantidade de esforço finita. Um exemplo de algoritmo seria um protocolo de bradicardia, como abaixo:


7- Processamento de linguagem natural 

Área de inteligência artificial relacionada à geração e compreensão automática da linguagem dos seres humanos. O objetivo do PLN é fornecer aos computadores a capacidade de entender e compor textos. “Entender” um texto significa reconhecer o contexto, fazer análise sintática, semântica, léxica e morfológica, criar resumos, extrair informação, interpretar os sentidos, analisar sentimentos e até aprender conceitos com os textos processados. Ex: Siri do iPhone e iPad

Ferramentas práticas de Inteligência artificial que você pode experimentar, aplicadas a Saúde (fonte):
  • AIME: Uma parceria entre uma startup malaia e uma ONG carioca usa a tecnologia criada pela Artificial Intelligence in Medical Epidemiology (AIME), para prever surtos de dengue em determinadas regiões no Brasil, facilitando a prevenção e o combate.
  • Enlitic: Aprendizagem profunda para saúde e medicina baseada em dados com o objetivo de dar resultados de diagnóstico radicalmente melhores.
  • Metamind.io: Reconhecimento automático e categorização precisa de imagens. Inclui diversos cases de medicina.
  • Zebra Medical Vision: Aperfeiçoa o atendimento ao paciente ao fechar as lacunas entre pesquisa clínica em larga escala e implementação de insights clínicos.
  • Deep Genomics: Aprendizado de máquina e IA para a medicina de precisão, testes genéticos, diagnósticos e terapias.
  • Atomwise: Utiliza a IA e análises para previsões médicas e descoberta de novos medicamentos.
  • Flatiron.com: IA e aprendizagem de máquina para insights sobre tratamentos de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário