3 de set. de 2009

Tendências da TI na Saúde: Computação Verde


Computação verde – Mais do que uma tecnologia específica, computação verde é uma nova filosofia que visa à sobrevivência do planeta e da humanidade, pela mudança de comportamentos, de forma especial a redução do consumo de energia, as emissões de carbono e o lançamento de substâncias perigosas no meio ambiente.
A competição entre os maiores fabricantes de computador do mundo ganhou também a dimensão da economia de energia. Em fevereiro, a Intel apresentou um chip com 80 núcleos de processamento. Hoje, os PCs mais modernos já têm chips de dois núcleos, conhecidos como dual core, e em alguns anos os modelos de quatro núcleos serão o padrão em todas as máquinas.
A tecnologia de múltiplos núcleos tem um desempenho infinitamente superior à geração anterior dos chips, cujo representante máximo é a linha Pentium da Intel - e tem a grande vantagem de não aumentar o consumo de energia. É claro que o consumo de um computador doméstico é muito pequeno quando comparado com um chuveiro ou um ferro elétrico.

E a questão não se encerra em medidas de performance por watt de um microchip. "Precisamos aprender a usar melhor os computadores", diz Nicholas Carr, consultor e autor de Does IT Matter? ("A TI importa?", sem tradução para o português), um influente livro sobre o impacto da tecnologia nos negócios.
Carr afirma que a tendência de acessarmos cada vez mais programas e serviços pela web pode vir a dispensar a necessidade de uma máquina potente em cada mesa. Os computadores ligados à rede poderiam ser mais simples, e todo o trabalho de computação aconteceria remotamente, em data centers de empresas como Google ou Microsoft, por exemplo. "Não se trata apenas de tornar os computadores mais eficientes. Também temos de tornar a computação mais eficiente", diz Carr. (Fonte: Planeta sustentável)


Sendo assim, a tendência é usarmos software webased e computadores em rede em clínicas e hospitais. Ou seja,os sistemas de registro em saúde não estarão instalados na máquina do cliente, mas serão acessados de qualquer computador, em qualquer lugar do mundo, bastando que se tenha acesso a internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário