15 de dez. de 2010

Top 20 aplicativos médicos grátis para iPhone

1. Medscape


O Medscape é uma das aplicações gratuitas mais procuradas na App Store. Essa aplicação possui mais de 6000 medicamentos para consulta, um guia para doenças e sintomas além de uma seção dedicada a consulta de procedimentos médicos. As informações contidas no Medscape são claras e concisas com imagens e vídeos contendo exemplos.

Links:


2. Micromedex

Seguintes informações sobre medicamentos:

• nomes genéricos
• nomes comerciais
• Classe Terapêutica
• avisos de tarja preta
• dosagem: adultos e pediátrica
•situações de ajustes de dose
• indicações 
• posologia
• via de administração
• contra-indicações
• Precauções
• efeitos adversos (separados em "comum" e "grave")
• interações medicamentosas •
• Categoria de gravidez
• amamentação
• mecanismo de ação
• farmacocinética
• toxicologia
Disponível para iPAD também.

Links:


3. New England Journal of Medicine


Esse app traz a maioria do conteúdo do site NEJM para o seu iPhone em um formato otimizado. O aplicativo possui quatro seções, abrangendo artigos recentes, imagens, áudio e vídeo. O app inclui a "primeira linha" de artigos, mas há uma defasagem de sete dias para os artigos estarem disponíveis através do aplicativo. O aplicativo é gratuito,compatível com iPhone, iPod touch, e iPad, incluindo por um tempo limitado o acesso a todo o conteúdo do NEJM.



Links:


4. Epocrates:


É um aplicativo para celular usado por 1 em cada 4 médicos americanos. Com ele instalado, o médico pode: consultar rapidamente e entender melhor sobre algum medicamento, saber sobre interações, identificar pílulas e calcular a dosagem correta. Não é à toa que o médico particular do Steve Jobs pediu para o aplicativo ser um dos primeiros a ser desenvolvido no iPhone. Abaixo uma conversa com um dos fundadores da empresa.

Links:

5. MedCalc


Calculadora médica que contém mais de 70 das equações mais comumente usadas e ferramentas de score.

Características:
- Disponível em 4 idiomas (Inglês, Francês, Alemão e Espanhol)
- Uma seleção muito grande de fórmulas, score e classificações
- Informações detalhadas e referências bibliográficas para cada fórmula
- Procure por equações por nome ou palavra-chave
- Lista personalizável de equações favoritas
- Lista de equações utilizadas recentemente
- Livre (e open source)


Links:

6. Radiology 2.0: One night in the ED

Esta rica ferramenta de aprendizagem em radiologia de emergência é baseada no One night in the ED. A discussão de casos clínicos é muito interessante. Abaixo um caso de dissecção aguda de aorta:
clique na imagem para vê-la ampliada

Links:

7. Skyscape: RxDrugs and OCM (Outlines in Clinical Medicine)


Aplicativo free que , após instalado, se conecta com o site da skyscape e instala no iphone: OCM e RxDrugs, TODOS FREE.
A navegação é excelente e rápida .

Links:


8. Living Medical Textbooks

Há 5 Textbooks médicos variando do tema de Diabetes a Esclerose múltipla, mas o que os torna particularmente atraentes é que eles são atualizados constantemente com novos dados.



Links:

- iTunes link to Living Medical Textbook apps: Diabetes ; Parkinson’s Disease Multiple SclerosisLeukemia & MDS ; Metastatic Melanoma

9. Medical Radio


Rádio médica online, que apresenta discussões interessantes e apresentações sobre diversas especialidades.
Este é um produto da ReachMD, uma rádio via satélite que publica informações médicas que também estão disponíveis dentro desta aplicação.


Links:

- Link do iTunes para ReachMD Médica Rádio


10. Neuromind


Neuromind é uma excelente ferramenta para estudantes de medicina, residentes de neurologia e até mesmo neurocirurgiões. Ela contém uma grande quantidade de informação sobre neuro-anatomia.

Links:


11. Prognosis: Your Diagnosis


Game de simulação de casos clínicos que tem por objetivo ser divertido. O nível dos casos clínicos é mais adequado para estudantes de medicina e paramédicos.

Links:



12. Harvard’s Public Health News App


Surpreendentemente útil e funcional, o app trás notícias da School of Public Health de Harvard, e o interessante são os vídeos e áudios.

Links:




13. Radiopaedia Teaching Files – Lite


Esse aplicativo é baseado no site da Radiopedia, uma enciclopédia de radiologia editável, com imagens e espaço para discussão de casos difíceis. Essa versão Lite tem 10 casos clínicos grátis.

Links:




14. Ahrq ePSS


Esse aplicativo é uma ferramenta de saúde pública com dados da  US Department of Health and Human Services (HHS) — da Agency for Healthcare Research and Quality (AHRQ) e que inserindo a idade de um paciente juntamente com alguma informação demográfica, fornece um screening básico e informações de saúde pública relevantes para o paciente.

Links:


15. Dragon Medical Search


É grátis por tempo limitado, tem reconhecimento de voz e faz a busca médica incluindo o CID9  e dados agregados do Medscape, Medline e outros.

Links:



16. Epocrates - Calculadoras


GFR calculator, BMI tool, STAT cholesterol, CardioMath Tool and Seattle Heart Failure Risk Calc.


Links:




17. MedPage Today


As últimas notícias e novidades da medicina no seu iPhone. Essa aplicação foi criada em parceria com a Escola de Medicina da Pensilvânia para trazer as melhoras notícas médicas para a prática. Além de exibir notícias em forma de texto e imagens, também é possível acessar vídeos e audio através dessa aplicação.

Links:


18. Doximity


Facebook para médicos, Doximity é uma rede privada exclusive para médicos e estudantes de medicina.

Links:



19. Drop Box


Tecnicamente não é um app médico, mas O Dropbox é um dos aplicativos de produtividade mais úteis que você pode ter em seu iPhone. Ele compartilha arquivos na nuvem e que podem ser acessados por vários dispositivos diferentes, ideal para quem utiliza um computador no trabalho, outro em casa e celular, e precisa do mesmo material.


O aplicativo cria uma pasta dentro do Dropbox na qual será destinada somente à edição dos textos. Você poderá iniciar a escrita do texto no próprio aparelho para terminar no computador e vice-versa. Terá ainda opções de edição, como: disponibilidade de fones, tamanhos e cores, além de informações como número de caracteres (muito útil) e a última vez que o arquivo foi alterado.


Links:

20. 3D Brain and Lose it

2 fantásticos aplicativos para ser usado com seus pacientes: 3D brain e Lose it

3D brain: Usando gestos do iPhone, o aplicativo permite dar zoom e girar imagens do cérebro de uma forma tridimensional.

Links:

Lose It: permite aconselhar pacientes sobre dieta e exercícios. 

Links:

2 comentários:

  1. O texto foi baseado no site http://www.imedicalapps.com/. Lá tem muitas outros assuntos interessantes sobre aplicativos méedicos.

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Leonardo, sou desenvolvedor de softwares com 20 anos de experiência no mercado.
    Estou montando com mais 2 sócios uma empresa de desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis ( smatphones e tablets ).
    Gostaria de oferecer nossos serviços a vocês. Poderíamos criar uma parceria onde você nos ofereceria a idéia de uma aplicação para sua área, e a consultoria dos requisitos necessários para criar o aplicativo, como detalhes técnicos da sua área. Assim você teria uma aplicação que atenda suas necessidades sem custo algum. Minha empresa lucraria apenas com a venda do produto na App Store e no Google Play.

    Caso você não esteja precisando dos nossos serviços, mas conhecer colegas de profissão que precisem, agradeço se reenviar este e-mail até eles.

    Nos escreva : lsaganski@gmail.com

    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir