30 de mai. de 2012

Perda auditiva não é barreira para estudantes de medicina

Recebi e-mails de 2 jovens com problemas auditivos. Uma estudante de medicina recém ingressada na faculdade desejaria saber sobre estetoscópios especiais para adaptação ao aprelho auditivo e outro jovem desejando saber se haveria problema em cursar medicina com perda auditiva.

Nos EUA há a AMPHL (Association of Medical Professionals With Hearing Losses - Associação de Profissionais Médicos com Perda Auditiva) fornece informações e orientações, além de uma rede de apoio a pessoas com perda auditiva interessadas em trabalhar na área de saúde. Engloba orientações a nove profissões diferentes, incluindo Medicina.

Na página da AMPHLorientações que abrangem desde antes da entrada na faculdade de Medicina, recomendações de escolas de Medicina, até os anos em sala de aula e os de prática clínica e residência médica. 
Sarah Hajjar formou-se em Medicina no Canadá (Fonte)

Com uma perda auditiva, a questão mais óbvia é se é possível auscultar sons como bulhas cardíacas, murmúrios pulmonares e peristaltismo. Alguém com uma perda auditiva profunda não poderá usar um estetoscópio tradicional, mas pode conseguir o resultado desejado de uma forma alternativa. Então, primeiro se perguntar: "Posso usar um estetoscópio? Se não, quais são as minhas opções?" 


Será necessário selecionar um estetoscópio amplificado, eletrônico ou especial. Estetoscópios especiais incluem estetoscópios de exibição visual, configurações modificadas, estetoscópio estetoscópios e táteis. Informações técnicas sobre estetoscópios para implante coclear e aparelhos auditivos podem ser lidas neste link e toda a informação necessária sobre o tema estetoscópio está na AMPHL e o artigo Amplified Stethoscope Options for Professionals with Hearing Loss, é m uito abrangente também.




“A vida de uma estudante de Medicina surda é cheia de emoções - como a de qualquer estudante de medicina, com o diferencial de escutar pouco! O primeiro e segundo anos são tranquilos, porque é ciclo básico. A partir do terceiro, o bicho pega: entra a clínica médica(passamos a ter contato com pacientes, aprendemos a examinar, etc). O grande problema são as famosas bulhas cardíacas… Se acadêmicos normais se confundem e têm dificuldade de diferenciar uma B3 de uma B4 no início, imagine eu! Lanço mão do meu esteto hi-tech (ahahah) e consigo me virar numa boa, mas claro que me confundo e posso deixar passar..." (Depoimento de uma estudante brasileira de medicina com deficiência auditiva em Crônicas da Surdez - fonte)
O importante é não se deixar desanimar pela aparente dificuldade da tarefa. Pequenos obstáculos não impedem a realização profissional.

Links Interessantes:
Stethoscope Hearing Aids: Keeping Medical Professionals with Hearing Loss Connected

29 de mai. de 2012

O Futuro wireless (sem fio) da Medicina



"Alguém sabe quando o estetoscópio foi inventado? Em 1816E o que eu posso dizer é que em 2016 os médicos não estarão andando com estetoscópios. Há uma tecnologia melhor chegando. E isso é parte da mudança na Medicina. O que mudou na nossa sociedade foram os dispositivos wireless (sem fio). O futuro são os dispositivos médicos wireless."

Assim Topol começa sua palestra no TED. Em breve vamos usar smarthphones para monitorar nossos sinais vitais e condições crônicas.

Na TEDMED, ele destaca vários dos dispositivos sem fio mais importantes no futuro da medicina -- todos nos auxiliando a ficar fora dos leitos hospitalares.

Gadgets médicos mencionados no vídeo:

  1. iRhythm
  2. Airstrip Patient Monitoring
  3. Zeo Personal Sleep Coach
  4. Vscan Ultrassom Portátil
  5. Piix da Corventis
  6. PhilipsDirect Life
  7. iShoe
O palestrante aborda as estatísticas de internação por ICC nos EUA, e mostra como esses dispositivos podem diminuir as internações, resultando em economia de gastos.

10 alvos da Medicina sem fio


leia também:

Top 10 Gadgets Médicos - Dispositivos médicos

24 de mai. de 2012

Baixe grátis iBook interativo sobre Plexo Braquial para iPad

Os iBooks interativos estão ajudando a provar que o iPad faz toda a diferença no ensino e aprendiz agem médicos.

Criado pelo estudante de medicina do Reino Unido, Stuart Stewart,o ibook interativo Plexo Braquial,   ajuda os alunos a aprender e compreender a estrutura e função do plexo braquial, guiando o leitor através dos tópicos: 
  • Definitions
  • Gross Anatomy
  • Relative Anatomy
  • Functions of Branches. 


Há amplo uso de conteúdo interativo em todo o app na forma de vídeos, sessões de perguntas, além das opções oferecidas como parte do aplicativo iBooks. Isto inclui a capacidade de grifar passagens, fazer anotações ou gerar cartões de estudos baseados no material  do iBook


Baixe o iBook Plexo Braquial aqui

22 de mai. de 2012

Instituto do Câncer torna-se primeiro hospital 100% digital do Brasil

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) é o primeiro hospital do Sistema Único de Saúde (SUS) do país a operar 100% com tecnologia digital.

A instituição acaba de implantar o processo de Certificação de Sistemas de Registro Eletrônico em Saúde, com reconhecimento do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS).

A tecnologia permite eliminar o arquivamento de prontuários em papel. Isso significa reduzir drasticamente o volume de impressos, resultando em vários ganhos. O primeiro benefício vem na forma de uma otimização do espaço físico, permitindo aproveitar a área do Instituto para ampliar o espaço hospitalar voltado diretamente para assistência. O segundo é uma maior agilidade no atendimento, já que não haverá mais perda de tempo devido ao trânsito do prontuário papel de um setor a outro.


Melhores práticas de Medicina
Mas a conquista mais importante pode vir para os pacientes.

O nível de segurança obtido com o prontuário eletrônico e certificação digital de toda a equipe de assistência garantem que, em todos os processos, haja uma conduta uniforme. Será também mais fácil garantir o padrão das melhores práticas de medicina, além de ser possível identificar em todos os passos, quem, quando, onde, e como foi executado um procedimento.

Os benefícios conquistados com a certificação também incluem a eliminação do retrabalho, comum nos processos de prontuário eletrônico sem assinatura, e otimizam as rotinas hospitalares. Agora, ao prescrever uma medicação, o médico não precisa mais esperar o prazo da enfermagem para assinar a prescrição em papel. O pedido eletrônico é válido e de acesso simultâneo a todas as áreas envolvidas.

O sistema implantado no Instituto também elimina completamente a possibilidade de falsificação de assinaturas. "Diferente de um carimbo médico, que pode ser facilmente replicado, cada assinatura digital é única", garante o diretor de Tecnologia da Informação do Icesp, Kaio Bin.

17 de mai. de 2012

Ganhadores do app Anamnesis para iPhone, iPad e iTouch

Blog: Xerox


Facebook: Peter Palmeira
 


 Twitter: Hudson Carlos Maciel ‏@Hudsonccm




Parabéns aos ganhadores e por favor, entrem em contato pelo email contato@timedicina.com.br para que eu envie os promocodes!
Continuem participando!

A maioria dos médicos usarão o iPad em 2013


O design e as funcionalidades do iPad fez dele uma opção para médicos e profissionais de saúde. Há não mais de 2 anos, quando foi lançado, os médicos apaixonados por tecnologia começaram a usá-lo em consultórios e os hospitais começaram a lançar inúmeros projetos pilotos em torno dele.

O interesse inicial e o entusiasmo não diminuíram de acordo com o relatorio da Pesquisa Manhattan. Na verdade o uso do iPad pelos médicos norte-americanos quase dobrou em 2012 e deve manter essa taxa meteórica nos próximos 12 meses. O relatório da pesquisa Manfhattan observou que a adoção do iPad para uso médico aumentou e que 62% dos médicos norte-americanos usam para fins profissionais. Metade dos médicos que possuem iPad também relataram que usam no local de atendimento ( hospital, consultório, plantão, bloco cirúrgico).



Os benefícios obtidos no uso no point-of-care vão além de serem mais aceitos pelo paciente no ambiente de cuidado, em detrimento do desktop ou laptop nos registros médicos eletrônicos, pela semelhança a uma prancheta. O ipad oferece a rapidez na ilustração de lesões, condições e opções de tratamento, além de acesso imediato a todos os tipos de referência médica.

A empresa de pesquisa espera que a adoção do iPad aumente e que mais de 70% dos médicos dos EUA estará usando-o profissionalmente. Na Europa um estudo semelhante mostrou que só 26% dos médicos possuem iPad e usam-no para fins profissionais.

Além do iPad o estudo mostrou que 85% dos médicos usam smartphones profissionalmente e que dois terços dos médicos usam recursos de vídeo online para aprimorar suas habilidades.

leia mias aqui: Majority Of Doctors Will Use iPads On The Job By 2013 e
How the iPad is Changing Mobile Health Care

14 de mai. de 2012

Sorteio do app Anamnesis para iPhone, iPad e iTouch

Vamos sortear 2 promocodes do  Anamnesis da Fuze






Veja como participar:
  • Twitter: siga o perfil do @timedicina e da @Fuzecc e retuitar a seguinte mensagem: "RT @timedicina eu quero ganhar o app Anamnesis para iPhone, iTouch e iPad da @Fuzecc "

  • Blog: Deixar um comentário neste post.



O sorteio será na QUINTA-FEIRA dia 17/05/2012.

Participem!!!

App Anamnesis - anamnese para iPhone, iPad e iTouch




Anamnesis, aplicativo que visa auxiliar os médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde na coleta dos dados dos pacientes. O app é universal (iPhone, iPad e iPod Touch) e está com preço promocional de lançamento de R$4,99.

Clique nas imagens para vê-las ampliadas

Tela de identificação do paciente
A maioria dos campos em todo o aplicativo é do tipo "texto livre". Alguns já vem com pré-opções como no campo escolaridade.
Tela História Clínica

Tela Exame Físico

Tela Exames Laboratoriais
Na tela "Exame de Imagens" é possível fazer upload da imagem para o aplicativo. Depois o aplicativo salva a anamnese em PDF.
Tela Exames de Imagem


Principais vantagens:

• Permite coletar e avaliar as anamneses em qualquer local
• Layout de simples compreensão e utilização
• Guia para revisão de tópicos do exame clínico
• Vários exames por paciente, ordenados por data
• Descrição e adição de imagens através da câmera ou biblioteca do dispositivo para diversos exames (Raio-X de Tórax, ECG, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Anatomopatológico)
• Possibilidade de anotação de todas as informações necessárias (Dados Gerais, História Clínica, Exame Físico, Testes Laboratoriais, Lista de Problemas, Cirurgias e Procedimentos…)
• Permite exportar para PDF e enviar por e-mail


   
Anamnese
Idioma: português
Preço: $4,99


Sortearemos 3 promocodes do app! Participem!



10 de mai. de 2012

AxTIVA - Aplicativo para Anestesia Venosa Total Alvo Controlada

 O AxTIVA é um aplicativo gratuito para auxiliar o médico anestesiologista durante a Anestesia Venosa Total (AVT) ou TIVA (Total Intravenous Anesthesia) que caracteriza-se pela administração exclusiva de agentes intravenosos.
O AxTIVA permite que toda a anestesia venosa total em qualquer sistema de infusão se comporte como uma anestesia venosa total alvo-controlada (Total Intravenous Anesthesia Target Controlled Infusion / TIVA-TCI), avisando o anestesiologista no tempo certo qual a velocidade de administração da solução que este deve programar no dispositivo infusão. 

Como Funciona:
Para isso o aplicativo emula o modelo farmacocinético da droga, calculando e recalculando continuamente a quantidade de solução necessária a ser infundida para se obterem os efeitos desejados; promovendo assim uma adequação da dose em cada contexto, fornecendo somente a quantidade necessária do fármaco, entregando ao paciente cirúrgico os benefícios de uma técnica anestésica moderna, segura, precisa de rápido despertar e baixo custo.


Aprenda aqui como usá-lo
A AxTIVA é mais um app da Anextex.

8 de mai. de 2012

Ganhadores do sorteio do AppMedicina - especialidades médicas

  • Blog: Joaquim Moisés


  •  Facebook: Patricia Yoshioka


  •  Twitter:  @andremartins82 e @regina26



Parabéns aos ganhadores e por favor, entrem em contato pelo email contato@timedicina.com.br para que eu envie os promocodes!

Continuem participando!


Editado: O Jpoaquim foi sorteado 2 vezes, por isso ressorteei o app do facebook.

6 de mai. de 2012

Aplicativos diversos para iPhone e iPad: Aleitamento, Residência Médica e iDoutor

Residência Médica: aplicativo da MedPhone com a versão gratuita disponibilizando  200 questões de Ginecologia para testar. É dividido em blocos de especialidades e cada um custa $0,99 na Apple Store. As questões podem ser filtradas por: instituição, assunto, estado, ano, tipo de prova (Acesso Direto, R3), realizas e não realizadas. 
Idioma: português
Preço: 200 questões gratuitas de Ginecologia e cada bloco de especialidade por $0,99

Aleitamento: guia seguro sobre AMAMENTAÇÃO, com  DICAS PRECISAS para cada mês do  bebê, desde a gestação até o seu segundo ano de vida; RESPOSTAS para suas dúvidas mais comuns; CRONÔMETRO para controlar suas amamentações em cada seio,  DIÁRIO, para fazer anotações sobre o bebê, MAPA para localizar os estabelecimentos essenciais que deem suporte ao aleitamento materno, como os Bancos de Leite Humanos; CALENDÁRIO DE VACINAS atualizado, NOTÍCIAS sobre amamentação vindas do site "aleitamento.com", o maior portal do Brasil sobre o tema. 
Idioma: Português
Preço: Gratuito

iDoutor: iDoutor permite ao usuário registrar os principais dados relativos à sua saúde: peso, pressão arterial, diabetes, colesterol, INR, creatinina. É possível cadstrar mais de um perfil e controlar os dados de saúde de todos seus familiares. Os dados podem ser enviados por email ao médico ou compartilhados no facebook.
Idioma: português
Preço: Gratuito


3 de mai. de 2012

iMedicine: A influência das Mídias Sociais na Medicina

iMedicine: The Influence of Social Media on Medicine foi o tema do 27º encontro de estudantes de Medicina na New York Medical College, em Valhalla, Nova York.

Os palestrantes recordaram o ensino e prática da medicina nas décadas de 60 e 70, onde a educação médica era baseada em apostilas mimeografadas, livros didáticos e anotações em cadernos das aulas ministradas. O paradigma dominante era o modelo biomédico que reduz todas as doenças a um mecanismo biológico de causa e efeito. O foco era a doença aguda, e especialistas substituindo generalistas. O objetivo da assistência médica era curar e saúde era definida como ausência de doença.

Hoje a convergência do desenvolvimento (genômica, sensores em fio, sistemas de informação, redes sociais, smartphones e poder computacional ilimitado com cloud computing) está mudando de diagnosticar para prever e prevenir. Saúde é entendida como um estado completo de desenvolvimento físico, mental e bem estar social e não apenas ausência de doença. Agora é a hora de concentrar-nos nas doenças crônicas e reconhecer que a gestão de doenças crônicas é tão importante quanto curar a doença.

Dessa forma, as mídias sociais estão entre os recursos que tornam a medicina digital possível. E ninguém pode afirmar como ela transformará a medicina. Mas foi consenso que elas estão presentes para auxiliar o médico de muitas maneiras.

Utilidades das Mídias Sociais na Medicina
  • Desenvolver rede profissional.
  • Angariar pacientes
  • Pesquisar vagas do mercado de trabalho
  • Ficas a par das atualizações e bibliografia médica
  • Estar acessível aos pacientes de um modo que preserve a sua privacidade

Conselhos dados pelos palestrantes à classe médica

  • Equilibre as mídias Sociais com as formas mais tradicionais de comunicação
  • Algumas informações necessárias à prática clínica precisam estar dentro da cabeça além de acessíveis nos smartphones, tablets, etc
  • Aprimore suas habilidades de observação
  • Disponha de  tempo para encontros presenciais com pacientes e colegas
  • As normas éticas são importantes e os pacientes esperam e merecem que se respeite a confidencialidade
  • Comece pequeno
  • Não espere sucesso estrondoso do dia para a noite, independente se seu conteúdo é que qualidade
  • É fácil sentir-se oprimido e acuado pela quantidade de informações disponíveis, mas os filtros ajudam muito
  • Se você postar, a audiência aparecerá
  • Elogios e críticas vêm rapidamente nos meios de comunicação social
  • As mídias sociais não são uma moda passageira





Kent Bottles afirmou que as mídias sociais estão na Gartner Hype Cycle, com seus altos e baixos; vão perdurar e não são um modismo.
Gartner Hype Cycle: um Hype Cycle é a forma gráfica de representar a maturidade e a adoção de determinadas tecnologias. Basicamente o hype cycle caracteriza o exagerado entusiasmo inicial e subsequente desapontamento que tipicamente acontece na introdução de novas tecnologias. O gráfico também pretende mostrar o que ocorre depois desse ciclo inicial, quando a tecnologia cai na real, passa a oferecer benefícios práticos e começa a ser efetivamente adotada pela sociedade. Veja mais detalhes aqui

Hype Cycle 2012 que tenta prever onde cada tecnologia está em sua evolução
Dicas de leitura
Os palestrantes recomendaram para quem quiser se aprofundar mais no assunto o kit de mídias sociais do CDC, o livro The Information: A History, A Theory, and A Flood by James Gleick e o artigo de Betsy Sparrow Google Effects on Memory: Cognitive Consequences of Having Information at Our Fingertips.

As armadilhas e perigos do uso de redes sociais pelos médicos também foi comentado. Todo profissional envolvido em mídias sociais deve conhecer esses dois casos:
  1. Birthing sheds, the cabbage patch and madwives': Irreverent tweets by hospital medic Welsh Gas Doc provoke angry backlash
  2. Unprofessional Physician Behavior on Twitter
A cobertura mais completa do evento pode ser lida aqui.

2 de mai. de 2012

Sorteio do APPMedicina com 4 promocodes para iPad


Vamos sortear 4 promocodes do  AppMedicina

Veja como participar:
  • Twitter: seguir o perfil do @timedicina e retuitar a seguinte mensagem: "RT @timedicina eu quero ganhar o app AppMedicina para iPad http://ow.ly/aEMnh "
  • No blog: Deixar um comentário neste post.


O sorteio será na TERÇA-FEIRA DIA 08/05/2012.

Participem!!!

AppMedicina: aplicativos médicos por especialidades para iPad

AppMedicina é um app desenvolvido para iPad para facilitar a escolha de aplicativos médicos.

Este app apresenta aplicativos por especialidade ou área, selecionados criteriosamente, com descrição, preço e idioma. Tudo em português!

Desenvolvido especialmente para que Médicos e Profissionais de Saúde possam localizar os melhores aplicativos específicos para sua especialidade!

Especialidades contempladas nesta versão:
  • Anestesia e Cuidados Intensivos 
  • Calculadoras médicas 
  • Cardiologia 
  • Cirurgia 
  • Clínica médica 
  • Dermatologia 
  • Emergência 
  • Medicamentos 
  • Neurologia 
  • Oftalmologia 
  • Ortopedia 
  • Pediatria e Neonatologia
  • Radiologia 
  • Urologia 


Ainda acompanhe, no aplicativo, as postagens mais recentes do blog TI Medicina!







AppMedicina
Preço: $2,99
Idioma: português



Sortearemos 4 promocodes desse aplicativo no dia 08/05. Participe!  goo.gl/fb/1OZzm

1 de mai. de 2012

Ganhadores do sorteio do app Guia do ECG

Parabéns aos ganhadores do Guia do ECG: Vanessa Dias, Hugo Amaral @hugotadeuamaral e Carolina Rosa





  • Facebook: Vanessa Dias






      • Twitter: Hugo Amaral @hugotadeuamaral







      • Blog: Carolina Rosa






      Parabéns e continuem participando! Por favor entrem em contato por email leandracarneiro@gmail.com, para que eu possa enviar os promocodes.