10 de out de 2011

Medicina: 4 melhores aplicativos para uso em hospitais

Apps revolucionam o modo de diagnosticar, como enfermeiras interagem e o recebimento de tratamentos. 

A tecnologia de ponta que pode melhorar significativamente o cuidado da saúde pode não vir na forma de um sistema de computação multimilionário. Pesquisas recentes provaram que aplicativos (apps) de smartphones podem ser usados em formas mais úteis do que o jogo Angry Birds. De fato, eles estão revolucionando a maneira que os médicos realizam diagnósticos, enfermeiras interagem e pacientes recebem tratamentos.

Christina Thielst, autora, administradora de saúde e fundadora do blog Christina’s Considerations, dá sugestões dos quatro melhores tipos:

1.1. Aqueles que liberam os profissionais de Saúde do escritório ou locais de trabalho: De acordo com Thielst, os aplicativos mais benéficos para médicos e enfermeiras são aqueles que os mantêm com mobilidade. “Os apps que serão úteis para fornecedores de saúde serão aqueles com acesso ao registro eletrônico de saúde. Já existem hospitais que estão criando seus apps com acesso a registros específicos, e alguns fornecedores de EHR procuram incorporar apps (em seus produtos) assim seus clientes podem acessar seus registros”. 


app Mobile MIM no iPad
2.2. Aqueles que oferecem acesso a exames de laboratório e de imagem: “Acesso a exames de laboratórios, EEG e ECG também serão importantes”. Em fevereiro desse ano, o FDA liberou a Mobile MIM, o primeiro app de diagnóstico de radiologia. De acordo com o FDA, o app tem transparência de 510 (k) e permite aos usuários não apenas visualizar imagens, mas também realizar diagnósticos médicos baseados em Tomografia Computadorizada, ressonância magnética, e tecnologia de medicina nuclear, como a tomografia por emissão de pósitrons (PET).



 iphone em um dermatoscópio
3.3. Aqueles que transformam smartphones em dispositivos médicos: De acordo com Thielst: “apps que permitem aos médicos fornecer algum tipo de avaliação” estão se tornando extremamente populares. “Por exemplo, um app que transforme um smartphone em uma máquina de ECG para detectar ritmo anormal do coração ou determinar se um paciente está tendo um ataque cardíaco”. Além disso, pesquisas mostraram que apps que realizam diagnóstico de enfarte não são apenas convenientes, têm taxa de precisão de 94 a 100% e são particularmente úteis em zonas rurais.



App Guia dos Remédios
4.4. Aqueles que oferecem gerenciamento de clínicas: Apps para codificação, contas, refis de receitas, etc, estão otimizando o fluxo de trabalho e facilitando o processo para médicos e outros especialistas. Por exemplo, o popular app Hospital Rounds foi projetado para ajudar os profissionais em suas rondas, finalizar os apontamentos, documentar informações de cobrança, transmitir informações de cobrança para os escritórios, etc. O app E/M Code Check, criado para documentação e codificação médica, ajuda a aumentar a receita apresentando as exigências de documentação médica para apoiar um nível específico de codificação de uma forma clara.



Postagens populares