13 de mar. de 2014

Organização de Referências Bibliográficas: Mendeley

Organizar referências bibliográficas era uma tarefa difícil até descobrir o Mendeley.

Mendeley  é um software acadêmico gratuito para gerir, partilhar, anotar, referenciar e citar artigos científicos e textos diversos. Também funciona como uma rede social na qual podem ser criados grupos de pesquisa sobre temas de interesse, ligar-se a outros pesquisadores e interagir com os pares ).

Tenho o Mendeley instalado no meu computador e no mac, como desktop, e como app no meu iPad, ele ainda pode ser acessado do seu navegador, em qualquer computador. Assim tenho acesso a todos os meus artigos em qualquer ambiente e dispositivo. As funcionalidades que eu gosto demais são a possibilidade de grifar e fazer anotações nos PDFs abertos no programa e organizar os artigos por pastas, que ficam disponíveis online e offline, podendo ser compartilhadas ou privadas. E outro recurso é salvar artigo da web no Mendeley com apenas um click. Feito o upload do pdf, é preciso preencher umas informações sobre o arquivo, se ele já não existir na base de dados do Mendeley. E depois é só clicar sobre o artigo com o botão direito e copiar a citação formatada. Uma mão na roda para quem faz pós graduação.


Mendeley desktop
Para quem tem interesse em aprender a usar, deixo 4 tutoriais do blog da Biblioteca FEAUSP

Mendeley Web
Mendeley app no iPad

Nenhum comentário:

Postar um comentário