19 de fev. de 2009

A Nokia nos serviços de internet da Saúde

Directamente dos laboratórios na Nokia, um grupo de investigadores efectua trabalho há já algum tempo na área dos cuidados de saúde, com especial enfoque nas funcionalidades das tecnologias móveis.
Qualquer solução nesta área poderá ser de grande valor desde que seja simples de implementar e compreender por parte do utilizador mas, também deverá fornecer valor acrescentado através dos princípios de convergência que unem o mundo mobile ou mundo da Internet.
A aplicação aqui apresentada por um destes investigadores deixou-me fascinado. Por um lado a simplicidade e beleza do interface aplicacional, por outro lado, a utilização da tecnologia mobile dentro do contexto e com total relevância para aquilo que se pretende implementar.
Neste serviço em particular, o utilizador pode fazer as suas corridinhas matinais de manutenção e, se levar o seu celular, ficará com um registo completo de tudo o que se passou. Desde um simples registo das pulsações que o coração atingiu, até gráficos que relacionam o desempenho cardíaco com a velocidade num determinado troço. Tudo isto, complementado com o sistema de GPS que desenha todo o percurso com grande detalhe num mapa.
Se pelo caminho tiramos fotografias, estas ficam automaticamente geo-referenciadas e integradas no mapa da aplicação disponível no celular ou no site da Nokia, onde o utilizador passará a ter uma área pessoal.
A criação de áreas pessoais automáticas nos servidores na Nokia, é uma forma tremendamente inteligente do fabricante começar a entrar no mundo dos serviços, como complemento ao actual modelo de negócios da venda de equipamentos às operadoras. Sem o utilizador de aperceber, passa a poder partilhar todos esses dados com outros utilizadores amigos e, desta forma, fica cada vez mais ligado à lógica de serviço do fabricante, esquecendo-se por momentos das aplicações globalizadas da internet.
Para os operadores, a pressão é também grande. Neste modelo de negócio, veem-se afastados dos lucros na camada dos serviços e são encarados como um mero meio de transporte. Tempos interessantes que se avizinham para a lógica de mercado mobile.
Abaixo o vídeo com a demonstração da aplicação referida.


Fonte Obvius Tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário