13 de jul. de 2010

OnLine Doctor: sistema gratuito para gerenciamento de consultórios médicos

OnLine Doctor é um sistema gratuito para gerenciamento de consultórios médicos. Sistema oficial da SBOT – Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Febrasgo – Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia e a SBCP/MG – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Seção Minas Gerais, conta com mais de 1 milhão de prontuários e milhares de médicos cadastrados em todo o Brasil. As receitas para seu funcionamento vem da publicação de banners, da mesma forma que outros serviços gratuitos de sucesso, como o Google e o Microsoft MSN. 



De forma rápida e simples, acessando de qualquer computador ligado à internet, de sua rede local ou de seu celular, e com a mesma segurança das transações bancárias, o médico tem sempre o controle de seu consultório, sua agenda e dos prontuários de seus pacientes. Finalmente, o avanço da medicina chegou à gestão dos consultórios. 






AcessoSão dois tipos de acessos. Pela internet, com login e senhas confidenciais, como ao acesso ao home banking. Quando quiser e de qualquer lugar, o médico entra e confere, altera e imprime todos os dados de seus clientes. E ainda pelo celular, tecnologia WAP com interface simplificada, adaptada ao seu aparelho, para acesso às fichas, históricos, agendamentos, etc.

Um espaço com artigos, resenhas, notícias, dicas, calendário de eventos, seminários, além de outras novidades. Mais do que propiciar a troca de informações, o blog é uma excelente oportunidade de relacionamento profissional entre os usuários.Controle FinanceiroCom o OnLine Doctor também é muito mais fácil cuidar da parte financeira, porque o sistema controla totalmente a receita do consultório, seja de particulares, convênios, clínicas ou hospitais, computando também as unidades padrões de valor dos planos de saúde. O fechamento da receita é feito no período que o médico determinar, relatando todo o movimento do consultório, número de consultas, retornos, etc.
O OnLine Doctor não limita a quantidade de dados armazenados no seu banco de dados. O médico pode assim, inserir todas as informações que julgar necessário.
Além dos backup’s feitos diariamente em nosso banco de dados criptografado, o médico pode fazer backup’s para a sua máquina. Esses backup’s podem ser feitos diariamente, semanalmente ou mensalmente, ou de acordo com a necessidade do próprio médico.
Todos os dados que ficam armazenados no banco de dados do OnLine Doctor são criptografados, ou seja, estão em código. Assim, somente o médico, com login e senha, possui acesso às informações inseridas no sistema.

Caso uma secretária trabalhe para mais de um médico, não é necessário que ela abra várias janelas sendo cada uma para um médico, ela pode controlar seu serviço somente por uma janela. Para isso o médico deverá informar quando estiver realizando o cadastro da secretária que deseja compartilhá-la, assim quando o outro médico cadastrá-la será notificado o compartilhamento.
No OnLine Doctor o médico master pode associar médicos ao seu login. Esse médico associado tem o acesso que o médico master determinar, podendo desde apenas participar de chats, visualizar casos de pacientes específicos ou até mesmo atender a todos os pacientes, quando o médico master estiver ausente.
É possível a configuração dos dias e locais onde o médico atende, levando em conta ainda o bloqueio de dias isoladamente e a inserção de consultas extraordinárias. À medida que agenda pacientes o OnLine Doctor vai formando a agenda do médico. Assim, diariamente, quando o médico acessar sua página principal ele terá acesso a sua agenda do dia, ou se preferir, pode mudar o período de visualização.
Com o cadastramento dos pacientes o médico pode posteriormente fazer a impressão de etiquetas para mala direta. Essa impressão pode ser filtrada por nome, sexo, idade, estado, cidade e por bairro.
Para facilitar o atendimento ao paciente o médico pode pré-cadastrar textos e depois somente inseri-los. Os textos que podem ser cadastrados são: medicamentos, exames, atestados, observações e anamneses.
O OnLine Doctor possui um padrão montado pelo sistema com os dados do cadastro do médico. Esse padrão pode ser trocado pelo cabeçalho do papel timbrado do médico.
O OnLine Doctor possui uma lixeira, onde ficam armazenados dados excluídos dos agendamentos e clientes. Esses dados podem ser recuperados a qualquer momento.
O médico pode enviar o prontuário de um paciente, com todas as anotações e exames anexados, para um colega, caso queira discutir algum caso ou buscar uma segunda opinião.
É possível inserir imagens dentro do OnLine Doctor. Essas imagens podem ser inseridas dentro de consultas, exames e dados importados.
O médico pode busca entre seus pacientes aqueles que tiveram quadros semelhantes, para comparar casos.

O OnLine Doctor possui uma listagem completa dos CID’s, onde o médico pode buscar o CID tanto pelo nome, ou parte do nome, e pelo código. O médico pode também configurar seus CID’s favoritos, para facilitar as buscas.O médico pode visualizar os resultados de exames para comparar a evolução do paciente.
Todas as consultas, exames e documentos emitidos de cada paciente ficam armazenados no sistema para uma posterior consulta. Caso exista um histórico anterior ao uso do sistema, esses dados podem ser importados para o OnLine Doctor.






6 comentários:

  1. "OnLine Doctor possui a declaração de conformidade perante a Sociedade Brasileira de Informática para a Saúde (SBIS) e o Conselho Federal de Medicina (CFM), garantindo, dessa forma, que o sistema atenda a todos os requisitos de segurança, conteúdo, estrutura e funcionalidade".
    Esta informação precisa ser retificada pois dá a entender que o sistema é certificado pela SBIS/CFM, o que não é verdade

    ResponderExcluir
  2. Sim, Dr. Leonardo, obrigada pela correção. O OnLine Doctor está de acordo com NORMAS TÉCNICAS PARA O USO DE SISTEMAS INFORMATIZADOS
    PARA A GUARDA E MANUSEIO DO PRONTUÁRIO MÉDICO, estipuladas pelo CFM e SBIS, mas não possui certificação SBIS / CFM , que é a avaliação e aprovação, de acordo com o manual de certificação, do conjunto completo de subsistemas e componentes que compõem o S-RES, devidamente configurados de forma a atender aos requisitos especificados no Manual de Certificação para Sistemas de Registro Eletrônico em Saúde (S-RES).

    ResponderExcluir
  3. Acho que não é bem assim. A softwarehouse se declara em conformidade com as exigências do manual de certificação CFM/SBIS. Este é um procedimento que estava sendo usado na fase I do processo de certificação, que não está mais em vigor desde que iniciamos a fase II.
    O sistema pode até estar de acordo com as normas, mas ninguém ainda auditou, ou porque não foi solicitado ou porque está na fila aguardando.
    Precisamos tomar muito cuidado com esta questão de certificação de software, principalmente num momento como este que estamos atravessando onde a quantidade de sistemas que estão aparecendo para uso médico e odontológico é enorme, muitos deles com versão free...

    ResponderExcluir
  4. Recebi por email:
    "Cara Dra. Leandra
    Vimos a publicação em seu blog, que seguimos diariamente, e agradecemos.

    Com relação ao comentário do Dr. Diamante, nós apresentamos à SBIS a declaração de conformidade com as normas definidas por ela durante a fase I. Como estamos finalizando nova versão do sistema, e as normas da SBIS mudaram desde a apresentação de nossa declaração, iremos dar continuidade ao processo de certificação já com a nova versão.

    Para evitar qualquer dúvida, retiramos do site a referência a esta declaração de conformidade.

    Estamos à sua disposição para quaisquer outros esclarecimentos.

    Muito obrigado por sua atenção.

    José Luiz Passos de Carvalho
    Netcom Ltda
    Diretor Executivo
    "

    ResponderExcluir
  5. Senhores

    É muito dificil realizar algo de útil neste país, contra todos os entraves burocráticos, falta de capacitação humana, falta de recursos e apoio institucional. Parabenizo todos os idealistas que construiram sistemas de prontuários eletrônicos com sacrifício e esforço próprios, como o OnLine Doctor citado acima, e o meu próprio, Saude Direta.

    Só quem construiu algo parecido sabe o que digo. E muitos críticos JAMAIS realizam algo como estes sistemas. Conheço muitos teóricos de PEP, mas nada de prático foi construido por eles.

    Estes críticos de plantão estão em toda parte, dizendo que o sistema não é perfeito, não tem isto e aquilo, que não é adequado ou não segue as normas burocráticas, etc... etc...

    Como médico praticante vejo que a saúde anda de mal a pior, a qualificação dos colegas idem.

    Não adianta exigir PEPs maravilhosos para serem utilizados por médicos despreparados e sem recursos mínimos ao bom exercício da medicina. Prontuário certificado, maravilhoso, não melhora a qualidade da saúde. As pessoas continuarão morrendo nas mãos da má medicina, agora de forma digital.

    Defendo que o prontuário eletronico dos pacientes deve ser uma ferramenta facilitadora do trabalho médico. Deve ter conteúdo para se evitar erros médicos (66% deles são evitáveis), deve melhorar a prescrição médica (67% delas contém erros), deve auxiliar na escolha dos medicamentos (no Brasil morrem 78 mil pessoas/ano pelo uso incorreto dos medicamentos). Este deve ser o foco.

    Se um PEP não atende todas as normas burocráticas, mas atende às necessidades dos médicos, ele já se justifica. Já contribui para melhorar a saúde da população. Com a evolução este PEP, ainda não certificado, vai chegar lá.

    A SBIS/CFM deveria ao menos cobrar um valor razoável pela certificação, para dar oportunidade aos idealistas como nós conseguirmos a certificação.

    Construí o Portal Saúde Direta com recursos próprios e de minha família. Tenho trabalhado intensamente no projeto, e afirmo que nenhum destes teóricos me prestou qualquer colaboração para erguer o sistema.

    Uma única coisa me move para realizar meu projeto: vou salvar vidas, tenho certeza. E isto me basta para caminhar para a frente.

    Paulo Celso Budri Freire,
    Médico Coordenador do Portal Saúde Direta
    www.saudedireta.com.br

    ResponderExcluir