28 de nov. de 2009

Alerta do CFM sobre assinatura eletrônica de médicos

O Conselho Federal de Medicina (CFM) recomenda aos médicos de todo o país que aguardem a definição de calendário e dos procedimentos para disponibilizar a assinatura eletrônica (certificação digital) com código de CRM para os médicos, conforme previsto na Resolução CFM nº 1.821/07.
     

Segundo o CFM, estão sendo tomadas providências para que os médicos inscritos nos Conselhos Regionais de Medicina tenham acesso o mais rápido possível à certificação digital. Há um grupo de técnicos e especialistas trabalhando para isso. Em breve, serão divulgadas novas informações.
     
O CFM alerta que é preciso ter cautela porque há diversas ofertas desse tipo de assinatura que não atendem aos requisitos previstos no Manual de Certificação para Sistemas de Registro Eletrônico, elaborado pelo Conselho Federal de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS).
     
Em breve, o Conselho Federal de Medicina passará a atuar como entidade certificadora dentro dos padrões ICP-Brasil. A certificação digital para os médicos será importante para desenvolver e implantar prontuários eletrônicos nos estabelecimentos de saúde.
     
Essa nova forma de armazenamento de dados, exigência da legislação, será realizada segundo critérios rigorosos de confidenciabilidade e de segurança, o que resulta em mais garantias para a população.

Fonte: UglyDarkSide

Um comentário: