18 de out. de 2009

ColonRing - inovação nas anastomoses mecâmicas


clique nas imagens para ampliá-las

O ™ ColonRing (CAR ™ 27) é um dispositivo endolumial de anastomose sem sutura que tem como inovação o anel de nitinol que é expelido do corpo por volta do 6º dia, quando a deposição máxima de colágeno já ocorreu.



O nitinol tem uma mistura de níquel e titânio; tem a habilidade de se expandir e contrair quando resfriado e voltar a sua forma pré-definida quando em temperatura normal (Shape Memory). Na prática, o anel é resfriado antes do procedimento cirúrgico, como pode ser visto no vídeo abaixo. Quando dentro do organismo, em temperatura normal, o anel de nitinol retornará a sua forma original, causando uma compressão uniforme na anastomose, acomodando várias expessuras diferentes de tecido.

As vantagens desse preocesso de cicatrização são:

  • anastomose sem sutura, não há perfurações na parede intestinal, eliminando a infecção nas bordas do tecido da anastomose.


  • dispositivo de compressão mecânica comprime os vasos sanguíneos a cria hemostasia imediata e quase completa, enquanto no caso das anastomoses, plaquetas criam hemostasia através da formação de um coágulo de fibrina, assim, aumentando o tempo para conseguir hemostasia.


  • elimina a existência de qualquer corpo estranho (suturas, grampos) na zona de cicatrização após 7-14 dias pós-operatório; o elemento de fixação é expulso e, portanto, elimina a reação de corpo estranho.


  • O diâmetro da anastomose é maior que no caso dos staplers (veja figura abaixo).




Pode ser usado em cirugia laparoscópica ou aberta, com uso único por paciente, um tamanho único (27mm).
site: http://www.nitisurgical.com/colonring.htm

Um comentário:

  1. Olá
    Estou em Buenos Aires, acompanhe minha viagem, amanhã à partir das 18 horas. Faz tempo que não nos visitamos, por isso passei para saber como estás e deixar um beijinho...

    ResponderExcluir