27 de jul. de 2010

Tecnologia Móvel para Medicina: o windows mobile e o HTC HD2

Começando uma série de posts sobre as funcionalidades da tecnologia móvel para a Medicina, o  Dr. Samuel Lucas Nascimento Reis fará uma avaliação pessoal dos sistemas operacionais e o que há de melhor e de mais usabilidade atualmente.


"É muito difícil dizer qual dos PDAs é superior a outro. Pode-se  dizer qual o que melhor lhe serve. E difícil escrever ou exprimir opinião, e não ser tendencioso a aquilo que se gosta.
A Apple, aos cuidados de Steve Jobs, como quase tudo que produziu na última decada, criou um aparelho apresentando hardware e software, que alia uma interface, até o momento, insuperáveis para muitos. Mas o que mais chamou atenção no Iphone e companhia é o fato de ter uma tela capacitiva que lhe permitia maior facilidade no tato e atraiu muitos desenvolvedores se tornando em muito pouco tempo o PDA que detém o maior número de aplicativos para todos os gostos e profissões.
Mas não se pode dizer que por isso ele é o melhor. Hoje se encontra no mercado várias opções de aparelhos com os mais variados recursos. A tela capacitiva já fora desenvolvida por todas as concorrentes, relegando a disputa para o desenvolvimento de software, basicamente. 
Em Novembro do ano passado, por exemplo, a HTC  desenvolveu um aparelho que apresentava o melhor conjunto de hardware até então desenvolvido, porém mantinha um sistema operacional que estava às voltas de ser abandonado pelo seu desenvolvedor (WM 6.5). Listarei o que ao meu ver tem de melhor em termos de usabilidade. 



Como tenho acesso aos 3 sistemas operacionais, aos meus olhos, são os mais importantes no momento: O antigo WM, IOS e o mais recente Android, listarei apenas o que acho de positivo, e futuramente falarei dos pontos negativos.
Vai aí o que acho sobre o WM. 

WM (Windows Mobile): 
Ficou no tempo, é bem verdade. Chama muito a atenção como a Microsoft abandonou o Windows Mobile, que teve a sua última versão o 6.5, mas ainda apresenta aplicativos não superados pelos concorrentes. 


O melhor aparelho que seria o representante deste sistema operacional seria o HTC HD2 que possui uma tela capacitiva de 4.3 polegadas, tem a possibilidades de ter vários programas muito úteis na área médica. Vou listar os principais: 
  • Office: permite ler e editar arquivos em Word, Exel e P. Point e para aqueles que precisam apresentar algum trabalho ele oferece a opção de apresentá-lo em uma televisão com os devidos cabos; 
  • Leitor de CHM que permite ler os principais livros lançados no mundo, 
  • Isilo, para os nostálgicos usuários do antigo PALM, 
  • manuais de ATB como o Sanford, 
  • Dicionários e principalmente o UPTODATE (também apresenta suportes para PALM) sendo este o mais importante devido ao grande banco de dados, e para os Anti-pirataria pode-se comprar o original no site do mesmo, uma vez que [e um bom aplicativo, normalmente, é pago e as vezes muito caro. 
  • Não precisamos nos referir a funcionalidade como aparelho celular, já que não é o que vem ao caso. 
O aparelho apresenta outra grande vantagem, ser uma extensão do velho Windows, já que são poucos os que possuem um Mac ou mesmo a plataforma Linux."

Aguardem os próximos posts do Dr. Samuel! Comentários são muito bem vindos!

2 comentários:

  1. Oi Dr. Samuel,

    Boa noite!!

    O que esta novidade móvel vai trazer de bom para clientes como eu que vivo viajando a trabalho, tenho pressão controlada (hipertensão) e no caso de alguns descontroles, preciso falar com o meu médico e não consigo?

    Na verdade quero saber até que ponto podemos confiar nesta nova tecnologia?

    ResponderExcluir
  2. Dr.Samuel,

    Estou tratando da Pressão ( hipertensão)com um médico maravilhoso e muito capaz ( você).

    Este novo aparelho vai ajudar com que eu consiga comunicar com vc estando em outros estados com a pressão um pouco alterada.

    Aguardo retorno

    Luciana ( lulukamp@hotmail.com)

    ResponderExcluir