14 de mai. de 2011

Aplicativo diagnostica malária com foto de amostra de sangue

Um grupo de estudantes de graduação da Universidade da Flórida Central criouum aplicativo que possibilita a médicos diagnosticar malária simplesmente tirando-se uma foto, marcando mais uma tentativa de unir a tecnologia móvel ao combate a doenças. O protótipo é o Samsung Focus, equipado com o sistema operacional da Microsoft, o Windows Phone 7.


O aparelho possui uma lente microscópica especial acoplada à sua câmera. Quando esta tira uma foto de uma amostra de sangue, a lente processa os dados para determinar se os parasitas da malária estão presente, calcula a quantidade da doença na amostra, e então desenha um quadrado vermelho em volta dos focos parasitários, notificando quantos foram encontrados.

O aplicativo, chamado de LifeLens (Lente da Vida, em tradução livre) elimina a necessidade de trazer pacientes para consultórios médicos para que exames sejam realizados, já que um smartphone é facilmente transportado para o local necessário. “O programa vai fazer a diferença, ao tentar conter a epidemia de malária”, acredita Tristan Gibeau, o líder da equipe, que tem planos de expandir a tecnologia para diagnosticar outras doenças, como a anemia falciforme. “Numa visão geral, com sorte, o LifeLens vai ajudar a combater a maioria das enfermidades que existem, e tornar a vida de todo mundo um pouco mais fácil”.

Um comentário:

  1. Muito legal. Aposto que foi complicado fazer essa tecnologia, mas valeu cada momento de esforço.

    Abraços.
    Bruno César Bulnes.

    ResponderExcluir