31 de ago. de 2010

Desafios na implantação de prontuários eletrônicos em instituições de Saúde

Vemos hoje, muito principalmente no setor público, o gasto mirabolante com prontuários eletrônicos e depois os mesmos não são usados e são postos de lado. Mas porque isso ocorre?
Vou iniciar hoje uma série de posts sobre esse assunto e o que pode ser feito para melhorar a introdução de novas tecnologias e a aceitação e uso correto das mesmas na saúde. 


"desafios na implantação de prontuários eletrônicos em instituições de saúde"
Por Prof. Carlos Magno Machado Dias*
Segundo Mourão e Neves (sd) os desafios a serem enfrentados para introduzir as tecnologias da informação podem ser de ordem: 

a) Social (quando a cultura das organizações interconectadas passa a exercer uma forte influencia sobre as operações do sistema de informação, provocando a obstrução do processo de comunicação nas organizações); 
b) Econômica (quando a implantação das tecnologias da informação representa um alto investimento para as organizações); e 
c) Tecnológica (quando a incompatibilidade de softwares, hardwares e protocolos de transmissão de dados representam alguns entraves a implantação dos sistemas de informação na organização.
Segundo os mesmos autores as restrições à introdução das tecnologias da informação também estão relacionadas ao contexto interno das organizações. A Tecnologia da Informação pode provocar resistências individuais e coletivas, oriundas de ansiedades, incertezas, ameaça de mudanças culturais e à estrutura do poder. Esta mudança implica também no aprendizado de novas orientações e no rompimento com velhos conceitos e experiências passadas e pode vir acompanhada de medo do desconhecido, especialmente quando estiver em risco a auto-estima, a reputação e a carreira das pessoas.
A literatura sobre o tema já destaca que a resistência à implantação de Sistemas de Informação representa uma das maiores causas do insucesso dos projetos de informatização nas diversas organizações. Em grande medida essa resistência é produto de uma modificação na estrutura da organização, que afeta as relações de poder, e leva a uma diminuição de autonomia e a um aumento do controle sobre o trabalho.
Todavia a questão da cultura organizacional tem sido deixado em segundo plano nos estudos que avaliam os processos de implementação e funcionamento de prontuários eletrônicos. Estes estudos têm destacado a eficácia da ferramenta para obtenção de informações sobre os pacientes.
Negligenciar a relevância dos custos inerentes às resistências sociais pode estar a ser hoje um dos maiores dificultadores da ampla difusão dos prontuários eletrônicos, além evidentemente, de aumentar consideralvelmente os custos e transtornos durante o processo de implementação. Faz-se necessário, portanto, desenvolver estudos que demonstrem a real dimensão das resistências originarias de fatores sociais sobre os processos de implantação de prontuários eletrônicos em serviços de saúde a fim de que ao planejamento dessa implementação sejam inseridas as ferramentas mais adequadas à superação dessas dificuldades.
Mourão, Alice Diniz; Neves, Jorge Tadeu de Ramos. Impactos da Implantação do Prontuário Eletrônico do Paciente sobre o Trabalho dos Profissionais de Saúde da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

* Prof. Carlos Magno é Sociólogo. Twitter Linkedin 

3 comentários:

  1. Olá, Leandra.
    Os desafios da implantação de um prontário eletrõnico é enorme: se as prefeituras contratam empresas para desenvolver um sistema, corre o risco de não atender às necessidades dos médicos... comprar um sistema pronto, costuma ficar caro demais.
    Aliás, ainda não existe um prontuário realmente online, acessado diretamente pelo navegador, com segurança, e realizado por equipe de Engenharia de Software... A maioria são falhos e não tem usabilidade.

    Sou seu colega, Cardiologista, e estou empenhado em discutir alguns temas e principalmente empenhado neste projeto de REDE SOCIAL EM SAÚDE.

    Pacientes podem acessar,criar grupos de discussão, convidar seu médico para participar...
    Rede Social - MeuProntuario.net
    http://www.meuprontuario.net/prontuario-medico/comunidade/rede-social
    www.MeuProntuario.net
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Acho que sempre seria adequado uma consultoria antes de comprar ou implantar um prontuário eletrônico, seja para um consultório, clínica ou hospital. Cada um tem seus objetivos, e para cada um há um software que corresponderia tanto as expectativas financeiras quanto e, principalmente, as de segurança de dados.

    Achei muito interessante o MeuProntuario.net e estou usando-o mesmo não atendendo consultório.
    Acho que a rede social em saúde tem muito a acrescentar aos nossos serviços e pacientes.

    ResponderExcluir
  3. Leandra

    A implantação de um PEP web está ocorrendo na Escola Paulista de Medicina e a adesão dos médicos tem sido muito boa, porque organiza o caos da papelada de pacientes. Sou responsável pela implantação no Departamento de Dermatologia e tenho observado que a adesão de residentes é muito boa. A maior resistencia é dos professores mais velhos. É impressinante a facilidade dos jovens na navegação pelo sistema. É questão cultural mesmo.

    Por outro lado tenho o Portal Saude Direta, com mais de 1500 médicos usuários cadastrados (www.saudedireta.com.br).

    Nestes dois sistemas a adesão do médico se resume em oferecer uma maneira melhor de trabalhar. Se facilita o trabalho diário, é bem aceito. Oferecer ferramentas úteis como banco de dados de medicamentos, banco de dados de interações medicamentosas, protocolo médicos, links, etc... facilita a adesão ao sistema.

    Convido você (e todos os interessados) a fazer uma visita ao Departamento de Dermatologia da Escola Paulista de Medicina. Nosso endereço: Rua Borges Lagoa, 508 SP Capital (www.unifesp.br/dderma)

    ResponderExcluir