13 de jul. de 2020

Como os estudantes de medicina aprendem - introdução


Fiz uma enquete aqui no blog sobre as ´preferências de aprendizagem dos estudantes de Medicina e farei alguns posts analisando os resultados. Esperamos que esses dados nos ajudem a melhorar o conteúdo dos cursos oferecidos e tornar a aprendizagem uma experiência mais proveitosa.

Usei o Questionário VARK, que é interessante tanto para o aluno se conhecer melhor e direcionar a estratégia de estudo, quanto para professores, para melhorar a experiência de aprendizagem do aluno (faça o teste online aqui). O acrônimo VARK significa modalidades sensoriais visuais, auditivas, de leitura / gravação e cinestésicas (Visual, Aural, Read/write, and Kinesthetic ) que são usadas para aprender novas informações. A maioria dos alunos são multimodais, não têm um modo de destaque com uma pontuação de preferência bem acima de outras pontuações. Raramente existem casos em que um modo é usado ou é suficiente; é por isso que existe um perfil VARK em quatro partes.

  • Visual (V):  Essa preferência inclui a representação de informações em mapas, diagramas de aranha, tabelas, gráficos, fluxogramas, diagramas rotulados e todas as setas simbólicas, círculos, hierarquias e outros dispositivos que as pessoas usam para representar o que poderia ter sido apresentado em palavras. Inclui designs, espaço em branco, padrões, formas e os diferentes formatos usados ​​para destacar e transmitir informações.
  • Auditivo / Auditivo (A): Este modo perceptivo descreve uma preferência por informações que são “ouvidas ou faladas”.Os alunos que têm isso como principal preferência relatam que aprendem melhor com palestras, discussões em grupo, rádio, e-mail, usando telefones celulares, conversando, conversando na web e conversando sobre o assunto. O email é incluído aqui porque; embora seja texto e possa ser incluído na categoria Leitura / gravação (abaixo), geralmente é escrito no estilo de bate-papo com abreviações, termos coloquiais, gírias e linguagem não formal. A preferência Auditiva inclui falar em voz alta e falar consigo mesmo. 
  • Leitura / gravação (R):  Essa preferência é para informações exibidas como palavras. Não é de surpreender que muitos professores e alunos tenham uma forte preferência por esse modo. Ser capaz de escrever bem e ler amplamente são atributos procurados pelos empregadores de graduados. Essa preferência enfatiza as entradas e saídas baseadas em texto - leitura e escrita em todas as suas formas, mas principalmente manuais, relatórios, ensaios e tarefas. As pessoas que preferem essa modalidade geralmente são viciadas em PowerPoint, Internet, listas, diários, dicionários, tesauros, citações e palavras, palavras, palavras ...
  • Cinestésico (K): Por definição, essa modalidade se refere à “preferência perceptiva relacionada ao uso da experiência e prática (simulada ou real)”. Embora essa experiência possa invocar outras modalidades, a chave é que as pessoas que preferem esse modo estão conectadas à realidade, "através de experiências pessoais concretas, exemplos, prática ou simulação". Inclui demonstrações, simulações, vídeos e filmes de "real"coisas, bem como estudos de caso, práticas e aplicações. Pessoas com essa preferência forte aprendem com a experiência de fazer algo e valorizam seu próprio histórico de experiências e, menos ainda, as experiências de outras pessoas. 
Resultados:
Foram 99 estudantes de medicina que responderam o questionário, 35,4% homens e 64,6% mulheres, com idade predominante de 19 a 29 anos, 97% estudantes no Brasil, e 3% no Paraguai. 
A maioria dos estudantes de Medicina que responderam, cursavam o 1º e 2º ano de Medicina, 45% em faculdades privadas e 54% em públicas. (2% dos estudantes só estudam, mas 8% também trabalham. 

No próximo post vou tentar extrair informações interessantes, relacionando estilos de aprendizagem ao sexo, idade, etapa do curso, etc.

Referência interessante:
Urval RP, Kamath A, Ullal S, Shenoy AK, Shenoy N, Udupa LA. Avaliação dos estilos de aprendizagem de estudantes de graduação em medicina usando o questionário VARK e a influência do sexo e do desempenho acadêmico. Adv Physiol Educ . 2014; 38 (3): 216-220. doi: 10.1152 / advan.00024.2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário