31 de out. de 2013

Curso Medicina Mobile: mudança de local devido a cancelamento sem aviso prévio da AMMG

Devido a cancelamento da AMMG,  sem aviso prévio, o curso Medicina Mobile será realizado em outro local, a confirmar, bem menor, portanto só posso disponibilizar mais 6 vagas para o evento.
Não deixe para a última hora! Faça já sua inscrição!



30 de out. de 2013

Apps da PebMed com até 70% de desconto na Apple Store


Os apps estão com até 70% de desconto:

  • iCirurgia
  • PsicoFármacos
  • iVentilação
  • iEmergências
  • Whitebook
  • iCTI
  • PedFácil
  • GVE
  • MedTox
  • Ascultar
  • MedGasometria
  • RiscoCx
  • MedAnato
  • iECG
  • MedGravidez
  • iSemiologia
Veja mais em www.pebmed.com.br

23 de out. de 2013

Formas diferentes de transformar seu smartphone em microscópio



Mini Microscópio para iPhone 5/5s
Zoom 60x 

U$17,00
Microscope Lens for iPhone 4/4S
Zoom 50x

U$10,00
Compre aqui

Mini Microscópio para Samsung Galaxy S3
Zoom 60x
U$17,00





Microscópio Zoom Ultra para Samsung Galaxy S3
Zoom 60 a 100x
U$19,99






MicroMax LED Pocket 100X Microscope For iPhone
Zoom 100x 
U$19,99
Compre aqui




Ainda é possível improvisar um microscópio com outros métodos, usando seu smartphone! Veja abaixo:

21 de out. de 2013

Sorteio de promocode do app Calculadora de carboidratos para iPhone e iPad

Iremos sortear um promocode do app Calculadora de Carboidratos no Twitter:

  • Basta seguir o perfil do @timedicina e retuitar "RT @timedicina: eu quero ganhar o app Calculadora de carboidratos para iPhone e iPad"http://ow.ly/q3qTl
O sorteio será no dia 26/10/2013! Não deixe de participar!

Aplicativos Médicos: Calculadora de Carboidratos para diabetes, regimes alimentares ou restrições

Disponível para iPhone e iPad, o app proporciona apPessoas com Diabetes Tipo 1 ou dependentes de insulina a facilidade para calcular quantas unidades de insulina precisam tomar. O Carb & Calc calcula a dosagem automaticamente para você, bastando apenas você selecionar quais alimentos deseja e ainda fornece a quantidade de insulina a ser usada por bomba de infusão ou caneta. O aplicativo permite ao usuário personalizá-lo, configurando quantas gramas de carboidratos cobrirão 1 unidade de insulina, facilitando a adesão ao tratamento proposto por endocrinologistas e nutricionistas (a configuração padrão é de 15 gramas de carboidrato para 1 unidade de insulina). 



Carb & Calc é um aplicativo altamente intuitivo e rápido, ideal para pessoas que querem se manter em forma, diabéticos e pessoas com restrições alimentares. O usuário pode montar suas refeições - café da manhã, almoço, jantar e lanchinhos - e obter informações nutricionais de centenas de alimentos, informando a quantidade de calorias e de carboidratos baseados no tamanho da porção.

Diabéticos com necessidade de contar carboidratos irão achar a ferramenta extremamente útil e poderosa, assim como pessoas seguindo a dieta do Dr. Atkins. Pessoas querendo manter uma alimentação saudável e balanceada encontrarão no Carb & Calc um poderoso aliado.

Constantemente atualizado, é um aplicativo que evolui para melhor atender às necessidades dos usuários! Sugestões e comentários são mais do que bem-vindos para criarmos o melhor serviço para você!

Idioma: Português
Preço: $0,99





Iremos sortear um promocode do app no twitter! Participe!

20 de out. de 2013

NIKE+ FUELBAND SE: motivação no seu punho!

A Nike mostrou a nova versão da sua pulseira Fuelband, a Nike+ Fuelband SE. A nova pulseira conta com Bluetooth 4.0 e é capaz de fazer um rastreamento mais preciso dos seus movimentos, incluindo a habilidade de ignorar certos movimentos ou ações. A Fuelband SE reconhece a intensidade do seu exercício, e assim pode te oferecer feedback em tempo real.

Caso você esteja muito sedentário, o novo aplicativo Fuelband te envia lembretes para correr, ir para academia, ou até se movimentar por alguns minutos. Outra possibilidade interessante é criar grupos com seus amigos para acompanhar o desempenho e competir pelo topo do ranking. Os usuários de Android e Windows Phone ainda terão que esperar, pois até o momento, o Fuelband só é compatível com iOS.

A Nike+ Fuelband SE custa US$ 149 e tem versões com a parte de trás em rosa, amarelo, vermelho ou preto. Saiba mais na Nike.

19 de out. de 2013

Ganhadores do app Guia dos Antibióticos

Os ganhadores deverão entrar em contato por email para receber os promocodes (contato@timedicina.com.br)




Aplicativos médicos: SimuMed - app de simulado de provas de residência médica para iPhone e iPad

O app SimuMed permite ao estudante de medicina se preparar para as provas de residência da melhor forma possível, se adequando aos gostos e hábitos de estudo de forma individualizada.

Com um banco de dados de milhares de questões, regularmente atualizadas, dos mais diversos hospitais, instituições e programas de residência médica de todas as regiões do Brasil, permite ao estudante selecionar as especialidades, as instituições e os anos de acordo com seu interesse.

Com SimuMed o futuro especialista pode determinar quantas questões e de que tipo ele deseja responder, compartilhar o resultado no Facebook, além de receber feedback de seu desempenho ao fim da simulação.

Intuitivo, prático e rápido, pode ser usado em qualquer lugar para estudar, seja no tempo entre consultas, nos momentos tranquilos dos plantões ou nas maratonas de estudo em casa.
Idioma: português
Preço: $5,99

16 de out. de 2013

Educação médica e jogos de videogame: o potencial dos jogos de videogame para uso em ambiente universitário

Por Luciana Alves

Grandes centros de estudos envolvendo jogos de videogame como Rochester Institute of Technology - The RIT Laboratory for Media, Arts, Games, Interaction and Creativity (MAGIC) (link) e a Universidade de Colúmbia (link) têm investido no estudo dos jogos para aprendizagem.

Uma metodologia em crescente aplicação em situações de ensino em ambiente universitário é o aprendizado baseado em resolução de problemas, onde a aprendizagem se dá por meio da interação dos alunos entre-se, e tutores, de uma forma mais dinâmica, e parecida com a vida real. A possibilidade de se explorar os jogos de videogame como ferramenta complementar para o desenvolvimento de competências desejáveis em estudantes a nível acadêmico pode vir de encontro com esta metodologia.

Talvez possamos dizer neste contexto, que a possibilidade de criar simulações de experiências possivelmente vivenciáveis pelo educando após sua formação, é uma das maiores vantagens, e em muitos casos, possibilitará ao aluno ainda, experimentar uma situação potencialmente perigosa na vida real, como aquelas vivenciadas em ambiente simulado (simuladores de voo em cursos de nível superior em aviação). A questão da simulação leva a um processo de aprendizagem imersiva com potencial para modelar comportamentos de forma mais efetiva do que as exposições orais tradicionais em sala de aula.

Ainda que a maior parte das informações relacionadas à aprendizagem por meio de jogos faça referência a experiências com crianças, paradigmas estão sendo rompidos e em um futuro próximo jogos com fins de aprendizagem e treinamento de habilidades para capacitação profissional em formação serão muito mais comuns.

Em junho de 2011 a Association of American Medical Colleges informou o crescente interesse e desenvolvimento de jogos com objetivo de melhorar a educação médica. Neste mesmo ano, revista Medical Teacher divulgou um estudou da Universidade de Minnesota Medical School onde foram estudados os efeitos educacionais de um jogo de videogame direcionado ao conteúdo em psicofarmacologia, em 29 alunos de medicina da universidade. Entre outras, destaca-se ainda a Duke University - Human Simulation and Patient Safety Center focou suas atividades para a melhoria da qualidade do ensino, a partir do trabalho com os alunos em ambientes de jogo. 


Fonte: Detalhe - 3DiTeams-Healthcare Team Training in a Virtual Environment. 


Luciana Alves é Neuropsicóloga, Mestre e Doutora em Ciências da Saúde, e faz Residência Pós-doutoral no Instituto de Ciências Biológicas - UFMG, com temática relacionada à Infoveillance & Infodemiology, junto ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Dengue. Ministra curso com temática relacionada com Informática em Saúde, coordena, como colaboradora, uma linha de pesquisa em Mobilidade em Saúde e Segurança da informação no np-Infosaude – UFMG. Fundou e Lidera uma atividade de cunho social denominada PACEMAKERusers.com, e é CEO - Chief Executive Officer na  Bionics Health and Technology.
Linkedin              Twitter                Contato              Bionicsht              PaceMakerUsers           Lattes

14 de out. de 2013

Sorteio do aplicativo médico Guia de Antibióticos da MedPhone

Vamos sortear 4 promocodes do app Guia dos Antibióticos da MedPhone no Twitter! 


Para participar:

  • Siga a @timedicina e a @medphone no twitter
  • Retuíte a seguinte frase: 
  • RT @timedicina: eu quero ganhar o app Guia dos antibióticos da @medphone para iPad e iPhone! http://migre.me/gkvR7

Não deixem de participar! Sorteio no dia 19/10/2013!!

Aplicativos Médicos: app Guia dos Antibióticos para iPhone e iPad

O app GUIA DOS ANTIBIÓTICOS da MedPhone traz informações sobre antimicrobianos, sobre os patógenos mais comuns e qual o melhor ATB para cobrir o mesmo, sobre as classes farmacológicas e sobre posologia para as principais infecções. Tem como fonte a Sanford, Lexi-Drugs, Micromedex, com enfoque para os antibióticos usados no Brasil.
Cada substância é divida em:
  • CLASSE FARMACOLÓGICA, 
  • APRESENTAÇÕES, ESPECTRO DE AÇÃO, 
  • USO CLÍNICO, CONTRAINDICAÇÕES, 
  • POSOLOGIA (ADULTO E CRIANÇA), 
  • DOSE PARA DISFUNÇÃO RENAL E HEPÁTICA, 
  • ADMINISTRAÇÃO, 
  • PRECAUÇÕES, EFEITOS ADVERSOS, 
  • USO NA GRAVIDEZ, 
  • AMAMENTAÇÃO e 
  • COMENTÁRIOS.
Tela antibióticos no iPhone

Tela Doenças no iPhone

Tela patógenos no Iphone

Tela Classes no iPhone



Idioma: Português
Preço: $6,99





Iremos sortear 4 promocodes do app Guia dos Antibióticos no Twitter dia 19/10/13! http://migre.me/gkvR7

10 de out. de 2013

Demanda de saúde móvel (mHealth) nos dispositivos médicos

Glicosíetro com iPhone

A demanda de atendimento centrado no paciente está mudando o mercado de dispositivos médicos. 
O interesse do consumidor na gestão da saúde pró-ativa com dispositivos de monitoramento integrados aos smartphones , como glicosímetros, além de gadgets de fitness como FitBit, Nike Fuel e Sensoria, está levando os fabricantes de equipamentos médicos a repensar a inovação em eus produtos destinados a pacientes.
Neuroestimulador
A Medtronic, empresa de dispositivos médicos como marcapassos, CDI e bombas de insulina comprou a Cardiocom, empresa de monitorização remota de pacientes e telemedicina. O que faz uma empresa de produtos médicos entrar na área de serviços, especificamente na área de gestão de doenças crônicas?David Shaywitz, colaborador da FORBES, avalia que as empresas de produtos médicos, com a inovação,  tem elevado o custo do cuidado médico e que com a entrada no setor de serviços de monitoramento, além de melhorar a gestão de doenças crônicas, fazer a análise do preço/benefício do produto, agradam o usuário final.
Bomba de insulina
Pacientes estão descobrindo que os smartphones são muito mais que simples telefones celulares e que podem ser tornar valiosos assistentes da sua própria saúde.

 Necessidade saúde móvel (mHealth) nos dispositivos médicos é um posto original do TI Medicina. Quando copiá-lo, adiconar a fonte.

6 de out. de 2013

Soluções robóticas para axiliar em marcha no Japão

Do blog Digital Drops vem esse post muito interessante: 
A Yaskawa Electric apresenta duas soluções que podem ajudar as pessoas a com dificuldades de movimento causadas por problemas de saúde a andar ou realizar atividades físicas, algo feito sob medida para a população idosa do Japão.

O Ankle Walking Assist Device (foto acima) é uma espécie de bota com sensores na sola que ativam o mecanismo sempre que o pé atinge o chão, dando força a toda a perna para realizar o passo de forma correta. O produto deve estar disponível em 2015.



Já o Leg Rehabilitation Robot foi criado em parceria com o Hospital da Universidade de Kyushu, e funciona para fazer exercícios de fisioterapia para reabilitar pacientes com problemas nas pernas. Ele é capaz de fazer com precisão todos os movimentos repetitivos necessários para a recuperação dos pacientes.

Via Akihabara News.

4 de out. de 2013

Tecnologia móvel pode contribuir para aliviar falta crônica de médicos no País

"
A tecnologia não substitui o acompanhamento médico, mas pode ajudar a aliviar a falta crônica de profissionais e recursos em localidades remotas. Não é uma solução capaz de resolver todas as carências brasileiras, mas é um recurso que deveria estar no horizonte de quem traça as políticas de saúde pública. “Os novos recursos móveis são uma solução para ampliar o acesso à saúde e reduzir os custos, inclusive em países como o Brasil”, diz Topol. “Onde houver sinal de internet e telefonia móvel, poderemos ter pacientes emancipados e no comando de seu tratamento.”

Com a ajuda da telemedicina, um paciente do interior do Maranhão poderia ser acompanhado num centro de excelência de outra região sem sair de sua cidade.
É um recurso capaz de desafogar as unidades básicas de saúde, os prontos-socorros e de reduzir o problema de falta de especialistas em muitos municípios. Apesar disso, a tecnologia ainda não foi regulamentada no Brasil. Segundo as regras atuais do Conselho Federal de Medicina, o médico só pode atuar remotamente se estiver inscrito no conselho regional do Estado onde mora o paciente. Para atender doentes de três Estados, ele deve estar inscrito nos três. É o tipo de anacronismo que não combina com a era digital."
 
DR SMARTPHONE – REVISTA ÉPOCA
 

2 de out. de 2013

Curso Prático de Medicina Mobile na AMMG - Belo Horizonte 16/11/2013

Apresentação:
O curso tem duração de 4 horas, em local com wi-fi e tem caráter prático, onde os participanhtes aprenderão a utilizar os recursos de seus smartphones e tablets, sejam Androids ou iOS (iPhone e iPad) como assistentes de profissão.

Palestrante: 
Dra. Leandra Carneiro

Data: 
16/11/2013 de 8:00 às 12:00

Local: 
Associação Médica de Minas Gerais
Endereço: Av. João Pinheiro, 161 - sala 07
Centro, Belo Horizonte - MG, 
30130-180 

Público alvo:
Estudantes de Medicina, médicos e outros profissionais de saúde, 28 vagas.

Programa:

  • Introdução aos Smartphones e Tablets: Especificações, Segurança, Antissepsia
  • Como escolher um Smartphone ou Tablet Para Uso Médico
  • Produtividade Médica com Tecnologia Móvel: usos médicos
       - Aplicativos de referência bibliográfica
       - Aplicativos úteis: CID 10, Tabela AMB, TUSS, Procedimentos do SUS, etc
       - Aplicativos de discussão de casos
       - Acessórios para celulares : glicosímetros, esfignomanômetro, termômetro, saturímetro, etc
       - Prontuários eletrônicos Mobiles

Vagas: 28 participantes ( as turmas fecham com no mínimo 14)

Investimento: 
R$115,00

Faça já sua inscrição: http://timedicina.com.br/curso.html