29 de mar. de 2011

Aplicativo de iPhone pode ajudar em atendimentos de emergência

Software usa algoritmos adultos e pediátricos para orientar os médicos.
Download gratuito foi testado por um conselho médico britânico.




Um aplicativo para iPhone pode melhorar o rendimento de médicos em atendimentos de emergência. Numa pesquisa com situações simuladas, quem utilizou o iResus © apresentou resultados significantemente melhores que os dos médicos que não usaram. O estudo foi feito pelo Conselho de Reanimação do Reino Unido e publicado pela revista médica “Anaesthesia”.

O software gratuito usa algoritmos adultos e pediátricos para dar aos usuários sugestões de como agir, de forma rápida e com fácil leitura.

Na pesquisa, 31 médicos com treinamento avançado em suporte à vida foram divididos em dois grupos; um deveria trabalhar com o aplicativo e o outro sem. Numa simulação, tiveram de atender a uma emergência de parada cardiorrespiratória acompanhados de um enfermeiro.

Eles foram avaliados num sistema que pontua a eficiência com notas de 0 a 100. Os que usaram o aplicativo atingiram, em média, 84,5 (variação entre 75,5 e 92,5), contra uma média de 72 (variação entre 62 e 87) entre os que não o utilizaram.

“Os médicos em nosso estudo acharam o aplicativo fácil de usar, sentiram que aumentaria a confiança deles em situações de estresse e disseram que gostariam de utilizá-los numa emergência clínica de verdade”, contou o Dr. Daniel Low, anestesista que desenvolveu o aplicativo.
Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário