1 de fev. de 2010

Diretrizes e protocolos em especialidades médicas: Projeto Diretrizes


Projeto Diretrizes é um portal que acumula diretrizes de diagnóstico e condutas médicas em diversas áreas. Algumas especializações estão muito bem servidas, como Endocrinologia e Urologia, outras ainda não têm tanto conteúdo. Além de excelente recurso específico para o estudo de algumas doenças, essas diretrizes também são usadas como referência em provas de residência.
Nem tudo é um mar de rosas. Algumas diretrizes são muito boas, como por exemplo a deintubação traqueal difícil: tem figuras, tabelas, algoritmos e resumos. Já outras, como o deinsulinoterapia na Diabetes Mellitus, são curtos prolixos e pouco práticos. Tem que fazer leitura crítica de tudo.
Os arquivos das diretrizes estão em formato de Acrobat Reader (.pdf). Se você não conseguir ler, recomendamos o Fox-it Pdf Reader, ou, em 2º lugar, o próprio Acrobat Reader da Adobe. 


Vi as diretrizes para minha especialidade, que é Coloproctologia, e achei muito bom! O conteúdo dos artigos possuem GRAU DE RECOMENDAÇÃO E FORÇA DE EVIDÊNCIA. Tem como objetivo analisar, baseado em evidências científicas, as diretrizes para os diversos assuntos. Aprovado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário