27 de dez. de 2011

A internet está mudando a Medicina?

Com a inclusão digital e os computadores mais acessíveis, é muito comum que as pessoas busquem informações sobre saúde na internet. Tanto, que o Dr. Google é um concorrente forte em consultórios, fornecendo informações, antes mesmo da consulta, sobre as últimas novidades em tratamentos e na pior das hipóteses, propiciando um auto-diagnóstico na maioria das vezes errôneo.

Sites e comunidades online estão cada vez mais comuns, como o PatientsLikeMe, onde os pacientes encontram pessoas com os mesmos problemas de saúde para discutir tratamentos, obter apoio e trocar experiências.
sites como http://www.patientslikeme.com/
 E os médicos estão perdendo a oportunidade de ocupar esse espaço. Como detentores - não mais exclusivos - do conhecimento, deixam de aproveitar essa demanda por informações confiáveis, podendo usar esse canal para divulgar eticamente seu trabalho e ainda melhorar a comunicação com seus pacientes.

Os profissionais de saúde podem aproveitar o interesse dos pacientes pelas informações online de saúde, para criar sites sobre sua especialidade, comunidades, usar o twitter e as páginas institucionais do facebook (e  não seu perfil particular) para divulgar dicas de saúde agregando valor ao serviço médico oferecido, mantendo a fidelidade do paciente.







Os pacientes querem informação sobre saúde confiável na internet e é uma excelente oportunidade para os médicos ocuparem o espaço online.

Precisa de consultoria nessa área? TI Medicina pode te ajudar.

Baseado no 

Social Medicine: Is the Internet Transforming Healthcare? "The Social Life of Health Information" é um relatório baseado em uma pesquisa telefônica nacional realizada em agosto e setembro de 2010, entre 3.001 adultos em os EUA.

2 comentários:

  1. Ótima matéria, só precisa um pequena correção na primeira imagem, da palavra acesaram para ACESSARAM.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Dra. Leandra,

    Sou Luis Marcos Leite, Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, autor e criador do blog O Gestor - Top 100 melhores blogs de tecnologia e internet do Brasil e gostaria de manter contato com V. Sa. através do link http://www.ogestor.eti.br/contato sobre assunto relacionado a esse tema.

    Favor por no campo Assunto: TI e Medicina

    ResponderExcluir