20 de nov. de 2011

TOP 10 aplicativos grátis para Android do T.I. Medicina

Vou listar meus top 10 aplicativo grátis preferidos do T.I. Medicina e que considero imprescindíveis. Optei por escolher 5 apps médicos e 5 utilitários.

"Tudo em 1"

clique na imagem para ampliar
Medscape: o melhor "tudo em 1" para médicos, estudantes de Medicina ou profissionais de saúde em geral. Inglês. Precisa de conexão com internet em alguns tópicos, e conta inclusive com imagens. Além da categoria médica de referência, possui Educação médica com atividades em mais de 30 especialidades (necesita inscrição), Notícias da área médica com possibilidade de salvar os artigos favoritos no aplicativo. Categorias:
Reference: 1. Drogas, OTCs (Medicamento de venda livre, medicamentos isentos de prescrição (MIP's) (ou over-the-counter - sobre o balcão) e fitoterápicos: conta com campo de busca e medicação vem classificada em classes, como alergia e resfriados, cardiovascular, hematologia, tratamento da dor, etc...
2. Patologias: mesma classificação das drogas com campo de busca livre. Todas as patologias possuem descritos resumidamente Visão geral (histórico, Patologia, Etiologia, Epidemiologia e prognóstico), Apresentação clínica (história, exame físico e complicações), Diagnóstico diferencial, Propedêutica (todos os testes e seus achados), Tratamento e manejo clínico,  Medicação.
3. Procedimentos e Protocolos: desde ACLS, Anatomia com fotos e variações anatômicas, Técnicas anestésicas, Cuidados intensivos, protocolos medicamentosos e muito mais.
4. interação medicamentosa.
Aplicativo para Emergências médicas

clique na imagem para ampliar

WikEM: aplicativo para Emergências médicas, em inglês, muito conciso e de consulta rápida, mas extremamente abrangente. Não é preciso acessar a internet para seu uso. Pode ser usado pelo campo de busca, ou direto no tema que deseja consultar. Conta com temas variados como na categoria Environment (animasi peçonehntos, lesão por frio, Emergências de mergulho, Bomba suja (I-131), trauma por eletricidade, etc), Cards (protocolos), Dermatologia (rash e febre, reação alérgica, ptiríase, Síndrome de Stevens Johnson, úlceras, etc), Oftalmologia (conjuntivite, Galucoma agudo, Ceratoconjuntivite cáustica, Fratura, hematoma e celulite orbital, Trauma, etc), e muitos outros tema como Toxicologia, Genitourinário, cardiovascular, hematologia, etc.
A categoria Procedimentos é especialmente útil com assuntos muito bem detalhados passo-a-passo como Drenagem torácica,  Lavagem gástrica, entubação, bloqueio de nervos, pericardiocentese e muito mais.


Calculadoras médicas

clique na imagem para ampliar
Calculate by QX: Mais de 150 calculadoras exclusivas e ferramentas de apoio à decisão médica, classificadas por especialidades, como ferramentas para reduzir e prever complicações peri-operatórias (Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica OMS), Guia de tratamento (Hipernatremia (calcular o déficit hídrico, pontuação CHADS2 para guiar o tratamento de fibrilação atrial), determina o prognóstico ( insuficiência cardíaca, linfoma, Síndrome Mielodisplásica, Mieloma, Glomerulonefrite, Hemodiálise, DPOC, pancreatite), cálculo de dose (Quimioterapia baseada em Superfície de Área Corporal, tPA na fase aguda do AVC, Fenitoína na insuficiência renal e hipoalbuminemia), diagnostica (Trombocitopenia induzida por heparina, endocardite infecciosa, SARA, hepatite auto-imune) e muito mais! Design elegante e interface intuitiva.
Em inglês. Não é necessário internet.
CID 10

MobileCare Tools é um app extremamente útil no dia-a-dia do médico. Ferramentas: a 10ª Revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID 10), sendo possível busca por palavra chave e salvar diagnósticos mais procurados como favoritos.
A versão para iPhone possui além do CID 10,  as tabelas AMB92, AMB96, CBHPM 5ª ed, CBHPM 2010 e TUSS. Eu espero que a MTM tecnologia possa fazer essas implementaçãoes na versão Android.
Em Português. Não é necessário internet.


Diagnóstico de lesões de pele


VisualDx é um app médico grátis muito útil e de navegação fácil e intuitiva. Já na tela inicial é possível 2 tipos de busca: diagnóstico específico ou diagnóstico diferencial. Há também uma categoria totalmente dedicada a erupções medicamentosas. Na opção de diagnóstico diferencial a navegação é feita primeiramente pela localização da lesão em adulto ou criança e posteriormente por características como número de lesões, idade do paciente e assim por diante. As imagens são de muito boa qualidade e as informações sobre a condição clínica são bem completas. Necessário internet para usá-lo. Em Inglês.



Scanner para PDF

CamScanner -Phone PDF Creator:  O CamScanner é um pequeno aplicativo que ajuda a transformar o celular com o Android em um scanner de bolso para digitalizar e gerenciar documentos de papel de forma simples e rápida. Basta fotografar o documento, ajustar a área que deve ser copiada na própria tela do aparelho e esperar pela criação do documento em PDF, onde você pode ter várias páginas no mesmo arquivo. Mesmo que você tire a fotografia de um texto, documento, cartaz pegando parte da superfície usada, como uma mesa, sua perna, qualquer coisa, ele reconhece apenas o documento/texto e automaticamente exclui a superfície que está sob o que você quer escanear. Pode-se enviar por e-mail o PDF, compartilhar em redes sociais, mandar para Google Docs ou Dropbox, etc.




Armazenamento na nuvem de arquivos
Armazenamento nas nuvens de arquivos, optei por 2:
GoogleDocs: editar documentos no seu smartphone e compartilhá-los com seus contatos. A pesquisa e filtragem de documentos do Google Docs torna-se agora muito mais fácil e prática, assim como a partilha dos mesmos com contatos. Fazer upload de conteúdos do seu Android, e abrir documentos diretamente do Gmail. Outra funcionalidadeé poder transformar uma foto de um documento num texto editável graças ao OCR. Basta para isso criarem um novo "Document from Photo" ou selecionarem a foto a partir do widget. E o bom é que funciona offline também.

DropBox: é um serviço de arquivos hospedados na web que usa armazenamento em nuvem para permitir aos utilizadores armazenar e partilhar arquivos e pastas através da internet usando a sincronização de arquivo ativo. A inscrição Dropbox básica é gratuita e dá a cada usuário 2GB de espaço de armazenamento online. A atração do Dropbox é o cliente de download que cria uma pasta no seu computador chamado "Dropbox". Quaisquer arquivos ou pastas colocados dentro desta pasta serão automaticamente enviados para servidores Dropbox. Esta pasta (e todo seu conteúdo) estão agora acessíveis a partir de uma série de fontes, incluindo o App oficial Dropbox para iOS, Android, Windows Phone 7, Blackberry, bem como um cliente baseado na web que é acessado via Dropbox.com.

Comunicação
Comunicação, escolhi 2 também:
Viber: permite fazer chamadas e enviar mensagens entre utilizadores do Viber sem quaisquer custos (a não ser os custos dos dados, se aplicável.) No entanto, tem uma vantagem face a Apps semelhantes, já que não obriga à introdução manual dos seus contatos, nem a utilização de ainda mais um nickname ou nome de utilizador: o viber descobre automaticamente os seus contactos através do número telefónico do seu smartphone. Ou seja, caso algum dos vossos contactos utilize esta App, poderão ver isso na sua lista de contactos imediatamente.
Whatsapp: permite mandar mensagens de graça usando conexão wireless ou3G, o serviço é algo similar ao envio de MMS entre celulares que tenham o programa instalado. Inicialmente uma alternativa aos torpedos, a aplicação foi crescendo e ganhando recursos, contando hoje com chat em grupo e envio de imagens, vídeos e sons. O melhor: nada de nome de usuário, que é o próprio número do celular, diferenciando de praticamente todos os concorrentes.
Navegador


Dolphin: Um navegador é uma alternativa ao modo como vc navega na internet no smartphone e esse Dolphin HD é o melhor! O visual é bem organizado, a navegação por abas é bastante simples e existem vários plugins para turbinar o navegador. O que chama a atenção logo na primeira vez que você usa o Dolphin é a ausência da barra de buscas. Para procurar qualquer coisa, você digita a palavra-chave diretamente no lugar da URL, como no Google Chrome para desktop. Aviso para os mais leigos que o Dolphin não armazenava as páginas que os usuários navegavam pelo browser ( ou seja, não há invasão de privacidade), mas fazia uma checagem se as mesmas já não se encontravam no seu Webzine.


Segurança


Wheres My Droid: já pensou perder seu celular no modo silencioso em casa? Ou pior, tê-lo roubado? Esse aplicativo através de uma palavra/frase pré-definida  enviada por sms para seu Android faz com que ele toque e seja localizado dentro de casa ou através de outra palavra chave por sms retorne a mensagem com a localização do seu celular. 










Bônus:
Diagnosaurus McGraw-Hill do 2.0: o aplicativo android para pesquisar em mais de 1.000 diagnósticos diferenciais por sistemas, sintomas, doenças ou visualizar todas as entradas.Trata-se uma ferramenta valiosa na busca de diagnósticos diferenciais. Foi desenvolvido pela McGraw-Hill e usa informações do livro CURRENT Consult Medicine. Muito bom! Mas custa R$1,76, não é grátis.

TOP 10 aplicativos grátis para Android do T.I. Medicina é um artigo original do TI Medicina


Responda a pesquisa e concorra ao ibook:

"Introdução os Smartphones e Tablets para Profissionais de Saúde"

9 comentários:

  1. Ok, Dra. Já divulguei via twitter e facebook. Se me permite, divulgue para seus contatos que a Dell está com uma ótima promoção de notebooks (válida até o dia 27/11/11). O link é: http://ogestor.eti.br/ofertas-que-tal-comprar-um-notebook-dell-na-promocao/

    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Você sabe se há o current gratis para android? no meu Iphone eu havia conseguido..via cídia, claro..

    ResponderExcluir
  3. Dra...
    Vi um comentario no GooglePlay falando que o visualdx a versao eh trial, depois de um tempo trava ... sabe se eh assim mesmo? Tem que pagar por ele depois?

    ResponderExcluir
  4. Olha, um app famoso do iOs já (Medicamentos de A a Z) full, em português, pra android nesse link que segue:

    http://www.androidz.com.br/forum/topic/12027-app-medicamentos-de-a-a-z-full/page__fromsearch__1

    ResponderExcluir
  5. Alguém conhece algum aplicativo ou software para gestão de consultórios?

    ResponderExcluir
  6. Alguém conhece um App para visualizar imagens Dicom? Pois já testei alguns sem sucesso.

    ResponderExcluir
  7. Meu nome é Leonardo, sou desenvolvedor de softwares com 20 anos de experiência no mercado.
    Estou montando com mais 2 sócios uma empresa de desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis ( smatphones e tablets ).
    Gostaria de oferecer nossos serviços a vocês. Poderíamos criar uma parceria onde você nos ofereceria a idéia de uma aplicação para sua área, e a consultoria dos requisitos necessários para criar o aplicativo, como detalhes técnicos da sua área. Assim você teria uma aplicação que atenda suas necessidades sem custo algum. Minha empresa lucraria apenas com a venda do produto na App Store e no Google Play.

    Caso você não esteja precisando dos nossos serviços, mas conhecer colegas de profissão que precisem, agradeço se reenviar este e-mail até eles.

    Nos escreva : lsaganski@gmail.com

    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  8. Olá a todos,
    Gostaria de compartilhar com vocês a promoção de um aplicativo médico que está disponível de forma gratuita por tempo limitado:

    Para fazer download da appstore:

    https://itunes.apple.com/pt/app/safedosepro/id436443689?mt=8

    E para Android:

    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ebroselow.safedoseandroidfree&feature=search_result#?t=W251bGwsMSwyLDEsImNvbS5lYnJvc2Vsb3cuc2FmZWRvc2VhbmRyb2lkZnJlZSJd

    Se quiser saber mais sobre o aplicativo, acesse a:

    http://www.facebook.com/groups/safedose/

    Em uma semana o aplicativo está na posição número 1 dentre os mais baixados da appstore.

    ResponderExcluir