12 de jul. de 2016

Óculos para daltônicos: EnChroma



Eles podem parecer óculos de sol, mas o produto da EnChroma realmente aumenta a saturação das luzes vermelha e verde, melhorando a visão de cores em pessoas com daltonismo especifico para as cores vermelho e verde, a deficiência de percepção de cor mais comum, afetando até um em cada 12 homens e uma em 200 mulheres (a falta da visão de cores por completo é muito rara).

A maioria das pessoas têm três tipos de cones para detecção de cor em seus olhos: vermelho, verde e azul. Os comprimentos de onda da luz que estes três cones absorvem possuem regiões que se sobrepõem. Daltonismo é frequentemente um resultado de um cone com defeito que faz com que os comprimentos de onda se sobreponham ainda mais, resultando em dificuldade em diferenciar cores. Os óculos da EnChroma usam um filtro para eliminar estes comprimentos de onda sobrepostos, permitindo uma distinção mais clara entre as cores, especialmente vermelhos e verdes.

O site da EnChroma deixa claro que seus óculos não curam o daltonismo, assim como óculos de leitura não curam a hipermetropia. Mas uma verdadeira cura poderia vir um dia sob a forma de terapia genética para entregar genes funcionais para as células que respondem à cor na retina. Jay Neitz, professor de oftalmologia da Universidade de Washington, demonstrou a viabilidade desta ideia em macacos em 2009. E no ano passado ele se juntou com a Avalanche Biotechnologies para tentar levar esta tecnologia para ensaios clínicos.

Outra ressalva para os óculos da EnChroma é que eles não são recomendados para os testes de visão de cores necessárias para determinados postos de trabalho, incluindo operar navios, aviões e transporte público.

Vejam a reação das pessoas:



Fonte: MIT Technology Review

Nenhum comentário:

Postar um comentário