26 de out. de 2015

DocWay: app para médicos de consultas a domicílio

Achei muito interessante esse aplicativo que cadastra médicos que querem oferecer seu atendimento em domicílio.

O aplicativo DocWay funciona de seguinte forma: o médico baixa o app DocWay Doc na App Store ou na Google Play, e se cadastra. Seleciona os horários e dias que tem disponibilidade para atender. O pagamento pode ser feito por cartão de crédito e os preços pagos das consultas são R$200,00 de segunda a sexta-feira, até 18:00 e R$300,00 nos outros horários, inclusive sábado ou domingo.


Os pacientes se cadastram no app DocWay e requisitam uma consulta na especialidade que desejam. O médico pode ou não aceitar atender o paciente. 


O ruim é que está disponível somente para algumas especialidades, e não permite o cadastro de médicos de outras especialidades ainda.


Aplicativo DocWay para Médicos
Idioma: português
Preço: Gratuito

24 de out. de 2015

Abertas Inscrições para Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde na PUCPR


O período de inscrições vai de 23/10 a 31/11/2015 para Mestrado e Doutorado em três linhas de pesquisa de Tecnologia em Saúde da PUCPR, a saber: 

  • Bioengenharia: biomateriais e materiais biocompatíveis; engenharia de reabilitação; tecnologias assistivas; instrumentação biomédica com ênfase em aplicações na Biomecânica; modelagem e análise biomecânicas da motricidade humana; processamento de imagens médicas. 
  • Avaliação de Tecnologia em Saúde: aplicação de métodos qualitativos e quantitativos para avaliação de abordagens, processos e recursos que visam monitorar, preservar e melhorar a saúde e qualidade de vida dos seres humanos. Examinam-se as implicações clínicas, econômicas, éticas e legais das tecnologias na saúde.
  • Informática em Saúde: sistemas de informação, de apoio à decisão, banco de dados, inteligência artificial, padronização e integração de sistemas, telemedicina, indicadores, educação, bioinformática, prontuário eletrônico do paciente e análises epidemiológicas.

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde (PPGTS) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná é um programa Interdisciplinar, que tem por finalidade principal a formação de recursos humanos qualificados para pesquisa e ensino superior nos domínios da Bioengenharia e Informática em Saúde. Possui como ponto forte sua estrutura organizacional e suas disciplinas, que reflete no ótimo resultado na qualidade dos egressos. 
Inscrições de Verão 2016 e Entrega da Documentação 
De 23/10/2015 a 31/11/2015

Início do Curso 
Março 2016

Total de Vagas 
25 vagas


15 de out. de 2015

Olimpíada de tecnologia na UNIFESP de 04 a 06 de Dezembro! Participe!


O objetivo da Clínica Olímpica, que acontece de 04 a 06 de Dezembro no Campo da UNIFESP em Santo Amaro, é formar equipes multifuncionais e desenvolver soluções inovadoras e viáveis com limitação de tempo e material. 
Após o evento as soluções podem e devem ser continuadas para serem colocadas em prática em 2016 no RIO.



Codificação
Nos dias de hoje noções de programação fazem a diferença no desenvolvimento de um projeto. Existem diversas tecnologias e frameworks que podem ser utilizados para facilitar o desenvolvimento de projetos. E aí? Qual você vai usar?


Engenharia de Inovação
Os 34 conceitos tradicionais de engenharia, que incluem civil, eletrônica, de materiais, da computação, entre outros, alia-se agora a um novo conceito de engenharia de inovação e digital. Podemos utilizá-las em combinação para apoiar a Olimpíada?


Tecnologia Embarcada
A Tecnologia Embarcada é o sistema que permanece integrado a um microprocessador e através de circuito integrado, é considerado o cérebro do computador. Hoje temos equipamentos que facilitam o desenvolvimento embarcado, como o Arduino e o RaspberryPi. E aí? Já imagina como usá-los na Clínica olímpica?


Estratégia e Prototipação
Desenvolver estratégia de produção é muito importante para facilitar a fase de desenvolvimento e produção. Na Clinica Olímpica vamos descobrir e aprender técnicas de modelos de negócios, design e marketing que podem ajudar no desenvolvimento e venda do produto.


Ubiquidade e Cidadania
Ubiquidade significa estar presente ao mesmo tempo em todos os lugares. Hoje em dia os sinais de internet, televisão e comunicações móveis estão disseminados por toda a parte e se encontram disponíveis em todo momento. Por que não utilizarmos esse conceitos para promover a cidadania e melhorar a qualidade de vida das pessoas envolvidas nas Olimpíadas?



  • Quando: 04,05,06 de Dezembro de 2015
  • Onde: Campus UNIFESP- Santo Amaro
  • Quem pode participar: Qualquer pessoa com espírito empreendedor e inovador!!! Se você é estudante ou profissional de informática, design, administração, área da saúde e gosta de programar, prototipar, desenhar, inventar, criar, modelar, vender e fazer coisas diferentes aqui é o seu lugar!!!
  • Como participar: As pré-inscrições são feitas pelo site ( aqui ) até o dia 30 de outubro e até o dia 15 de novembro divulgaremos os selecionados. A inscrição é gratuita e você poderá acampar no local. O participante será responsável por algumas de suas refeições.
  • Como vai ser: 48horas intensas de brainstorm, aprendizado, inovação e muita mão na massa. Aqui você vai poder criar a vontade e aprender com monitores e facilitadores capacitados ferramentas que te ajudarão no processo de desenvolvimento do seu produto.
  • Desafios: Os participantes serão divididos em grupos de no máximo 8 pessoas. Cada grupo irá trabalhar com um desafio específico focado nos "atores" das olimpíadas que são eles: Os atletas, comissão técnica e médica, torcedores, turistas e organização. O objetivo é criar uma solução inovadora que facilite e melhore a vida dessas pessoas envolvidas nas Olimpíadas! Venha fazer a diferença e seja parte desse grande evento no RIO em 2016!

6 de out. de 2015

Curso Online de Big Data em Saúde no Brasil em Outubro

Big Data em Saúde no Brasil

Este curso no Coursera irá abordar tanto a obtenção de dados em saúde como a sua utilização para melhorar a qualidade de tomada de decisões por parte de hospitais e das diferentes esferas do governo. Mais especificamente, abordaremos as fontes de dados públicos de saúde, o uso do R e do Python para a análise de dados, metodologias de big data (como machine learning, redução de dimensão e como evitar associações espúrias), noções de economia da saúde e o uso de metodologias causais em pesquisas científicas. Apesar de o foco do curso ser a área da saúde, os conhecimentos podem ser diretamente aplicados em outras áreas como a educação, biologia, economia e administração.

Inscreva-se aqui

O curso é gratuito?
Sim, o acesso ao conteúdo do curso é gratuito e aberto a todos os interessados. 

Em quais áreas, além da saúde, eu posso aplicar os conhecimentos apresentados no curso?
Em todas! Não existe uma única área em que possuir conhecimentos de estatística e análise de dados não faça a diferença. Conseguir tomar decisões fundamentadas, com métodos estatísticos rigorosos, será uma habilidade de destaque neste século. O aumento na disponibilidade de dados fará com que aprender a analisar esses dados seja tão importante quanto aprender a usar um computador foi no fim do século passado.



Veja mais no vídeo abaixo:

4 de out. de 2015

Visão crítica de pronto-atendimentos - para médicos e pacientes

Do blog "Meus Nervos" do talentoso amigo Dr. Solon Maia, veem 4 textos e algumas tirinhas e cartoons que falam sobre o trabalho nos Pronto-atendimentos no Brasil. Muito esclarecedor tanto para médicos quanto para pacientes! Vale a pena ler todos eles!

O atendimento de urgências e emergências é uma das áreas mais estressantes, perigosas e ingratas da medicina. Estou nessa há oito longos anos e hoje vejo claramente as consequências disso: O trabalho em prontos-socorros mudou a forma como vejo a medicina e os pacientes, me levou a um quadro de ansiedade e depressão, e quase me fez abandonar a profissão. Hoje estou mais tranquilo, fazendo a minha residência de anestesiologia, e não é para ganhar mais do que antes, e nem para trabalhar menos… Minha meta é me livrar desse fardo que é trabalhar em PS!
Os médicos que encaram esse tipo de trabalho são heróis, e foi pensando neles que escrevi esses quatro posts como desabafo, reflexão e informação a respeito do tema. Reuni todos eles nesse único post para facilitar a leitura e divulgação.


TEXTO 01: “Entenda o atendimento em um pronto-socorro”
(CLIQUE AQUI PARA ABRIR O POST!)
Trecho do texto: “Os serviços de saúde destinados ao atendimento de urgências e emergências são, em sua essência, problemáticos, tanto no setor público quanto no privado. As pessoas dificilmente tem o conhecimento e o preparo adequados para lidar com os protocolos, fluxos e padrões de atendimento preconizados e adotados em tais unidades de saúde. Aliado a isso, ainda temos grande parte dos usuários com os ânimos exaltados por fatores diversos, como dor, desconforto, ansiedade, medo, ignorância, prepotência, etc.”

TEXTO 02: “O seu problema é realmente urgente?”
(CLIQUE AQUI PARA ABRIR O POST!)
Trecho do texto: “Ontem foi meu ultimo plantão de segunda-feira… Há alguns meses, numa segunda (dia internacional do atestado) logo após um feriado prolongado eu atendi um senhor de 42 anos (…) Depois de ficha aberta, José aguardou mais 33 minutos para passar pela triagem do hospital (…) O infarto era grave, jamais saberemos se ele teria chance de sobreviver, mas a chance foi tirada por: Jéssica, 22 anos, bronzeada do sol do feriado, atendente de telemarketing queixando de ROUQUIDÃO.”

TEXTO 03: “Pronto-socorro na prática: Saiba como funciona”
(CLIQUE AQUI PARA ABRIR O POST!)
Trecho do texto: “O médico sai do consultório toda hora… Motivo 01: Ele precisa reavaliar pacientes em observação o tempo todo. Motivo 02: Ele é responsável por todos os pacientes que estão internados no hospital. Pode ser que ele tenha 100 ou mais doentes sob sua responsabilidade! Quando eles passam mal, o médico tem que ir tentar resolver o problema. Motivo 03: Por incrível que pareça, o médico precisa se alimentar, beber água, urinar e defecar. Sim, é verdade! Médicos precisam fazer essas coisas!”

TEXTO 04: “A medicina de emergência é negligenciada no Brasil”
(CLIQUE AQUI PARA ABRIR O POST!)
Trecho do texto: “O profissional que trabalha num pronto-socorro fica sob estresse e pressão constantes. A imprevisibilidade do que vai aparecer, a falta de condições de trabalho e de segurança; a superlotação da unidade, as intercorrências das enfermarias; a falta de especialistas, de exames, de vagas de UTI, de ambulâncias para transportes; pacientes e acompanhantes enfurecidos e ameaças constantes. Isso enlouquece qualquer um. Pouquíssimos profissionais querem isso para a vida toda, fugindo da especialidade quando finalmente estão no auge do preparo para a mesma.”

1 de out. de 2015

Top 10 aplicativos gratuitos para médicos para iOS e Android



Vou fazer uma revisão dos aplicativos gratuitos que todo médico, estudante de medicina deve ter em ser smartphone, Android ou iOS.

App Mescape
Idioma: Inglês
Android: https://goo.gl/ec9K3o
Windows Phone: https://goo.gl/wHK3xS


O Medscape é um app completo de medicina. Se for necessário uma opção por só um aplicativo médico, sua resposta é esse app! Vou deixar vários tutoriais que fiz sobre o Medscape:





Mobile Care tools

Idioma: Português
Windows Phone: versão alternativa http://goo.gl/0Vyabh


As seguintes bibliotecas médicas estão disponíveis nesta versão:
- AMB-90
- AMB-92
- AMB-96
- CBHPM 2010
- CBHPM 5ª Edição
- CID-10
- TUSS

O app conta ainda com recursos de pesquisa nas tabelas, possibilidade de marcar os procedimentos favoritos do usuário para cada tabela e consulta aos registros recentemente acessados.  Os usuários dispõem também da funcionalidade de valoração para tabelas CBHPM 2010 e CBHPM 5ª Edição.


Procedimentos SUS
Idioma: português
WP: não tem


Acesse rapidamente a Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses e Próteses e Materiais Especiais (OPM) do SUS. O Procedimentos SUS ajuda a encontrar o código dos procedimentos utilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Essencial para todos os médicos que trabalham em enfermarias e ambulatórios pelo SUS.


SafeDose
Idioma: português
Android: https://goo.gl/eCvUrP
iOS: https://goo.gl/NQWYkJ
WP: não tem



O app SafeDose é excelente para calcular doses de medicamentos baseados no peso da crianaça. Primeiro seleciona-se o pseo, e depois busca´se a medicação.
Outra opção bastante interessante é a de selecionar o peso da criança pelo método da fita de cor de Broselow. A fita de emergência pediátrica Broselow — comumente conhecida como Fita Broselow, ou Broselow Tape em inglês — é uma fita métrica codificada por cores usada no mundo inteiro para emergências pediátricas. A Fita Broselow relaciona a altura da criança com seu peso corporal para fornecer instruções médicas como as dosagens de medicamentos, ou o tamanho dos instrumentos médicos que deverão ser usados, ou ainda a corrente elétrica do choque quando se use um desfibrilador.


MEMED  - bulário com preço
Idioma: português
WP: não tem




Gratuito, com conteúdo liberado somente para médicos, o app MEMED é imperdível. Todos os medicamentos da Memed são organizados de acordo com a sua especialidade médica e catalogados em filtros de classificações farmacoterapêuticas. Estão disponíveis os medicamentos genéricos, similares e de marca, a maioria deles com preço e bula completa. Ainda é possível pesquisar fórmulas. Ele é um complemento do site: www.memed.com.br .

Acidentes: Animais Peçonhentos
Idioma: Português
iOS: não tem
WP: não tem



Aborda de forma prática e concisa a apresentação, diagnóstico e tratamento dos acidentes por cobras, lagartas, escorpiões, abelhas, águas-vivas e peixes. Este manual de rotinas foi criado pela SESPA - Secretaria de Estado de Saúde do Pará com o objetivo de auxiliar os profissionais de saúde e a população na Amazônia. 

Figure 1 – Imagens Médicas
Idioma: Inglês
WP: não tem


Aplicativo para que profissionais da área médica e de enfermagem compartilhem casos clínicos e discutirem sobre tratamentos de forma segura e em tempo real. Nesta comunidade é possível pesquisar sintomas, trocar ideias, receber informações e encaminhar imagens para outros profissionais da saúde ao redor do mundo com o intuito de disseminar conhecimento e informações importantes sobre o tratamento de problemas de saúde de forma integrada e global, preservando a privacidade dos pacientes. Excelente para discussão de casos! Sigam-me lá: https://app.figure1.com/profile/leandracarneiro 


Aplicativo Escores Pediatria
Idioma: Português
iOS: não tem
WP: não tem



Aplicativo que conta com mais de 60 escores de Pediatria, Abrangendo pediatria ambulatorial, sala de parto, neonatologia, cuidados intensivos pediátricos, trauma, anestesiologia, e muito mais.



App Médico Plantonista
idioma: português




O app Médico Plantonista é destinado aos médicos que estão a procura de plantões, ou troca de plantões,  e está disponível para iOS e também para Android.



Whitebook - Clinical Decision
Idioma: Português
Android:
https://goo.gl/egkFLW
iOS: https://goo.gl/fwx40f


A versão básica (guia de prescrições e o guia de bulas) do app possui conteúdo 100% Offline:  guia de prescrições médicas conta com mais de 300 orientações de prescrição para todos os usuários, além de um bulario de medicamentos com mais de 2500 bulas, e absolutamente todo o conteúdo com disponibilidade offline. Na versão Premium há vários conteúdos extras.



Extra: o app Whatsapp, que é imprescindível para discussão de casos com os colegas, envio de imagens médicss e exames de imagens, vídeos e muito mais. É super necessário nos dias atuais!

Post original do blog TI Medicina. Quando copiá-lo, dar os devidos créditos.