7 de nov. de 2018

Mais sugestões de perfis médicos do Instagram para seguir


Recomendo tanto para diversão, quanto para aprendizagem: 

1- @Gram.positivo: altos níveis de drama microbiológico #humor #microbiologia #parasitologia



2- @anatomiae: imagens anatômicas, casos interessantes #anatomia


3- @defesamedica: orientações sobre defesa do médico , temas controversos, #direitomédico



4- @paginamedicinae: dicas e imagens interessantes.


5- @medscape: página do medscape, casos interessantes #medicinainterna


6- @medicoblastos: Humor e aprendizado


7- @meddy_bear: dicas valiosas para estudantesde medicina e residentes, #humor

Sigam também o @timedicina

Como agora é possível seguir hashtag no instagram, sugiro seguirem a #parasitologia. Excelente lista!
Deixem suas sugestões de perfis nos comentários!

E veja também o outro post com sugestões de Instagram médicos!


21 de set. de 2018

RECURSOS ÚTEIS PARA PACIENTES COM DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL - Retocolite Ulcerativa e Doença de Crohn

APLICATIVO PARA CELULAR 


MG APP - Consultar informações sobre os medicamentos ofertados pelo SUS através do MG App. Por meio do aplicativo, o cidadão pode buscar pelo nome do medicamento, colsultar seu processo e ver se a medicação está em falta. É possível fazer agendamento também.

Para ter acesso aos serviços do MG App, o cidadão deve fazer o download do aplicativo em seu celular smartphone e fazer seu cadastro com CPF.

Para fazer o download do MG App para o Android (Google): aqui
Para fazer o download do MG App para o iOS (Aple): aqui

Sites: 

Os sites e grupos do facebook, além de propiciarem a troca de informações e experiências, contam com serviços de apoio psicológico e suporte às pessoas portadoras de RCU e Crohn, inclusive com doações de medicamentos e insumos.

AMDII (Associação Mineira dos Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais): Luta por divulgação e assistência aos portadores da Doença de Crohn e de Retocolite Ulcerativa. Facebook: https://facebook.com/amdii.mg

DII Brasil - Associação Nacional dos Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais: Doença de Crohn e Colite Ulcerativa: https://facebook.com/diibrasil/


 Diário de Uma DII:   https://facebook.com/groups/1738488136460277 Esse grupo é destinado para todos, desde portadores de DII ou SII, como também para familiares, amigos, pessoas que desejam entender sobre essas doenças.



DII: recomeçar é preciso   https://facebook.com/groups/476911759107392?_rdr  Grupo voltado para portadores e familiares de doenças inflamatórias intestinais para troca de experiências.
ABCD – Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn: https://abcd.org.br/ Tem como objetivo  reunir os pacientes dessas doenças e os profissionais que lidam com elas para propiciar a troca de experiências e facilitar a difusão das informações de que seus pacientes necessitam afim de que haja maior acesso ao tratamento e melhoria na qualidade de vida.




Remicade Essencial Brasil: infliximabe http://essencial.integramedical.com.br/login.aspx

COMO SE CADASTRAR:
  • 1º PASSO: O médico prescreve a medicação e informa sobre o Programa Essencial de infusão de medicamento biológico.
  • 2º PASSO: O paciente dá entrada na Superintendência Regional de Saúde (SRS) com todos os papéis preenchidos por seu médico assistente para solicitação da medicação. Será gerado um protocolo do SUS.
  • 3º PASSO: Após, o paciente entra em contato com o 0800 774 4300 para realizar o cadastramento no Programa Essencial.
Ao fazer a ligação tenha com você as seguintes informações:Nome completo do pacienteRG e CPFTelefone de contatoEndereço com CEPReceita médica
  • 4º PASSO: O Programa Essencial entra em contato com o IGEP para agendamento do procedimento e avisa ao paciente a data do agendamento. Será informado ao paciente também, o código localizador que tem validade de 15 dias e deverá ser apresentado no dia do procedimento no IGEP.

26 de ago. de 2018

App THE MINDSET: aplicativo de neurociência e psicologia pra controle e mudança de comportamento

Todo mundo tem as suas demandas emocionais, comportamentais ou relacionais, que acabam por gerar problemas sentimentais, de aprendizagem, de comunicação ou nos relacionamentos pessoais ou profissionais. Muitas vezes, quando menos se espera, alguém faz algo sem pensar ou age como não queria. Quando isso acontece, os resultados não são bons!

Ansiedade, compulsão consumismo, tristeza, raiva, por exemplo, ocorrem com qualquer pessoa! A Neurociência concebe que a mente pode ser treinada para responder de maneira mais eficiente diante dessas circunstâncias, possibilitando controle e mudança de comportamento.


The Mindset é a primeira ferramenta para celular concebida especialmente para a conquista de êxito pessoal a partir da gestão dos sentimentos e da percepção. Seus treinamentos foram desenvolvidos a partir do estudo de passos e estratégias mentais utilizadas por pessoas que têm comportamentos de excelência. Com metodologia elaborada para atender ao perfil de cada usuário, The Mindset se adapta para auxiliar na conquista de suas próprias histórias de sucesso.

O The Mindset atende a diversas demandas das pessoas. Há treinamentos para controle e  equilíbrio de emoções e compulsões, dificuldade de comunicação pessoal e profissional,  desenvolvimento da aprendizagem e muito mais! Veja a área com os treinamentos e seus nomes específicos.


O app interage com o usuário, ele o questiona sobre seus comportamentos em situações da vida cotidiana e acompanha suas demandas, sempre que buscar um treinamento, para que busque a melhor solução, customizada para o perfil de cada um. Todos os dias, pela manhã, o The Mindset manda uma proposta de reflexão para cada usuário e, quando ele se envolve em um treinamento, promovemos estímulos interativos, para que a pessoa possa seguir ao seu objetivo! 

O nosso usuário conta com uma área pessoal (o MEU MINDSET), em que pode gravar com a própria voz, um incentivo ou um reforço positivo, para que se motive para conseguir suas metas e poderá acessar esses estímulos em um diário exclusivo, que registra seus méritos e seus treinamentos, para consulta restrita, apenas dele próprio!

Em cinco ou seis minutos por dia, em um local um pouco mais calmo, o usuário do The Mindset pode realizar seus treinamentos. Basta usar um fone de ouvido e sentar-se, para se acalmar e participar de uma experiência única, que pode ser, ainda melhor, para quem curte a realidade virtual (nossos
treinamentos foram concebidos, também, em realidade aumentada, para uso em Rift).

O The Mindset conta com área básica de treinamento, totalmente free, e áreas licenciadas  intermediária (pronta – que será lançada em fevereiro) e avançada (que será lançada até maio), e que proporcionarão resultados importantes e positivos para quem precisa de upgrade em seu Mindset.
Porque o The Mindset é Neurociência para mudança!






App The Mindset
Android e iOS
Português
Gratuito com compras opcionais dentro do app

8 de jul. de 2018

Recursos para verificar interações medicamentosas


Do livro, Clinica e Prescrição, de Prof Dr. Ricardo de Souza Pereira (disponível para download no link no final do post), trago esses dicas para recursos online ou em apps para verificar interações medicamentosas.

"SITES E PROGRAMAS  DE COMPUTADOR SOBRE INTERAÇÃO MEDICAMENTOSA
Existem programas de computador (softwares) que dão resultados rápidos e imediatos de combinações de medicamentos em uma receita médica ou farmacêutica.
1- Um site que possui interações medicamentosas e interações com alimentos é o seguinte:
http://interacoesmedicamentosas.com.br/
  • O usuário precisa se inscrever. O site é bastante útil para verificar receitas que chegam na farmácia e/ou drogaria e em hospitais ou postos de saúde. 

2- Existe um aplicativo para celular, em português, chamado eVita:
http://aplicativosdesaude.com.br/evita-interacoes-medicamentosas/
3- Se o leitor entrar na App Store do Google Play e digitar “interações medicamentosas” irá encontrar aplicativos gratuitos e pagos. Em geral, os gratuitos são oferecidos pela indústria farmacêutica para determinada classe ou área médica. Por exemplo: interação medicamentosa na ginecologia (fornecido pelo laboratório Aché) ou interação medicamentosa na oncologia (fornecido pela Eurofarma), etc... O problema, neste caso, é a falta de interação entre medicamentos de áreas diferentes.
4- Um dos programas mais completos é produzido pela empresa EPOCRATES® e está disponível, na internet, em versão gratuita e por assinatura anual (seja para computador ou para celulares do tipo “smartphone” que possuam o sistema android ou similar). O programa é muito bom, porém existem alguns problemas: saber inglês e ter o nome dos medicamentos nesta língua. Isto pode ser resolvido no tradutor do GOOGLE, acessando a internet do próprio “smartphone”. Outro problema é que ele não possui interações entre medicamentos, fitoterápicos e alimentos. A interação é apenas medicamento-medicamento. Porém, para interações alimentos e álcool (ethanol ou ethy alcohol) ele ainda contém alguma informação."


Complemento o artigo acima com mais algumas ferramentas para verificar interações medicamentosas:
1- Medscape:

Uma publicação compartilhada por TI Medicina (@timedicina) em


14 de jun. de 2018

Aftermed: informação para estudantes de medicina e médicos recém formados

Ainda está na faculdade, mas já pensa no futuro? Já se formou, mas ainda está meii perdido? O Dr. Luiz Lobato, cirurgião e coloptoctologista de Belo Horizonte está com um projeto para te ajudar nesse início de carreira! 
 O Aftermed é um projeto criado com o objetivo de trazer conhecimentos sobre profissionalismo, estratégia e financeiros para médicos em formação e médicos iniciantes. Conhecimentos fundamentais da prática médica, mas que não são ensinados na maioria dos cursos de medicina. 

6 de jun. de 2018

Curso gratuito no YouTube: Inteligência Artificial em saúde


Inteligência Artificial em saúde: o uso de machine learning

Em 9 aulas produzidas especialmente para o Canal USP, o professor Alexandre Chiavegatto Filho, da Faculdade de Saúde Pública da USP, apresenta os pontos fundamentais do impacto do uso da inteligência artificial em saúde. O curso "alfabetiza" o espectador no assunto, por meio de uma visão sintética do presente e do futuro próximo da tecnologia. Além disso, Chiavegatto ensina os primeiros passos para quem quiser aplicar machine learning a problemas de saúde pública. 
Imagens: Lucca Alves e Rafael Simões. Edição e finalização: Rafael Simões. 
Gravado em abril de 2018 na Faculdade de Saúde Pública. 

18 de mai. de 2018

Podcast médico: Tópicos em Clínica Médica



Do Blog Sobrevivendo, nas horas vagas… Prehospital, Emergency and Critical Care vem essa dica muito valiosa sobre um podcast de BH, da residência de Clínica Médica do HOB.

É o podcast “Tópicos em Clínica Médica”. Idealizado e coordenado pela Dra. Natália Mansur, que é Preceptora da Residência em Clínica Médica do Hospital Odilon Behrens, esse podcast tem muito conteúdo sobre Urgências e Emergências Clínicas. E o melhor: eles duram em torno de 5 minutos, pois a idéia é sempre passar as mensagens chaves de cada tema. Procurem também no aplicativo Podcast do iOS (para iPhone e iPad), pois é possível assinar o podcast e já receber os episódios novos assim que eles são disponibilizados.

29 de abr. de 2018

Impressões sobre o Congresso Europeu de Informática Médica - MIE 2018

O Prof. Dr. Renato M.E. Sabbatini, PhD (Presidente, Instituto Edumed, Campinas, Brasil|) fala sobre as novidades e os destaques do MIE 2018 (Congresso Europeu de Informática Médica), realizado em Gotemburgo, Suécia. 




O primeiro dia: terça-feira, 24 de abril.


O segundo dia: quarta-feira, 25 de abril


O terceiro dia: quinta-feira, 26 de abril

27 de abr. de 2018

Chamada de trabalhos para o CBIS2018 abre no dia 02 de maio


A Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), com o apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC), realizará o CBIS 2018 - XVI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde de 01 a 04 de outubro de 2018 no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

O CBIS 2018 está organizado em seis principais sub-temas da Informática em Saúde: 
  1. Bioinformática Translacional; 
  2. Informática Clínica;  
  3. Infraestrutura, Interoperabilidade e Integração; 
  4. Saúde Digital, Global e Mobilidade; 
  5. Educação, Treinamento e Formação Profissional e 
  6. Organização, Gestão, Avaliação e Impacto Social da Informática em Saúde.

Os autores devem obrigatoriamente selecionar uma área temática de ênfase para sua submissão. Cada sub-tema tem um conjunto específico de palavras-chave que definem o escopo da submissão.


Cronograma de Submissão de Trabalhos: 
  • Início das submissões (abertura do sistema): 02/05/2018
  • Data final para submissão: 16/07/2018
  • Resultado das avaliações: 27/08/2018
  • Data final para ressubmissão dos trabalhos com pedido de revisão: 15/09/2018
Reserve já em sua agenda: de 01 a 04 de outubro de 2018 tem CBIS em Fortaleza!

26 de abr. de 2018

Tonic App: O aplicativo móvel que conecta e informa médicos

Tonic App foi concebido para facilitar o acesso a normas de orientação clínica e códigos que suportam o diagnóstico, o tratamento e a referenciação de doentes, diz empresa.

Tonic App é o aplicativo profissional de todos os médicos. Aumenta a eficiência do trabalho clínico: permite a discussão rápida e segura de casos de pacientes, colaboração de equipe e agrega conteúdo para o uso profissional cotidiano, como tabelas de conversão de medicamentos ou calculadoras clínicas.

O digital ainda não cumpriu sua promessa na área da saúde e ainda há inúmeras barreiras à produtividade clínica.

Tonic App é gratuito para médicos e está disponível para Android e iPhone. Hospitais e outras organizações de saúde podem assinar o Tonic App para aumentar a qualidade e eficiência dos cuidados e reduzir custos. Qual é o valor de uma readmissão menos ou mais um paciente tratado? Ou o valor da redução do erro médico ou o aumento de referências internas?



“Motores de pesquisa generalistas, como o Google, estão calibrados para retornar resultados para o público em geral. Dessa forma, a pesquisa por termos médicos traz maioritariamente resultados para um público não profissional, obrigando o utilizador médico a perder tempo a filtrar resultados pouco relevantes e a pensar em pesquisas alternativas”, explica Luís Sarmento, CTO da Tonic App e especialista em inteligência artificial.




Pode ser usado também diretamente na web: http://search.tonicapp.com/

9 de mar. de 2018

Reflexões sobre HIMSS 2018

Minha querida  amiga Osmeire Chamelette Sanzovo (certificada pelo cpTICS/SBIS) divulgou as
Reflexões pós HIMSS que a CIO da BP (SP) - Lilian Quintal Hoffmann fez no linkedin e que achei bastante interessantes para reflexão. 


18 Reflexões pós HIMSS18:


1) Sim, CIO, physician burnout também é seu problema, ajude na solução 
2) Se Artificial Intelligence não está nos seus planos, inclua 
3) Patient engagement, você tem pensado seriamente sobre isso quando define sua arquitetura de sistemas? 
4) Patient experience, onde a TI pode fazer a diferença e mostrar a que veio 
5) Inovação, questão de sobrevivência. Sem pesquisa não há inovação, sem inovação, não há pesquisa 
6) Data Analytics, revisitar sua estratégia é mandatório, seu plano pode estar errado 
7) Cybersecurity, tirará seu sono para sempre 
8) Análises preditivas salvam vidas, seus dados contem tesouros 
9) Interoperabilidade continua sendo encarada como um problema, já está na hora de vc adotar padrões e facilitar para o ecossistema 
10) Soluções criativas resolvem a maioria dos problemas 
11) Blockchain, imaturo mas promissor 
12) “Contrate” robôs e facilite a vida das áreas de negócios 
13) Sim, EMRAM é um modelo que vai poupar esforços e garantir boas práticas 
14) Transformação Digital, você está atrasado 
15) Fornecedores, divida seus problemas e suas estratégias com eles, os transforme em verdadeiros parceiros 
16) Trocar experiências te provê conhecimento e insights 
17) Sim, o paciente DEVE ser o centro 
18) Participar da HIMSS é um privilégio


por Lilian Quintal Hoffmann
CIO BP - Hospital Beneficência Portuguesa São Paulo

24 de jan. de 2018

Prontuário eletrônico para Celular: TI Saúde

Estou a procura de um bom prontuário eletrônico para smartphone, onde eu possa cadastrar meus pacientes nos meus locais de trabalho e exportá-los a uma base de dados para pesquisa. 
Hoje vou mostrar o Prontuário TISaúde, que achei bem interessante, disponível para Android e iOS, além de Web.

A plataforma TISAÚDE é formada por um conjunto de sistemas e aplicativos inovadores por meio de  Módulos que contem apenas as ferramentas de interesse do usuário. No meu caso, avaliei somente o Módulo Prontuário Eletrônico.
Tela do paciente: possível inserir foto, vídeo, som e arquivos ao prontuário, No cadastro do paciente constam dados indispensáveis como CPF, filiação, etc.
A interface do aplicativo é intuitiva e limpa, visualmente agradável. O cadastro do paciente tem campos imprescindíveis e ainda há a possibilidade de enviar email para o paciente direto do app.

Tela de atendimento: fichas de anamnese, receituários, pedidos de exames, atestados, orientações, pareceres (encaminhamentos), as visitas clínicas realizadas e as cirurgias realizadas.
A tela de atendimento fornece sempre uma opção em branco, e uma padrão, tanto de ficha de anamnese, como de atestado, etc. E o interessante é que pode ser customizada, pela equipe da plataforma, à pedido do médico, para que se adapte perfeitamente ao atendimento de sua especialidade. 
Tela da anamnese padrão: esta pode ser customizada para maior comodidade do médico especialista.
O registro pode ser editado ( o que na verdade não é recomendado), mas felizmente guarda e mostra sempre as versões anteriores dos registros e quando foram as edições. 
 Outras funcionalidades que não testei contam com Agenda, Gestão, TUSS (faturamento), Relatório de análise de pacientes.
O suporte do app afirmou ser possível a  exportação de dados em formato específico para pesquisa.



Preços e módulos podem ser vistos aqui.