27 de set. de 2012

Estudo personalizado do DNA e app baseado no seu código genético

23andMe, empresa de genética pessoal baseada no Vale do Silício, tem como produto o 23andMe DNA Spit Kit, que é um estudo personalizado de DNA, vendido a $299 via internet. Colhendo a saliva e despachando pelo correio, um email é enviado após algumas semanas e de posse de um login e senha o usuário acessa os dados do seu DNA.  

Compreendendo seu DNA
Os resultados do teste incluem mais de 40 marcadores de condições clínicas hereditárias, como por exemplo, Fibrose Cística, Anemia Falciforme, a doença de Tay-Sachs , doença de Canavan , doença de Niemann-Pick tipo A, e síndrome de Bloom entre muitas outras. (veja a lista completa aqui)
Os teste incluem também avaliação das combinações genéticas que revelam o risco genético para várias doenças e condições, como Diabetes, Degeneração Macular e Parkinson, mas também curiosidades como risco de calvície, infertilidade masculina e transtorno obsessivo-compulsivo. Cada condição possui um grau de confiabilidade, que varia de 1 a 4, sendo 4 a relação genética comprovada e 1, cuja relação com DNA ainda é incerta.
Ainda muito interessante são os testes genéticos de resposta a drogas como Warfarin e Clopidogrel
A sua ancestralidade também é mapeada nos testes.


Aplicativos baseados no seu código genético
Esse mês ainda a 23nadMe anunciou a Personal Genome API (https://api.23andme.com/), que irá permitir a integração de aplicativos com os dados da empresa (autorizado previamente pelos clientes, é claro). No site da API há um convite para desenvolvedores criarem sua DNApp. As possibilidades são inúmeras, mas a mais óbvia é a privacidade e segurança de dados baseada no seu DNA.
O campo para a Informática Biomédica está cada dia mais amplo e interessante e o desenvolvimento de apps baseados no seu código genético parace uma área muito promissora.


Estudo personalizado do DNA e app baseado no seu código genético é um artigo original do TI medicina. Por favor acrescentar os créditos ao copiar o post.

Um comentário: