13 de dez. de 2011

Dicas e opções de segurança para seu smartphone ou tablet


Os médicos estão cada vez mais usando e preferindo os smartphones e tablets e estes gadgets podem se tornar, em breve, os computadores preferidos na área de saúde, substituindo os notebooks e dekstops. Estes dispositivos móveis trazem problemas de segurança de dados sigilosos de pacientes quando são perdidos, roubados ou descartados de forma inadequada e nisso inclui-se pendrives, notebooks e smartphones e tablets.

É importante tomar alguns cuidados antes que precisemos e aqui vão alguns recursos disponíveis para segurança do seu gadget:

1.  Recursos de segurança:

Desbloqueio:
Recurso de bloquear a tela com um padrão de desbloqueio para prevenir pessoas não autorizadas de usar seu dispositivo sem a sua permissão.


Senha: Use senha para bloquear o teclado. Impede o acesso de pessoas não autirizadas a dados importantes ou inatalação de programas maliciosos e no caso de perda ou roubo, impede que sua lista de contatos seja usada para o golpe do Falso Sequestro.

Apagamento remoto: 

  • O iPhone suporta apagamento remoto. No caso de perda ou roubo do aparelho, o administrador ou proprietário do aparelho podem acionar um comando de apagamento remoto que exclui todos os dados e desativa o aparelho. Ex app: MobileMe, Find my iPhone, etc.  Buscar iPad : 1- Abra o App Ajustes, 2-Escolha no lado esquerdo a opção iCloud, 3-Marque a opção Buscar iPad / Escolha Permitir quando o aviso for emitido, 4-Pronto, seu iPad está configurado.
  • Android: O serviço SamsungDive pode reduzir o risco de perder as informações pessoais ao permitir que bloqueie e limpe remotamente o dispositivo móvel que perdeu. Também ajuda a encontrar o seu dispositivo móvel em caso de perda. Ex app: GPS Traking, Where's my Droid, Find My Phone, etc
Apagamento local: 
Os aparelhos também podem ser configurados para iniciar automaticamente o apagamento local após várias tentativas de digitação de senha. Isso impede o acesso não autorizado às informações armazenadas no aparelho. Com uma senha, o usuário pode acionar o apagamento local diretamente através das configurações do iPhone. Por padrão, o iPhone irá apagar automaticamente tudo o que houver no aparelho após 10 tentativas de digitação da senha.


Soluções de gerenciamento e segurança de dispositivos móveis (antivírus e mais):



2.  Cuidados adicionais:
  • Cópia de segurança dos dados do dispositivo ou backup: dados da agenda, fotos, vídeos, documentos armazenados, downloads e outros. Permite restauração em caso do celular ser infectado ou se acontecer algum incidente de perda de informações.
  • Não modifique o sistema: Evite os procedimentos de desbloqueios não oficiais, como o “Jail Break” do iPhone e versões modificadas de “firmware” (sistema operacional do smartphone ou tablet). Além de causarem a perda da garantia, essas alterações podem incluir vírus ou programas que permitam o controle remoto do seu aparelho.
  • Ative as conexões por bluetooth, infravermelho e WiFi somente quando for utilizá-las, de forma que não se convertam em portas de acesso para possíveis criminosos.
  • Cuidado com cartões de memória. Escanei-os com antivirus antes de os inserir no dispositivo.
  • Só faça downloads de aplicativos de sites de confiança ou lojas oficiais (como por exemplo Apple Store, Ovi da Nokia, Android maket, etc). As mesmas devem estar sempre certificadas pelos fabricantes.
  • Não entre em links enviados através de mensagens SMS/MMS não solicitados e que resultem no download de conteúdo no equipamento.
  • Desconecte sempre os serviços de web que exijam senha antes de fechar o navegador web.
E  é sempre bom tomar essas providências antes que sejam necessárias, assim  como fazemos com nossos netbooks, pcs e notebooks rotineiramente.


Dicas e opções de segurança para seu smartphone ou tablet é um artigo original do TI Medicina

Nenhum comentário:

Postar um comentário