28 de jan. de 2013

Infrascanner™ Model 2000: detector portátil de hematoma cerebral

Mais um desses gadgets médicos que eu queria ter no plantão! Esse agora é um detector portátil de hematoma cerebral, o Infrascanner™ Model 2000.

O Infrascanner pretende ser uma simples ferramenta de rastreamento para identificar pacientes de alto risco que devem ser submetidos a avaliações neurológicas e TC craniana. O dispositivo portátil usa tecnologia de near-infrared (NIR) para detectar hemorragia intracraniana. Sangue no espaço extravascular absorve mais luz NIR do que intravascular, devido a uma maior concentração de hemoglobina em um hematoma agudo em comparação com tecido cerebral. O Infrascanner mede a diferença de absorção de luz NIR e fornece um sinal positivo ou negativo para a probabilidade da presença de um hematoma.

O uso do dispositivo no paciente leva cerca de 2-3 minutos. Pode detectar hematomas maiores do que 3,5 ml de volume e até 2,5 cm de profundidade a partir da superfície do cérebro (ou 3,5 cm da superfície da pele). Em um estudo clínico em pacientes com hematomas epidural, subdural e intracerebral, a sensibilidade foi de 88% e especificidade de 90,7%, tornando-se uma ferramenta bastante confiável para triagem e priorização, mas não um substituto para a TC de crânio.
Link do produto: Medgadget

Um comentário: