6 de mar. de 2014

iBeacon da Apple e sua aplicabilidade na Saúde

O Bluetooth LE (Bluetooth Low Energy), Bluetooth inteligente ou Bluetooth 4.0 é a nova tecnologia Bluetooth que tem como novidade o baixo uso de energia e o alcance, que passa de 9 para 61 metros.

O iBeacon da Apple, que usa o Bluetooth 4.0, é nova classe de pequenos transmissores de baixa potência e de baixo custo, com pequena bateria com autonomia de 2 anos, que podem notificar o iOS 7 – sem necessidade de Wi-Fi ou GPS - quando estes transmissores localizam os dispositivos. O interessante dessa nova tecnologia é o microlocalização dentro de locais fechados (interiores) e em alvos que se movem. 


A Apple está usando essa tecnologia em suas lojas. Basta baixar o aplicativo e autorizar o envio de notificações. A loja pode detectar em qual departamento você está parado e enviar uma oferta relevante.

Aplicabilidade na Saúde:

  1. Ao entrar no hospital o médico receberia em seu iPhone, iPad ou Samsung um listagem de passagem de plantão com os pacientes a seus cuidados, sem a necessidade de uso de pacote de dados, email ou internet.
  2. No quarto de determinado paciente, o registro eletrônico do mesmo seria automaticamente aberto em seu iPad.
  3. Avisos administrativos, de recursos humanos, comunicados de equipe médica e muito mais poderiam ser enviados ao dispositivo do funcionário quando ele estivesse no local.
  4. Como em visitas guiadas por museus, a tecnologia facilitaria visitas para os acompanhantes, assim como a localização dentro do Hospital, permissão de acesso, etc.
  5. Ponto eletrônico.
  6. Localização de insumos móveis dentro do estabelecimento de saúde, como aparelhos de US móveis, camas de pacientes, macas, etc, inclusive automatizando o fluxo de elevadores para maior agilidade.
As possibilidades são inúmeras! Os desenvolvedores tem um campo imenso para pensar em aplicabilidade dessa nova tecnologia na saúde.

iBeacon da Apple e sua aplicabilidade na Saúde é um post original do TI Medicina. Quando copiá-lo adiconar os devidos créditos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário