16 de mar. de 2010

SAMU INFORMA: UTILIDADE PÚBLICA IMPORTANTE

As ambulâncias e emergências médicas perceberam que muitas vezes nos acidentes da estrada os feridos têm um celular consigo. No entanto, na hora de intervir com estes doentes, não sabem qual a pessoa a contatar na longa lista de telefones existentes no celular do acidentado.

Para tal, o SAMU lança a idéia de que todas as pessoas acrescentem na sua longa lista de contatos o NUMERO DA PESSOA a contatar em caso de emergência. Tal deverá ser feito da seguinte forma: 
'AA Emergencia' (as letras AA são para que apareça sempre este contato em primeiro lugar na lista de contatos).

É simples, não custa nada e pode ajudar muito ao SAMU ou quem nos acuda. Se lhe parecer correta a proposta que lhe fazemos, passe esta mensagem a todos os seus amigos, familiares e conhecidos.

É tão-somente mais um dado que registramos no nosso celular e que pode ser a nossa salvação. Por favor, não destrua esta mensagem! Reenvie-o a quem possa dar-lhe uma boa utilidade. 

JOSIANE TROCATTI 
Coordenadora Administrativa 
SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - São José do Norte - RS

2 comentários:

  1. Prezada blogueira,

    Não há nenhuma orientação por parte do Ministério da Saúde sobre esse informativo que circula na internet orientando as pessoas a colocar em seus celulares contatos de parentes que devam ser localizados em caso de emergência.

    A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação Médica que identificam a urgência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o primeiro diagnóstico da situação iniciando o atendimento com orientações sobre as primeiras ações ao paciente, ou à pessoa que realizou a chamada.

    Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um serviço de saúde adequado à solicitação; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma ambulância com médico e enfermeiro, equipada com todo suporte de atendimento intensivo.

    O SAMU 192 – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência deve ser chamado pelo telefone 192, o serviço funciona 24 horas por dia e a ligação é gratuita.

    Atenciosamente,

    Ministério da Saúde
    Para mais informações: fernanda.scavacini@saude.gov.br

    ResponderExcluir
  2. Para Conhecimento de Todos que já tramita na Camara dos Deputados em Brasilia, este projeto que tem como nr de Lei 6605 do Dep Fed Sergio Nechar ou acompanhem a INC-06639/2010 - Sugere ao Ministério das Comunicações a inclusão nas Resoluções nºs 357, de 15 de março de 2004, e 477, de 07 de agosto de 2007, de dispositivo sobre a obrigatoriedade de os terminais de acesso às redes de telefonia móvel e disporem de sistema de informações de emergência médica pessoal.

    Em 03/12/2010, Foi enviado Remessa por meio do Ofício 1ªSec/RI/E nº 2463/2010, ao Ministro Chefe da Casa Civil da Presidência da República, Interino, Carlos E. Esteves Lima.

    ResponderExcluir