18 de mar. de 2013

Microscópio com lente improvisada no iPhone 4S faz diagnóstico de parasitose intestinal

Lente esférica
Pesquisadores do The American Journal of Tropical Medicine and Hygiene publicaram um rabalho onde usam um iPhone 4S com uma pequena lente de 3mm e uma fita dupha-face para detectar ovos de helmintos. 

lente esférica com fita dupla-face em câmera de iPhone 4S
Um smatphone  foi transformado temporariamente em um microscópio com uma lente esférica de 3mm (Edmund Optics, Barrington, NJ) na câmera de um iPhone 4S (Apple, Cupertino, CA) com a fita de dupla-face (3M, St. Paul, MN) semelhante ao trabalho descrito por Smith e outros. 

Um orifício é feito no meio da fita dupla-face, posicionando-se a lente esférica na fita, em cima da lente da câmera do iPhone 4S. 

Um esfregaço Kato-Katz  em uma lâmina é colocado a 1mm da objetiva (Figura 1) e a iluminação é feita por uma lanterna genérica portátil incandescente alimentada por pilhas AA


A-T. trichiura em microscópio convencional e B- em câmera de telefone celular
C- A. lumbricoides 
microscópio convencional e D- em câmera de telefone celular

As imagens foram vistas na tela do telefone móvel, e de ampliação foi aumentada com a função zoom digital; estima-se que esse método poderia alcançar um equivalente de 50-60U ampliação.

A Microscopia do smartphone tem uma sensibilidade de 69,4% para a detecção de qualquer ovo de helminto e sensibilidades de 81,0%, 54,4% e 14,3% para o diagnóstico de Ascaris lumbricoides, Trichuris trichiura e ancilostomídeos, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário