12 de fev. de 2012

A tecnologia móvel não é usada em consultas de convênio


Outro dia eu estava mostrando uns aplicativos de urologia para um amigo e explicando todas as utilidades na orientação de pacientes e ele me disse: " É tudo muito bonito, mas com o que eu recebo dos convênios não posso me dar ao luxo de me demorar na consulta."

Eu me dei conta de que realmente a remuneração dos convênios para consultas médicas é praticamente o "INAMPS e o FUNRURAL" de antigamente. Não digo o SUS hoje, pois é muito difícil alguém receber consultas prolabore do SUS (me corrijam se eu estiver errada), a maioria trabalha assalariada no SUS em termos de consultas ambulatoriais.

A clientela de consultórios médicos hoje é predominantemente de convênios, principalmente planos empresariais que tem a sua remuneração mais baixa. O volume de consultas que os profissionais de saúde tem que atender para manterem o faturamento adequado aos custos de um consultório, atualmente é grande, não permitindo que a consulta se prolongue. 

Assim, toda a tecnologia disponível para agregar valor à consulta médica, tornando a orientação do paciente com vídeos explicativos e imagens elaboradas mais efetiva e interessante, não é usada nos consultórios particulares pois o custo-benefício não compensa em convênios.

Uma lástima...


2 comentários:

  1. Infelizmente, Leandra, a maioria das operadoras de plano de saúde não viabilizam muitas inovações tecnológicas para os médicos. Mesmo algumas cooperativas não priorizam a evolução tecnológica, e focam apenas no resultado assistencial, ou seja, na relação "Produção x pagamento".
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante esta postagem. Com os convenios pagando 42 a 45 reais bruto por consulta; onde se tiram 27,5% para imposto de renda na fonte e uns 15 reais para manutenção do consultório e sobram-se 15 a 20 reais para o médico.

    Quando se tem uma hora para atendimento a um paciente, um horário mínimo decente, para um bom atendimento, pode e devem-se utilizar todas as tecnologias disponíveis na internet, smartphones e etc...

    blogg: http://dicasinformaticamedica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir