30 de set. de 2016

Ligas Acadêmicas de Medicina no Facebook




Separei algumas páginas de Ligas Acadêmicas de Medicina, bem ativas e com conteúdo relevante.

https://www.facebook.com/lidiufcspa/
A LiDI foi fundada em agosto-2015, é um projeto em parceria da Faculdade de Medicina da UFCSPA e o Pavilhão Pereira Filho da Santa Casa de Porto Alegre.








Liga Acadêmica de Radiologia e Diagnóstico por Imagem do Amazonas
https://www.facebook.com/lardimagem
A liga acadêmica de radiologia e diagnóstico por imagem tem sede em Manaus e é vinculada à universidade Nilton Lins.

Casos clínicos todas as semanas.




https://www.facebook.com/ladipufmg
Temos o objetivo de trazer as diversas questões das doenças infecciosas e parasitárias para o cotidiano da Faculdade de Medicina da UFMG.






https://www.facebook.com/Lannufpb
A LANN UFPB, fundada em 2006, é composta por acadêmicos do curso de medicina da UFPB e profissionais de saúde. Tem desde então como principal meta a produção, o intercâmbio e a difusão de conhecimento no campo de Neurologia e Neurocirurgia.



https://www.facebook.com/Liga-Academica-de-Urologia-do-Amazonas-508523352649153
Educação, no serviço de Urologia, voltada para acadêmicos de Medicina e entusiastas dessa especialidade clínica e cirúrgica.




https://www.facebook.com/laggmg
Página oficial da Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia de Minas Gerais (LAGG - MG) - UNIBH





https://www.facebook.com/Liga-Acadêmica-De-Clínica-Médica-UFCA-1085681248153667
A Liga Acadêmica de Clínica Médica da Universidade Federal do Cariri tem como objetivos fomentar, valorizar e difundir o conhecimento de Clínica Médica.

26 de set. de 2016

Aplicativos médicos gratuitos para iOS e Android do Telemedicina RS


Risco Cardiovascular
O escore estratifica o risco de morte por doença coronariana,IAM, angina, AVE fatal ou não fatal, AIT, claudicação intermitente e insuficiência cardíaca em 10 anos.
iOS: https://itunes.apple.com/br/app/calculadora-risco-cardiovascular/id1048111478?mt=8
Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.sisqualis.calculadora_risco_cardiovascular 



Asma
Orientações sobre o diagnóstico, classificação e manejo da asma em adultos e crianças maiores de 5 anos.
IOS: https://itunes.apple.com/br/app/asma-telessauders/id1055618991?mt=8
Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.ufrgs.telessauders.Asma
DPOC 
Orientações sobre o diagnóstico, classificação e manejo da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). 
iOS: https://itunes.apple.com/br/app/dpoc-doenca-pulmonar-obstrutiva/id1054330925?mt=8
Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.ufrgs.telessauders.DPOC



ADDS – Apoio ao diagnóstico de depressão e avaliação de risco de suicídio
Visa auxiliar no diagnóstico de depressão e na definição de Risco de Suicídio.
iOS:https://itunes.apple.com/br/app/adds-apoio-ao-diagnostico/id1055387783?mt=8


Animais Peçonhentos RS

Auxílio na identificação dos principais animais peçonhentos e venenosos existentes no RS, medidas de prevenção de acidentes e de informações gerais sobre soros antivenenos.

Calculadora Gestacional 
Permite calcular a idade gestacional e a data do provável parto a partir da data da última menstruação ou da idade gestacional obtida através de ecografia obstétrica.


Mamografia
Indicações, resultados e condutas de mamografia
Este instrumento visa auxiliar no rastreamento e diagnóstico do câncer de mama.

RegulaSUS
Médicos da APS poderão consultar se os pacientes apresentam critérios clínicos que sugiram encaminhamento para o especialista.

Cancer de colo de útero
Rastreamento do Câncer do Colo do Útero. Este instrumento visa auxiliar rastreamento do câncer de colo de útero.
Álcool - Avaliação do Uso Prejudicial
AUDIT (Alcohol Use Disordrs Identification Test) – é um questionário desenvolvido pela OMS (Organização Mundial de Saúde), validado em Português, para detecção de indivíduos com consumo de risco de álcool.


e muito mais! Confiram nos links abaixo: 
Android – https://play.google.com/store/search?q=telessauders&hl=en
iOS - https://itunes.apple.com/br/developer/erno-harzheim/id1022819656

16 de set. de 2016

Alertas em Prescrições e Farmacogenômia

Esse post é parte da palestra Inteligência artificial e Big Data na prática clínica, que apresentei no CBC- Vitória. A farmacogenômica é a área que estuda a alteração no metabolismo das drogas pela expressão de alguns genes, ou seja, com o tempo a seleção de drogas terapêuticas deverá ser substituída por seleção de pacientes nos quais uma determinada droga seria eficaz.
Nos EUA, o FDA já conta com mais de 100 drogas que tem seu efeito modificado na presença de alguns genes:
Veja mais aqui
A IGNITE, rede de pesquisa com o objetivo de incorporar informação genômica na prática clínica, conta com seis Universidades ligadas a centros hospitalares, cada um desenvolvendo um tipo de pesquisa diferente.  Vanderbuilt University, no Tenesse, usa prontuário eletrônico desde 2001, retirou a identificação dos pacientes do prontuários eletrônicos e criou um banco de dados que hoje conta com mais de 2 milhões de registros clínicos, destinados a pesquisa! Incluem dados de anamnese, prescrição, exames, reações adversas, interação medicamentosa, dados demográficos e muito mais.

Em 2005, eles tiveram a ideia de pegar amostras de sangue de exames laboratoriais que seriam descartadas e transformá-las em um banco de DNA, chamado BioVU. Os pacientes que aceitam doar suas amostras e participar do banco, assinam um termo de consentimento. A aceitação de uma amostra dispara o programa de criptografia para atribuir um número de identificação único para a pesquisa da amostra, assim as amostras de DNA não são identificadas.Hoje já são mais de 180.000 amostras de adultos e mais de 12.000 crianças, são 800 amostras cadastradas por semana atualmente. O BioVU é ligado ao banco de registros eletrônicos não identificados da Universidade Vanderbuilt.
 
Já imaginaram tudo que poderíamos pesquisar no acesso a esse banco de dados? Por exemplo, lá consta que desde 2001 foram 230 vítimas de mordida humana. Penso na quantidade de informação que eu poderia pesquisar com esse dado: resposta terapêutica ligada à idade, comorbidade, diferentes evoluções associadas a resultados de exames laboratoriais iniciais...

Mas voltando ao banco de dados Vanderbuilt e BioVU, nas prescrições de pacientes surge um alerta quando o paciente possui um determinado fenótipo que interfere no metabolismo de alguma droga específica. Vejam o exemplo do Clopidogrel:

Pacientes que tem o genótipo  CYP2D19 não metabolizam bem o Clopidogrel, por isso podem ter eventos tromboembólicos usando essa medicação. O programa oferece 2 opções, Prasugrel ou Ticagrelor, com suas respectivas contraindicações e precauções.

Acho que o futuro a medicina estará muito voltado para a medicina de precisão, onde a droga certa será prescrita para o paciente certo, na hora certa. 

O post Alertas em Prescrições e Farmacogenômia é original do TI Medicina. Quando copiá-lo, citar a fonte.

4 de set. de 2016

Porque os médicos devem usar redes sociais?

Fui convidada para dar 2 palestras no Congresso do Setor IV do CBC em Vitória neste fim de semana, uma delas sobre "Inteligência artificial e Big Data na Medicina" e outra sobre por que os médicos devem usar Redes Sociais. 







 Apresentação no Prezi: