29 de jul. de 2010

O uso de smartphones pelos médicos cresce rapidamente

O grupo de consultoria Spyglass publicou um documento que afirma que a adoção de smartphones entre os médicos é extremamente elevado. Dos 100 médicos entrevistados para o estudo, 94 tinham usado ou smartphones.
Outros destaques do estudo:
  • Médicos têm enfrentado dificuldades de conexão com os colegas
  • Médicos sobrecarregados pelo volume de comunicações recebidas
  • Médicos não possuem processos pradozinados para coordenar os cuidados do paciente
  • A experiência da adoção dos smartphones pelos médicos vem experimentando um crescimento significativo.
Com apenas 100 médicos entrevistados, as conclusões específicas sobre toda a população de E.U.os médicos podem estar chegando um pouco longe. No entanto, como pagers, nos anos 80, docs são, sem dúvida, liderando o caminho neste domínio, razão pela qual não há como um robusto mercado de referência para aplicações médicas, como Epocrates, Skyscape's PDR, and Unbound Medicine.

Full press release: Study: Physician Smartphone Adoption Experiencing Exponential Growth...
Fonte: Medgadget

Aplicativo Médico para Smartphones da NOKIA

AfriDoctor é um novo aplicativo para smartphones da Nokia é uma tecnologia móvel em saúde, a primeira clínica pessoal de saúde.
Envie fotos de seus sintomas (SnapDiagnosis) e receba conselhos de  profissionais ou use o recurso de mapeamento para encontrar médicos, clínicas e toda a indústria de serviços de saúde relacionados nas proximidades. O recurso "find a doctor" usa o Google Maps para geo-localizar serviços locais de saúde, incluindo médicos, hospitais e clínicas de emergência.
O recurso distress de emergência  permite  entrar em contato com um membro da família ou um amigo com um simples toque de um botão.Ao armazenar o número do celular de um parente próximo , o mesmo será então notificado sobre a localização do telefone quando o botão for pressionado.
Ainda há recursos de pesquisa de sintomas, além de várias calculadoras e testes.
Este app venceu o concurso África Nokia Calling All Innovators.

Compre aqui.

28 de jul. de 2010

O Uso Significativo do Prontuário Eletrônico de Saúde e o Acesso à Informação

Já publiquei alguns textos do blog  CIBERSEGURANÇA E O DOMÍNIO PÚBLICO de  Ruy José Guerra Barretto de Queiroz, Professor Associado do Centro de Informática da UFPE, e o da semana passada é muito bom, onde ele comenta as regras divulgadas recentemente para implementação da reforma da saúde do governo OBAMA, com o uso do prontuário eletrônico do paciente (PEP). Leia o artigo na íntegra aqui.
"Esta semana o “U.S. Department of Health and Human Services” (HHS), através da Secretária Kathleen Sebelius, anunciou o que foi definido como sendo o conjunto de regras para, segundo suas próprias palavras, melhorar a saúde dos americanos, aumentar a segurança e reduzir os custos de assistência à saúde através do uso expandido do ‘prontuário médico de saúde’ – em inglês, ‘eletronic health record’, abrev. EHR.  Conforme o comunicado do HHS, o anúncio marca a conclusão de diversos estágios na preparação do terreno para a implementação do programa de pagamento de incentivos. Sob o regime da nova lei de assistência à saúde, o “Health Information Technology for Economic and Clinical Health (HITECH) Act” de 2009, profissionais de assistência à saude e hospitais elegíveis podem se candidatar a receber pagamentos de incentivos provenientes dos programas governamentais Medicare e Medicaid quando adotarem a tecnologia de EHR certificado, e usá-la para atingir determinados objetivos. Uma das regras anunciadas na ocasião define os objetivos do chamado “uso significativo” que os provedores de assistência médica devem atingir para se qualificarem para receber os pagamentos de bônus, enquanto que a outra regra identifica as capacidades técnicas exigidas para a tecnologia de EHR certificado. Entre outras coisas, as novas regras de “uso significativo” tratam de regulamentar o quanto as instituições de assistência médica poderão cobrar, e o período de tempo no qual as informações devem ser disponibilizadas ao paciente.
Em artigo publicado em 23/07/10 no New England Journal of Medicine sob o título ‘The “Meaningful Use” Regulation for Electronic Health Records’, David Blumenthal e Marilyn Tavenner afirmam que o amplo uso de prontuários médicos de saúde (EHR’s) nos Estados Unidos é inevitável, pois o EHR propiciará melhoras nas decisões dos provedores de assistência médica e nos resultados nos pacientes. Lembrando que, embora inevitável, a incorporação da tecnologia de prontuários médicos de saúde na prática cotidiana não será fácil, Blumenthal – que foi nomeado por Obama em 2009 “coordenador nacional de tecnologia da informação em saúde” – enfatiza que o programa prevê um total de 27 bilhões de dólares em prêmios a serem pagos nos próximos 10 anos.
Um dos princípios básicos por trás das novas regras é que, para ser útil, os dados têm que fluir. No caso dos dados relativos ao paciente, estes devem estar: 
  •  disponíveis para os próprios pacientes; 
  •  disponíveis para outros provedores de serviços de saúde, de modo que eles possam coordenar a assistência médica; 
  •  disponíveis para farmácias para que possam lidar com as receitas médicas eletrônicas; e 
  • disponíveis para agências governamentais para garantir a saúde pública, regular as instituições, e dar suporte à pesquisa pública para melhores curas.
Concretamente, as regras atuais de “uso significativo” buscam um equilíbrio entre o reconhecer a urgência de se adotar EHR’s para melhorar o sistema de saúde e o se dar conta dos desafios que a adoção deverá oferecer aos provedores de assistência à saúde. A idéia é que a regulação tem que ser ao mesmo tempo ambiciosa e atingível. “Como uma escada rolante, o HITECH tenta fazer subir o sistema de saúde em direção a uma qualidade e a uma eficácia melhoradas, mas a velocidade de subida deve ser calibrada para refletir as capacidades dos provedores que enfrentam uma variedade de desafios do mundo-real, e a maturidade da própria tecnologia.
Paralelamente, o HHS vem desenvolvendo um sistema para permitir que organizações independentes possam certificar os sistemas de EHR’s. Em conjunto com o anúncio das regras de “uso significativo”, foi divulgado o conjunto inicial de padrões, especificações de implementação, e critérios de certificação para a tecnologia de EHR. Digno de menção o incentivo explícito à submissão feito especificamente aos desenvolvedores de sistemas de código aberto.
Entre os principais objetivos das novas regras está o de incentivar o uso de diversos aplicativos de software que permitam explorar o verdadeiro potencial dos EHR’s na melhora da qualidade, da segurança, e da eficiência da assistência médica. Em particular, ajudar o médico na tomada de decisão, minimizando inclusive as chances de ocorrência de erros que podem evitados, tais como a prescrição de medicamentos incompatíveis com a condição do paciente. E para se candidatar ao pagamento dos incentivos, os médicos devem começar empregando tais ferramentas de suporte à decisão, bem como usar os sistemas de EHR para registrar todas as suas prescrições, sobretudo as de medicamentos. No entanto, somente quando também os provedores de serviços (hospitais, clínicas) passarem a entrar com seus registros no EHR do paciente, o sistema poderá efetivamente melhorar a qualidade da assistência. E, naturalmente, para começar a estender os benefícios dos EHR’s aos pacientes, as exigências de uso significativo deverão incluir o fornecimento de versões eletrônicas de seus prontuários médicos aos pacientes e seus familiares ou responsáveis."

27 de jul. de 2010

Tecnologia Móvel para Medicina: o windows mobile e o HTC HD2

Começando uma série de posts sobre as funcionalidades da tecnologia móvel para a Medicina, o  Dr. Samuel Lucas Nascimento Reis fará uma avaliação pessoal dos sistemas operacionais e o que há de melhor e de mais usabilidade atualmente.


"É muito difícil dizer qual dos PDAs é superior a outro. Pode-se  dizer qual o que melhor lhe serve. E difícil escrever ou exprimir opinião, e não ser tendencioso a aquilo que se gosta.
A Apple, aos cuidados de Steve Jobs, como quase tudo que produziu na última decada, criou um aparelho apresentando hardware e software, que alia uma interface, até o momento, insuperáveis para muitos. Mas o que mais chamou atenção no Iphone e companhia é o fato de ter uma tela capacitiva que lhe permitia maior facilidade no tato e atraiu muitos desenvolvedores se tornando em muito pouco tempo o PDA que detém o maior número de aplicativos para todos os gostos e profissões.
Mas não se pode dizer que por isso ele é o melhor. Hoje se encontra no mercado várias opções de aparelhos com os mais variados recursos. A tela capacitiva já fora desenvolvida por todas as concorrentes, relegando a disputa para o desenvolvimento de software, basicamente. 
Em Novembro do ano passado, por exemplo, a HTC  desenvolveu um aparelho que apresentava o melhor conjunto de hardware até então desenvolvido, porém mantinha um sistema operacional que estava às voltas de ser abandonado pelo seu desenvolvedor (WM 6.5). Listarei o que ao meu ver tem de melhor em termos de usabilidade. 



Como tenho acesso aos 3 sistemas operacionais, aos meus olhos, são os mais importantes no momento: O antigo WM, IOS e o mais recente Android, listarei apenas o que acho de positivo, e futuramente falarei dos pontos negativos.
Vai aí o que acho sobre o WM. 

WM (Windows Mobile): 
Ficou no tempo, é bem verdade. Chama muito a atenção como a Microsoft abandonou o Windows Mobile, que teve a sua última versão o 6.5, mas ainda apresenta aplicativos não superados pelos concorrentes. 


O melhor aparelho que seria o representante deste sistema operacional seria o HTC HD2 que possui uma tela capacitiva de 4.3 polegadas, tem a possibilidades de ter vários programas muito úteis na área médica. Vou listar os principais: 
  • Office: permite ler e editar arquivos em Word, Exel e P. Point e para aqueles que precisam apresentar algum trabalho ele oferece a opção de apresentá-lo em uma televisão com os devidos cabos; 
  • Leitor de CHM que permite ler os principais livros lançados no mundo, 
  • Isilo, para os nostálgicos usuários do antigo PALM, 
  • manuais de ATB como o Sanford, 
  • Dicionários e principalmente o UPTODATE (também apresenta suportes para PALM) sendo este o mais importante devido ao grande banco de dados, e para os Anti-pirataria pode-se comprar o original no site do mesmo, uma vez que [e um bom aplicativo, normalmente, é pago e as vezes muito caro. 
  • Não precisamos nos referir a funcionalidade como aparelho celular, já que não é o que vem ao caso. 
O aparelho apresenta outra grande vantagem, ser uma extensão do velho Windows, já que são poucos os que possuem um Mac ou mesmo a plataforma Linux."

Aguardem os próximos posts do Dr. Samuel! Comentários são muito bem vindos!

26 de jul. de 2010

Especialização tem o mesmo valor que residência médica?

No momento em que nos formamos, estamos ansiosos por conquistar a tão sonha independência financeira. Alguns vão casar, outros já tem filhos ou simplesmente querem comprar o seu primeiro carro (foi meu caso). Além da ansiedade gerada pelos primeiros passos como médico, aparece um novo dilema: ganhar dinheiro ou especializar-se? Infelizmente, a residência médica paga muito pouco para uma carga horária e dedicação tão elevadas. Por isso muitos colegas preferem especialização à residência médica pois o tempo exigido e obrigações são geralmente menores.
.
Esta diferença entre residência e especialização é tão significativa que o Conselho Federal de Medicina e o Superior Tribunal de Justiça entendem que cursos de especialização em Medicina realizados dentro do escopo de pós-graduação lato sensu em Medicina, mesmo que validados pelo Ministério da Educação (MEC), não geram direito ao reconhecimento como especialização médica.
.
Veja mais detalhes no site da APMR. Clique aqui…
.
Imagem do post: cartaz de divulgação do concurso de residência médica e especialização 2010 da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.
Fonte: MD BLOGGER

22 de jul. de 2010

Notícias da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde


Habilitação de consultores para o Projeto de Certificação SBIS/CFM

Estão abertas as inscrições para a HABILITAÇÃO das empresas interessadas em prestar serviços de consultoria, elaboração e revisão de literatura técnica e treinamento para o Projeto de Certificação de S-RES SBIS-CFM. A habilitação será realizada através de um processo seletivo de pessoas jurídicas especializadas em consultoria e treinamento na área de tecnologia da informação em saúde, as quais constituirão o Cadastro de Prestadores de Serviços, mediante a disponibilização de profissionais qualificados, conforme disposições do Edital de Habilitação específico publicado pela SBIS.

Atenção: as inscrições encerram-se às 18:00 hs do dia 30/07/2010.

Maiores informações, incluindo o Edital de Habilitação, poderão ser obtidos no site da SBIS: www.sbis.org.br.

As dúvidas deverão ser enviadas por e-mail para certificacao@sbis.org.br.



Instituto Edumed oferece estágios de graduação em Informática Biomédica


O Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde, um centro de pesquisa e ensino sem fins lucrativos de Campinas, SP, tem a grande satisfação de anunciar a celebração de uma parceria entre o Curso de Graduação em Informática Biomédica, programa conjunto de alta qualidade da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP).

Entre as areas médicas, são especialmente bem vindos estagiários nas áreas de neurociências, saúde ocupacional e medicina do trabalho e odontologia.

Outros cursos de graduação e pós-graduação em busca de um centro de excelência para estágios dos seus alunos e elaboração supervisionada de altissima qualidade de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC),
monografias, teses de mestrado e doutorado, etc., são convidados a entrar em contato com o Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini.
Estagiários e professores interessados poderão entrar em contato por email com sabbatini@edumed.org.br



21 de jul. de 2010

Imagem do dia: 1º transplante de rim realizado por Cirurgia Robótica

Médicos italianos anunciaram nesta segunda-feira (19) ter realizado, com sucesso, o primeiro transplante de rim realizado com ajuda de um robô naquele país. As informações são da Ansa.
Fonte:UOL

17 de jul. de 2010

O papel da mídias sociais na Medicina

Um terço dos médicos com acesso online usam blogs, redes de profissionais, fóruns e painéis de mensagens para se conectar com outros médicos de acordo com um novo relatório da JupiterResearch "Online Marketing: Benchmarking e Adoção Aproveitando Médicos de Social Media". 
Mais da metade (63%) por cento dos médicos participou em uma variedade de programas de marketing da indústria farmacêutica on-line, em comparação com 53% dos médicos desconectados. Os médicos conectados são mais propensos a ser líderes que influenciam outros médicos e pacientes. 


Dois terços dos destes médicos repassam conteúdos úteis aos colegas, e 58% recomendam sites específicos para os pacientes.


Resumo por Renato M.E. Sabbatini
Fonte: http://www.webpronews.com/topnews/2008/02/04/social-media%E2%80%99s-role-in-medicine





Alguns boas oportunidades para ficar em dia com assuntos relevantes nas mídias socias relacionados a Medicina:


Twitter:
  • @ldiamante - Dr. Leonardo Diamante, Médico cardiologista em atividade, expert em Informática em Saúde, membro da SBIS, Médico Consultor Certificação Digital em Saúde -Serasa e Diretor da Anasazi Tecnologia da Informação em Saúde
  • @medinforme  - acadêmica de medicina Anna Luyza Aguiar.O Blog sobre saúde da mulher onde você encontra os mais diversos assuntos na área. Acompanhe os posts informativos e conheça mais sobre sua saúde!
  • @charlesbigfoot - Dr. Carlos Andrade, Brasileiro de Aracaju,Sergipe. Médico ortopedista. Hoje, paulista adotado.Filho,pai,marido e tio.Geek e nerd, óbvio. Pitacador sempre.
  • @meduardosantana - Dr. Eduardo Santana,  Médico, Sec. Rel. Trabalhistas do SIMEGO, II Vice-Presidente da FENAM, Dir. da CONFEMEL, saúde, medicina, entidades médicas e militância social
  • @SB_Web - O Portal de Gestão Médico-Hospitalar
  • @Webmedica - 

    Ambiente eletrônico para prestadores de serviços de saúde. Se você trabalha em algum ramo da saúde, venha para o nosso ambiente.
  • @isaudenet - Portal de notícias para profissionais de saúde.
  • @linha1A LINHA1 permite o agendamento de consultas e exames via internet sem a necessidade de telefonemas. Tweets postados pelo Dr. Fábio Soccol, Diretor da LINHA1.
  • @DrFertilidade .:Médico especialista em Reprodução Humana e Fertilização In Vitro. Para dúvidas, acesse o Blog da Fertilidade!
  • @Medcenter_BR - notícias médicas, casos clínicos, artigos em medicina.
  • @mediconerd Bem-vindo ao Twitter do Blog Médico Nerd. Aqui você encontrará notícias e atualizações do www.mediconerd.com
  • veja mais em: 

    Perfis para seguir: Medicina no Twitter



Acompanhem pelas listas:

Medicina e Saúde




@medicinaexpress/medicosFollowing: 391
Followers: 90
@PsiquiatriaSE/outros-medicosFollowing: 102
Followers: 14
@rocamarsinyach/noticias-medicasFollowing: 48
Followers: 3
@charlesbigfoot/medicina-saude-healthFollowing: 124
Followers: 19






@familiasaude/medicina-2Following: 483
Followers: 40
@jsystems/paciente-informadoFollowing: 22
Followers: 4







Facebook:




---------------
Por favor, quem tiver indicações deixe nos comentários que eu edito o post.