27 de fev. de 2012

Cinco estados começam a receber o CRM digital com chip para certificação




A adesão ao novo documento será facultativa e a atual cédula de identidade continuará válida; CFM e a SBIS elaboraram cartilha educativa. 

Médicos do Distrito Federal, Espírito Santo, Pará, Pernambuco e Santa Catarina serão os primeiros a receber a carteira digital – em policarbonato (material similar ao de cartões de crédito), com um chip que poderá ser ativado para certificação digital. 

“O futuro caminha para todo mundo ser reconhecido através da certificação digital. Então, a nossa função é dar uma carteira profissional com o chip para que os médicos possam aderir aos novos tempos”, explica o presidente do CFM, Roberto Luiz d’Avila. 

A iniciativa do CFM deve contemplar principalmente os profissionais que já têm demandas de certificação digital e os que têm perfil mais informatizado. 


Adesão opcionalA adesão ao novo documento será facultativa. A atual cédula de identidade, instituída em 2007 pela Resolução CFM 1.827, será gradualmente substituída e continuará válida para todos que não a substituam pelo CRM digital. 

Os que optarem pelo CRM digital poderão ainda decidir pela ativação ou não do chip (adesão ou não à tecnologia de certificação digital) e a qual autoridade registradora (AR) recorrerão – alguns exemplos são Verisign, Certisign, Caixa, Serasa e Serpro. 

Se não habilitado o chip, a carteira não contará com o recurso tecnológico da certificação digital, mas funcionará como um documento de identidade profissional de alta resistência e mais seguro contra falsificações. 

Um acordo de cooperação entre o CFM e a Caixa Econômica Federal permitiu um preço bastante competitivo, se comparado aos valores praticados pelo mercado, para médicos obterem a certificação digital. Esta será uma das opções, atraente pelo valor e pela capilaridade da Caixa, mas os profissionais poderão escolher qualquer certificadora. 

Fonte: Certificação Digital por Regina Tupinambá

24 de fev. de 2012

Sorteio de 3 promocodes do app NeuroExame


O blog TI Medicina e a MedPhone vão sortear 3 códigos promocionais do App NeuroExame para iPad e iPhone
.

Serão sorteados 3 promocodes: 1 código neste post, um no twitter e 1 no facebook.


Veja como participar:
  • Cada participante pode concorrer tanto pelo post, quanto pelo twitter, facebook ou feed. 


  • Post no blog: deixar um comentário nesse post.


  • Twitter: siga o perfil do @timedicina  e o do @medphone basta seguir os dois perfis e retuitar a seguinte mensagem: RT @timedicina eu quero ganhar o aplicativo NEUROEXAME da @medphone 


  • Facebookcurtir a página do TIMEDICNA no facebook e deixar um comentário no post do sorteio na página do facebook,falando que deseja ganhá-lo.


O sorteio será no DOMINGO dia 04/03/2012.

Participem!!!

App NeuroExame para iPad e iPhone

O objetivo do aplicativo NEUROEXAME é relacionar de forma resumida noções de semiologia neurológica, as várias alterações do exame neurológico e as doenças a elas relacionadas.

Útil tanto para profissionais que trabalham na urgência quanto para os médicos de família, estudantes de medicina com conceitos e a semiologia básica para poder realizar um exame mais completo no paciente.



Principais tópicos:

  • O Estado Mental
  • Sinais de Irritação Meníngea
  • Alterações no Liquor
  • Todos os 12 nervos cranianos
  • Motricidade
  • Sensibilidade
  • Reflexos Osteotendinosos (ROT)
  • Reflexos Patológicos
  • Cerebelo
  • Ausculta de Sopros
  • Sinal de Lasegue
  • Pré-operatório
  • Principais escalas na Neurologia: Escala de coma de Glasgow, NIHSS (AVCi), Classificação Gravidade de Lesão medular (ASIA), Karnofsky Score, Escala de Força Muscular, Escala de Ashworth, Escala de Rankin (escala de Desfecho).




Desenvolvido pela MedPhone (@medphone) e a Equipe de Neurocirurgia da Santa Casa de BH, Dr. Gervásio Carvalho, Dr. Júlio Pereira (meu amigo de redes sociais, do @neurocirurgiabr e do http://www.neurocirurgiabr.com), Dr. Mauro Borgo e Dr. Marcello Penholatte.







Aplicativo NeuroExame
Preço: $4,99
Idioma: Português




Vamos sortear 3 promocodes do NeuroExame!! Participe!

Sorteio de 3 promocodes do app NeuroExame


23 de fev. de 2012

Gestão de consultórios e Produtividade médica com Google Apps


O Google Apps é um conjunto de ferramentas do Google voltados para empresas, mas com uma excelente aproveitabilidade para consultórios médicos e profissionais liberais. A versão Business é paga e oferece uma série de vantagens que mostrarei mais tarde. Mas há a versão gratuita onde é possível criar até 10 usuários e usufruir do Google Agenda e Google Calendar, além de webmail.


O que é o Google Apps?

Google Apps é um conjunto de aplicativos que une serviços essenciais para auxiliar seus consultório. Ele é um serviço hospedado, por meio do qual o médico pode usar usar diversos produtos do Google, inclusive e-mail, Google Docs, Google Agenda e Google Talk, em um domínio exclusivo, como www.suaempresa.com.br.

Por exemplo, se você é o proprietário do domínio www.exemplo.com.br e se inscreve nos serviços do Google Apps, todas as pessoas em sua empresa, desde a secretária até os outros médicos que dividem a clínica com você, terão:
  • Um endereço de e-mail personalizado (nomedeusuário@exemplo.com.br)
  • Ferramentas para processamento de texto
  • Planilhas e apresentações
  • Um sistema de agenda compartilhado, que pode ser incorporado diretamente na agenda do seu iPad, iPhone, Android, Windows fone, etc...
  • Ferramentas para criar páginas da web e sites para seus negócios
  • Acesso a um sistema de intranet flexível
  • E muito, muito mais!

O Google Apps for Business, que não é o gratuito oferece aplicativos avançados de mensagem e colaboração para atender às necessidades empresariais mais importantes:
  • US$ 5 mensais por usuário
  • Economia comprovada
  • Garantia de 99,9% de tempo de funcionamento
  • E-mail com 25 GB de capacidade de armazenamento por usuário
  • Interoperabilidade com o Blackberry e o Microsoft Outlook
  • Acesso a e-mails, agenda e mensagens instantâneas no celular
  • Segurança líder no mercado
  • Total controle administrativo e de dados
  • Opções úteis de suporte

A ajuda passo-apasso do Google apps para iniciar sua uytilização é bastante fácil, mas se quiser, baixe o Ebook da Setesys explicando passo-a-passo como obter suas 10 contas grátis do Google Apps com seu próprio domínio: http://migre.me/7PI4r 

Como incorporar sua agenda e contatos do Google no seu iPhone ou iPad?

  1. Vá em Ajustes
  2. Abra Mail, Contatos Calendários
  3. Adicionar conta
  4. Micrsoft Exchange (necessário iOS 4.0 ou superior)
  5. No campo E-mail entre com seu endereço de e-mail do Google, p. ex: fulano@gmail.com
  6. Deixe o campo Domínio em branco
  7. Entre com seu endereço de e-mail completo como Nome do Usuário,  p. ex: fulano@gmail.com
  8. Entre com sua senha do gmail
  9. Clique Seguinte
  10. Quando o campo Servidor aparecer, digite  m.google.com
  11. Clique Seguinte novamente
  12. Escolha sincronizar Calendário e Contatos, e se preferir Notas


Como incorporar no Android:
  1. Vá em configurações
  2. Contas e sincronização
  3. Adicionar nova conta
  4. Gmail

Mais informações sobre outros telefones: http://www.google.com/mobile/sync/

Gestão de consultórios e Produtividade médica com Google Apps  é um post original do TI Medicina.

Se quiser que suas consultas sejam marcadas online, eu recomendo o Linha1, que é gratuito!

22 de fev. de 2012

Alguns contra e outros prós do iOS (iPad) em relação ao Android

Já há algum tempo venho testando e comparando os dois sistemas operacionais pois tenho o smartphone Samsung Galaxy S e o tablet iPad 2.
Em termos de utilidade médica, ambos são ótimos, principalmente quando se compara aparelhos equivalentes, como galaxy tab e ipad.
Mas há alguns pormenores que me irritam em ambos.

Enquanto no iOS a falta dos gadgets nas telas e a necessidade de utilizar o itunes para transferência de músicas é um ponto contra, o travamento ocasional do Android também o é.

gadgets de previsão do tempo, emails, etc... no Android

No Android os gadgets economizam tempo e fazem com que a tela apresente de uma só vez as informações que se necessita. O fato de poder arrastar um arquivo para transferir para seu Android ou para outro aparelho de outra pessoa é muito bom, ao contrário dos dispositivos iOS em que cada um possui suas biblioteca, o que é inconveniente.

Editado: Outra deficiência é não poder mesclar ou juntar contatos na agenda do iPad/iPhone, nem importar contatos de redes sociais como facebook, twitter, etc.

15 de fev. de 2012

Cartilha sobre prontuário eletrônico do CFM/SBIS

O Conselho Federal de Medicina e a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde estão lançando a "Cartilha sobre Prontuário Eletrônico - a Certificação de Sistemas de Registro Eletrônico de Saúde".

Essa publicação traz em uma linguagem acessível o que um prontuário eletrônico precisa ter para cumprir as exigências de autenticidade, confidencialidade e integridade das informações de saúde, o que é certificação digital, por que é necessária e as principais dúvidas dos médicos.


limitações do prontuário de papel e vantagens do eletrônico

O que é necessário para paperless

o que é certificação de software

Dúvidas

linkda cartilha: http://www.sbis.org.br/certificacao/Cartilha_SBIS_CFM_Prontuario_Eletronico_fev_2012.pdf




Precisa de  assessoria para certificação do seu software? Acesse http://timedicina.com.br/serviccedilos.html e entre em contato contato@timedicina.com.br

14 de fev. de 2012

Hologramas em prontuário eletrônico e Plama Medicine

No futuro, os ensaios clínicos serão baseados em bytes e bits. Hoje gasta-se $200 milhões de dólares e 20 anos para passar por um completo estudo clínico randomizado. A tecnologia de simulação, uma vez que é capaz de imitar processos biológicos humanos, iria mudar o processo de ensaios clínicos, disse Dr. Richard Satava.

Dr. Richard Satava, professor de cirurgia da Washington Medical Center University, um dos criadores do processo de cirurgia robótica que se tornou o Da Vinci, falou no FutureMed sobre Cirurgia robótica, medicina de plasma e prontuário eletrônico com homem virtual, segundo o Medgadget.

Dr. Satava afirmou que necessitamos de um novo tipo de prontuário eletrônico do paciente que inclua informações baseadas em representações do corpo de pacientes. Ele deu como exemplo o holomer (HOLO-graphic M-edical E-lectronic R-epresentation), que é uma imagem holográfica em 3D do paciente, usando Tomografia Computadorizada, Ressonânica Magnética, Ultrassonografia e outras modalidades de exames.
Assim, não só informações anatomicamente precisas estarão disponívies, mas também informações fisiológicas, biológicas, genéticas, demográficas e outras contidas na imagem. Para o diagnóstico, todos os dados relevantes sobre o paciente pode ser recuperados na forma de um registo visual médico.


Sobre os avanços na Cirurgia Robótica, ele afirmou que 95% do potencial do Da Vinci é desperdiçado. As informações que podem ser colhidas durante um procedimento cirúrgico com o sistema robótico não são aproveitadas. A próxima evolução dos robôs em sala operatória será para substituir as instrumentadoras em procedimentos cirúrgicos. 
aplicação de plasma na pele

"A energia vai ser uma parte muito importante do futuro da medicina", raciocinou.  Plasma Medicine é a combinação de física de plasma , ciências da vida e medicina para utilizar plasma físico para aplicações terapêuticas. O tratamento será capaz de utilizar o poder de plasma (como em uma nuvem de energia) com instrumentos portáteis à temperatura ambiente. Nuvem de plasma são partículas carregadas que podem trabalhar diretamente em células individuais e ao nível molecular. O campo de brotamento dá aos médicos o poder de ligar e desligar a moléculas específicas, por exemplo, influenciar os tempos de coagulação e cicatrização. Também podem ser usados ​​para matar agentes biológicos. "Neste momento no tempo, não existe nenhum agente biológico conhecido que é resistente à exposição ao plasma por 30 segundos", disse ele. Ele supôs que o plasma medicine representa uma das "mais excitantes novas áreas, além de genômica" na medicina moderna.


12 de fev. de 2012

A tecnologia móvel não é usada em consultas de convênio


Outro dia eu estava mostrando uns aplicativos de urologia para um amigo e explicando todas as utilidades na orientação de pacientes e ele me disse: " É tudo muito bonito, mas com o que eu recebo dos convênios não posso me dar ao luxo de me demorar na consulta."

Eu me dei conta de que realmente a remuneração dos convênios para consultas médicas é praticamente o "INAMPS e o FUNRURAL" de antigamente. Não digo o SUS hoje, pois é muito difícil alguém receber consultas prolabore do SUS (me corrijam se eu estiver errada), a maioria trabalha assalariada no SUS em termos de consultas ambulatoriais.

A clientela de consultórios médicos hoje é predominantemente de convênios, principalmente planos empresariais que tem a sua remuneração mais baixa. O volume de consultas que os profissionais de saúde tem que atender para manterem o faturamento adequado aos custos de um consultório, atualmente é grande, não permitindo que a consulta se prolongue. 

Assim, toda a tecnologia disponível para agregar valor à consulta médica, tornando a orientação do paciente com vídeos explicativos e imagens elaboradas mais efetiva e interessante, não é usada nos consultórios particulares pois o custo-benefício não compensa em convênios.

Uma lástima...


9 de fev. de 2012

app DrawMD: oriente seu paciente pelo iPad com lindas imagens editáveis

O iPad tem várias utilidades para os médicos atualmente e vem tornando-se um assistente indispensável na prática clínica.
O aplicativo DrawMD é uma excelente ferramenta para orientação ao paciente. Dividido em especialidades, conta com Cirurgia Geral, Urologia, Ortopedia, Anestesia/Cuidados Intensivos e Cardiologia.





Funcionalidades:
  • Desenhar e carimbar em imagens detalhadas de anatomia
  • Selecione a partir de uma biblioteca 
  • Redimensionar imagens, rotação, arrastar
  • Desenhar à mão livre em várias cores para maior clareza
  • Desfazer a última ação ou esboço, apagar 
  • Enviar por email ou imprimir as imagens prontas
  • É possível importar sua própria imagem de fundo ou desenhar sobre uma lousa em branco
  • Defina as imagens criadas como formulários de orientação padrão no seu consultório
Desenhar a mão livre em diversas cores utilizando o toque do dedo na trela

Escrever na tela

Carimbar imagens prontas de patologias ou instrumental  cirúrgico 

redimensionar imagens, fazer rotação e trazer para frente ou enviar para trás de algum texto ou outro objeto

Torne os formulários padrões para seu consultório, personalizando nome do médico ou clínica, endereço e telefone no aplicativo.

Basta ir em Ajustes no iPad, achar o aplicativo DrawMD da sua especialidade e preencher os dados que serão salvos.

8 de fev. de 2012

Revestimento cerâmico para ambientes hospitalares com proteção antibactéria permanente

A média mundial de pacientes com infecção hospitalar é de 5%. No Brasil, porém, este índice chega a 15,5%, entre pacientes internados, de acordo com o Ministério da Saúde. Estudos mostram que melhores práticas no ambiente hospitalar influenciam diretamente na redução de infecções adquiridas nesses locais, evitando a multiplicação de microorganismos no ar e nas superfícies.

Para auxiliar na redução de bactérias em ambientes que exigem cuidados especiais, o Grupo Incefra desenvolveu uma tecnologia antibacteriana, aplicada em revestimentos cerâmicos esmaltados, sob processo via seca. O produto mantém a beleza da cerâmica, porém com a proteção antibacteriana que dura24/dia.

Mais do que um simples revestimento, a Linha Antibacteriana consagra a força de inovação do Grupo Incefra, que buscou a Microban, empresa líder mundial em proteção antibacteriana, para desenvolver um produto com a mais avançada tecnologia de proteção contra germes e bactérias. “O projeto resultou no lançamento de uma linha de revestimentos ideais para ambientes que exigem limpeza e proteção”, esclarece o diretor de Marketing do grupo, Marco Diehl.

Testes realizados pela empresa apontaram uma redução de até 99% dos microorganismos presentes na superfície, em razão da camada protetora incorporada ao esmalte e à queima, estabelecendo uma fusão entre cerâmica, acabamento e camada protetora.



A aplicação de uma tecnologia tão avançada não afetou o valor final do produto, que mantém preço acessível para todos os projetos.
Fonte: Revista Factor

1 de fev. de 2012

Espirômetro pessoal para controle de doenças pulmonares



O Spiro PD,  espirômetro portátil  permite que pessoas com doenças pulmonares como asma, transplante pulomonar, fibrose cística e DPOC monitorem sua função pulmonar. 

O dispositivo permite ao paciente acompanhar sua função pulmonar ao longo do tempo, gerenciar sua medicação,  fornecendo lembretes para tomar os medicamentos e realizar testes, bem como a ser usado para realizar exercícios respiratórios.

Dados do dispositivo pode ser carregado através de um computador e enviá-lo aos médicos para poder analisar os resultados ao longo do tempo.


Veja mais no vídeo abaixo: 


Site do Produto: http://spiropd.com
O aplicativo conta também com todas as funções do calendário nativo do iOS, permite a sincronização com oGoogle Agenda, MobileMe, iCloud ou até mesmo as contas configuradas no Exchange.