30 de nov. de 2009

Tecnologia da Informação aprimorada em Montes Claros em parceria com a Argentina

A Funorte - Faculdades Unidas do Norte de Minas buscou na Argentina as bases para a implantação de um Centro de Transferência de Tecnologia Solidária. A parceria do Instituto Nacional de Tecnologia Industrial da Argentina com o Norte de Minas tem como objetivo principal atender uma sociedade carente de oportunidades nas áreas de saúde, educação etc, disse o diretor da Funorte Campus JK, Pedro de Almeida.
A ideia é resultado da assinatura de acordo de cooperação entre o governo de Minas Gerais, através das secretarias de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Desenvolvimento Social, Saúde e Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas, e o Instituto Nacional de Tecnologia Industrial (INTI).



Setores com potencial para transferência de tecnologia
Esta missão tecnológica identificou os seguintes campos que têm potencial de fazer a transferência destas tecnologias para o Norte de Minas, destacando como principais:
1. Produção de uma cartela oftalmológica e sua difusão como programa de informação preventiva para disseminar  um teste contra a cegueira e as deficiências visuais.
2. Programa tecnológico, produtivo e social para produção de dispositivos para deficientes em escolas técnicas de Montes Claros e região, a serem destinados a pessoas com deficiências de baixa renda.
3. Instalação de uma unidade tecnológica para a área de plasticidade neuronal, iniciando com uma visita técnica do Dr. Richardo Garbayo a Montes Claros ainda em 2009, a fim de  estudar “in loco” a aplicabilidade desta técnica.
4. Estudar a possibilidade de cooperação em um programa de manutenção preventiva de equipamentos de eletro medicina e elaboração de procedimentos para o  controle dos mesmos, iniciando com uma visita do Engenheiro Cristian Khourian para analisar a realidade dos hospitais com potencialidade de implantação deste programa e realização de um curso nesta área para treinamento de pessoal local.
5. Acordo com o Hospital Italiano de Bueno Aires para transferir tecnologias na área de Tecnologia da Informação e Comunicação na área de saúde hospitalar, iniciando com um curso para informática médica.
6. Analisar a implementação de um programa de saúde escolar para a ações preventivas nas áreas visual, auditiva e bucal.
7. Acordo de participação com o Inatel (Santa Rita do Sapucaí) para cooperação em comunicação digital, microeletrônica e calibração de equipamentos eletro médicos.
8. Estruturação de um curso de engenharia biomédica e desenvolvimento e manutenção de equipamentos hospitalares com a participação do INTI-Inatel, Faculdades e Hospitais interessados do Norte de Minas.
9. Criação de um Centro de Transferência de Tecnologias Solidárias em diferentes países latino americanos, iniciando com a instalação de um primeiro centro em Montes Claros.  Será elaborado um projeto para o FOCEM – Mercosul.
10. Estudar a possibilidade de instalação de frigoríficos em países do Mercosul, de 6 plantas produtivas, distribuídas em Minas Gerais , Paraguai, Uruguai e Argentina, considerando pequenas localidades e suas necessidades locais.
11. Analisar a possibilidade de instalar um Centro Demonstrativo de fabricação de confecção na região de Montes Claros.

Um comentário:

  1. Uma excelente oportunidade de desenvolver tecnologia a um custo reduzido, e nacional. Sempre as faculdades, principalmente as particulares, investem neste tipo de retorno para a sociedade. Algumas são meramente mercantilistas. Excelente notícia, nestes tempos tão conturbados.

    ResponderExcluir