24 de fev. de 2014

Sites de avaliação e classificação de médicos

Nos EUA, sites de avaliação de médicos estão se tornando tanto fonte de consulta para se escolher um profissional, quanto um local para postar comentários, muitas vezes anonimamente, sobre eles. ZocDoc, RateMD, Vitals, Heatthgrades são alguns exemplos de sites onde os médicos podem ser localizados, consultas marcadas online e avaliados. Mas os opiniões divergem bastante tanto entre os pacientes quanto entre os médicos.



Além de queixas de usuários que referem inconsistências de horários na agenda divulgada no site - maioria deles fazem marcações de consultas online - há também reclamações dos mesmos sobre a impossibilidade de publicar reviews negativas, o que obviamente deva-se a uma política dos sites e dos próprios médicos. Muitos pacientes desejam fazer as reviews anonimamente, mas a maioria dos serviços só permitem usuários cadastrados que usaram o serviço avaliem seus prestadores.

Um estudo publicando na JAMA em Fevereiro revela que 23% dos entrevistados usaram sites de avaliação médica para escolher seus cuidadores e 33% dos que não usaram disseram não o fazer por não confiar nas avaliações, já que o processo de classificação e avaliação não é transparente.


Opiniões desfavoráveis a esse tipo de serviço apontam que os médicos não devem ser sujeitos a esse tipo de avaliação, como outras commodities, como restaurantes e hotéis, pois o fato de não concordar com a conduta médica em uma consulta pode ser motivo de uma avaliação ruim. 

No Brasil, temos algo semelhante, o iMeds, que é uma comunidade médica onde o profissional pode ter uma página pessoal para ser localizado e avaliado. No cadastro, há uma opção "permitir ser avaliado", mas ainda não vi como essa avaliação é feita. Entendo que esse serviço aqui no Brasil não vá prosperar pois a aversão e resistência da classe médica à tecnologia ainda é muito grande. Vários projetos de marcação de agendas online independentes não obtiveram êxito, com exceção dos serviços oferecidos pelas operadoras de saúde, como o da Unimed BH. Mas no caso de eu estar errada, no site InformationWeek há 6 estratégias médicas para avaliações online.

Sites de avaliação e classificação de médicos é um post original do TI Medicina. Quando copiá-lo, adicionar os devidos créditos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário