17 de fev. de 2009

Banco de dados virtual com informações de saúde deve seguir critérios rigorosos de sigilo

Por Filipe Pacheco - 05/10/2007 -
Com o novo sistema de banco de dados criado pela Microsoft, o HealthVault, um único usuário poderá agregar em uma conta informações de saúde de toda a sua família. A plataforma reúne desde resultados de exames a históricos hospitalares e de medicação. A empresa garante que as informações - disponíveis a médicos, hopitais e entidades da área depois de autorizadas por usuários - serão "armazenadas em um banco de dados seguro e encriptado".
Com essa nova plataforma disponível para testes nos Estados Unidos, médicos, clínicas e hospitais poderão tornar disponível informações pessoais da saúde de pacientes pela Internet, como a prescrição de medicamentos e níveis de pressão sanguínea e colesterol.
A Microsoft disse que as informações serão tratadas com critérios de segurança adequados. Os dados fornecidos serão controlados pelo usuário, de acordo com a página oficial do serviço - incluindo quais são as informações serão incluídas no sistema e quem são aqueles que podem visualizá-las. Indíces sobre condições de saúde dos adeptos do Health Vault não serão utilizadas para fins comerciais, a não ser que o usuário concorde com isso, informa a Microsoft.
O Health Vault conta com a parceria de diversas empresas do ramo de seguro de saúde, entidades e centros de pesquisa da área e conglomerados hospitalares. Entre alguns dos que já aderiram ao sistema está a Associação Americana do Coração, a Johnson&Johnson e a MedStar Health - rede composta por sete hospitais da região de Washington e Baltimore.
Fonte: WNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário