1 de fev. de 2011

Top 15 apps médicos grátis para Android


Leia também:

TOP 10 aplicativos grátis para Android do T.I. Medicina


medscape

Medscape foi recentemente lançado no Android Market e já se tornou o aplicativo médico nº 1 baixado para a plataforma Android. Essa aplicação possui mais de 7000 medicamentos para consulta, um guia para doenças e sintomas além de uma seção dedicada a vídeos e imagens de procedimentos médicos, ferramenta de verificação de interação medicamentosa. As informações contidas no Medscape são claras e concisas com imagens e vídeos contendo exemplos. (revisão completa do Medscape no Android.)





epocrates
Epocrates é um aplicativo para celular usado por 1 em cada 4 médicos americanos. Com ele instalado, o médico pode: consultar rapidamente e entender melhor sobre algum medicamento, saber sobre interações, identificar pílulas e calcular a dosagem correta, além de várias calculadoras médicas disponíveis. (revisão completa do Epocrates)
Quem ainda não experimentou, deve baixar logo. Ainda conta com 30 dias grátis do Epocrates Essencials.





skyscape
Ao contrário do Epocrates e do Medscape, o Skyscape roda em todas as versões do Androi. Possui uma seleção de calculadoras médicas (Arquimedes), atualizações periódicas de notícias médicas, guidelines, acesso a livros pagos (como Netter's ) e referência sobre medicamentos (RxDrugs) e publicações sobre doenças (Outlines in Clinical Medicine). Navegação rápida e fácil.







evernote
Evernote é uma ferramenta de organização que pode ser  útil para profissionais de saúde e estudantes. Não há muitos apps de qualidade para organização de PDF no Android Marketplace, e Evernote é melhor que a  maioria dos aplicativos pagos. Evernote permite que você acesse e leia seus documentos PDF em qualquer lugar. Outras ferramentas tais como notas e captura de imagem permitem que você grave apresentações atípicas de doenças para futuras consultas ou publicações.






calculadora
Calculate by QxMD é uma coleção de calculadoras médicas contidas neste app andróide que é bastante ampla para satisfazer os mais generalistas e estudantes. Classificada por especialidades, inclui lista de score e links para o PubMed em "mais informações".
Achei bastante útil e fácil de usar.








medpage
MedPage Today apresenta as últimas notícias e novidades da medicina no seu Android. Essa aplicação foi criada em parceria com a Escola de Medicina da Pensilvânia para trazer as melhoras notícas médicas para a prática. Além de exibir notícias em forma de texto e imagens, também é possível acessar vídeos e audio através dessa aplicação. Depois de cadastrar os seus interesses e preferências, as notícias selecionadas (notícias médicas em texto e, ocasionalmente, em áudio) aparecem  "My News". É simples, limpo, rápido e gratuito. Disponível para versões recentes do Android.




Harvard
Harvard School of Public Health: surpreendentemente útil e funcional, o app trás notícias da School of Public Health de Harvard, e o interessante são os vídeos e áudios de conteúdo educacional, elaborados pelas mentes mais brilhantes de Harvard.








MPR

Monthly Prescribing Reference (MPR) afirma ser o guia de referência de medicamentos mais utilizado pelos médicos. Aparentemente muito parecido com o nosso DEF. 



















Standard dictations
Standard Dictations é um aplicativo que contém muitos textos padrões, desde anamneses a exames físicos e descrição de procedimentos. Útil para residentes e estagiários.










screening
USPSTF ePSS (electronic preventive services selector):  Esse aplicativo é uma ferramenta de saúde pública com dados da US Department of Health and Human Services (HHS) — da Agency for Healthcare Research and Quality (AHRQ) e que inserindo a idade de um paciente juntamente com alguma informação demográfica, fornece um screening básico e informações de saúde pública relevantes para o paciente. Muito útil para PSF e Clínica Médica.






PubMed
PubMed Mobile é o aplicativo de fácil e rápido acesso ao PubMed em um dispositivo móvel. Aqueles que usam regularmente PubMed podem achá-lo em útil. Os usuários podem pesquisar e ler resumos em um dispositivo móvel, marcando artigos de interesse e enviando links ou partes do artigo através de e-mail ou de redes sociais. (Revisão completa do PubMed)








Ob (Pregnancy) Wheel: aplicativo útil para PSF, obstetras e estudantes. Calcula: Idade gestacional, data provável do parto  (baseadas na DUM, data estimada da concepção) , Idade Gestacional em semanas ou obtida pelo Ultrasom, ajuste do comprimento do ciclo e fase lútea e arquiva várias pacientes com exportação de arquivos xml para o cartão SD (versão PRO).






Eponyms: aplicativo com significado dos epônimos médicos.

Speed Anatomy:  aplicativo de quiz sobre anatomia. 28 níveis de jogo.








Calorie Counter by FatSecret: Este é um ótimo aplicativo para usar quando aconselhar pacientes sobre dieta e exercício.O interessante é que digitaliza códigos de barras com a câmera e o aplicativo pode identificar o tipo de alimento, juntamente com a atribuição de calorias adequadas.







2 comentários:

  1. sou dentista e gostaria de saber se ha algum aplicativo para organizaçao de fichas de pacientes ou de consultorio para tablets ou smartphones android.

    obrigado

    steffanocosta@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Leonardo, sou desenvolvedor de softwares com 20 anos de experiência no mercado.
    Estou montando com mais 2 sócios uma empresa de desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis ( smatphones e tablets ).
    Gostaria de oferecer nossos serviços a vocês. Poderíamos criar uma parceria onde você nos ofereceria a idéia de uma aplicação para sua área, e a consultoria dos requisitos necessários para criar o aplicativo, como detalhes técnicos da sua área. Assim você teria uma aplicação que atenda suas necessidades sem custo algum. Minha empresa lucraria apenas com a venda do produto na App Store e no Google Play.

    Caso você não esteja precisando dos nossos serviços, mas conhecer colegas de profissão que precisem, agradeço se reenviar este e-mail até eles.

    Nos escreva : lsaganski@gmail.com

    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir