26 de abr. de 2015

Artigo sobre comparação de gráfico de visualização de exames laboratoriais de 8 prontuários eletrônicos


Graphical Display of Diagnostic Test Results in Electronic Health Records: A Comparison of 8 Systems.
Sittig DF, Murphy DR, Smith MW, Russo E, Wright A, Singh H. Journal of the American Medical Informatics Association : JAMIA : 2015 Mar 18 pg

Objetivo: determinar o quão bem registros eletrônicos de saúde (RES) atuais facilitaram os processos de visualização e interpretação dos resultados dos testes laboratoriais clínicos. Foram avaliadas as telas gráficas dos resultados dos testes laboratoriais em oito RES usando critérios objetivos para gráficos ideais com base na literatura e na opinião de especialistas.

Método
Foram avaliadas telas gráficas de visualização de resultados de exames laboratoriais em oito interfaces do usuário de Registros Eletrônicos de Saúde, como na tabela 1.

sistemas avaliados

Foram desenvolvidos 11 critérios para gráficos ideais baseado na literatura,  e usados para a comparação dos RES, como pode ser visto abaixo:

critérios de avaliação


Visão geral dos critérios utilizados para avaliar telas gráficas da RSE
  • Patient ID visible: O nome do paciente, data de nascimento e sexo são claramente apresentados no gráfico, ou no quadro de exibição que incorpora o gráfico e não pode ser obscurecido ao ver o gráfico.
  • Title: A descrição do conteúdo do gráfico, incluindo a(s) variável(eis) observada (s), é(são) claramente visível(eis) no gráfico.
  • x-axis label: A descrição do significado do conteúdo do eixo x é exibido claramente. O rótulo de "Data" ou "Time" pode ser suprimido se os rótulos do eixo x são claramente identificados com data (02 de fevereiro de 2015) ou hora (11:00).
  • x-axis scale: O eixo x tem intervalos de escala espaçados de maneira uniforme. 
  • x-axis values: O x -axis tem rótulos que indicam claramente o valor numérico de marcas de escala. As xrótulos -axis carrapato marca deve aumentar em valor como eles se movem da esquerda para a direita ao longo do eixo.
  • y-axis label: Etiqueta no eixo y mostra claramente o nome da variável e suas unidades (por exemplo, Pressão Arterial Sistólica [mm Hg]).
  • y-axis scale: O y -axis tem intervalos de escala espaçados de maneira uniforme 
  • y-axis values: O eixo y tem rótulos que indicam claramente o valor numérico de marcas de escala. Os rótulos de marcas de escala do eixo y devem aumentar em valor à medida que avançam desde a parte inferior para a parte superior do gráfico.
  • Legend: Se existirem duas ou mais variáveis no gráfico, deve haver uma legenda explicando as diferentes cores ou formas utilizadas para marcar os pontos de dados.
  • Reference range: O intervalo de referência é mostrado para cada variável observada. 
  • Data details: Valores exatos de pontos x-y devem estar disponíveis (por exemplo, o usuário pode ver, passe o mouse sobre com o mouse ou clique para ver mais detalhes) para cada ponto de dados em gráfico. 

A avaliação revelou que nenhum dos gráficos dos RES que estudamos reuniu todos os 11 critérios de avaliação. A magnitude da deficiência de 10 de 11 critérios para 5 de 11. Nenhum tinha um gráfico com rótulos do eixo x nomeados ou com as unidades de medida. Um sistema representou graficamente os resultados em ordem cronológica inversa (ou seja, os resultados mais recentes sobre o lado esquerdo do gráfico). Outro sistema mostrou dados coletados em pontos desigualmente espaçados no tempo, o que teve a percepção visual de desvio entre pontos de dados interpretada erroneamente. Esta deficiência teve um impacto negativamente significativo sobre a segurança do paciente. Apenas dois sistemas permitiam aos usuários ver ao passar o cursor, ou clicar em um ponto de dados para ver os valores exatos das coordenadas x - y. Três sistemas não exibiam ID do paciente diretamente no gráfico. 

Cursor mostra dados exatos

ordem cronológica inversa dos dados
Discussão/Conclusão:
A visualização e interpretação dos resultados de testes laboratoriais é fundamental na segurança do paciente. Além disso gráficos que mostram os dados em ordem cronológica inversa pode causar confusão aos usuários.
A visualização clara e imprecisa de dados ao longo do tempo pode ter sérias implicações na tomada de decisão clínica.
Recomenda-se que a legislação vigente nos EUA possa garantir a exibição visual clara e precisa dos dados laboratoriais  através de critérios no teste de certificação. Estes critérios devem ser baseados na melhor evidência científica disponível a partir da literatura e da opinião de especialistas, quando não houver evidência publicada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário