3 de mai. de 2011

Selo de certificação de qualidade de sites médicos

Informática - Submarino.com.br
Durante o VI Seminário Nacional Médico Mídia, o vice-presidente da FENAM, Eduardo Santana, mostrou o esforço da entidade para a criação de um selo que certifique a qualidade de informações sobre saúde apresentadas na internet. 

“O médico do futuro precisa indicar não apenas remédios ou diagnósticos, mas também páginas da Internet a serem consultadas”. Reproduzindo esta frase, de autoria do historiador da Fundação Oswaldo Cruz André Pereira, o segundo vice-presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM) Eduardo Santana resumiu o norteador de sua palestra intitulada “A certificação de sites médicos na Internet - a importância da criação de um selo para que a mídia reconheça as informações qualificadas”.

“Como saber se o site ou o blog que eu leio me traz informações seguras? O ‘Dr.Google’ é, sem dúvida, o ‘médico’ que mais informa, dá consulta e prescreve medicamentos no mundo. Isso é preocupante. A proposta do selo é qualificar a informação, atestar que aquilo é realmente divulgado por um médico”, defendeu Santana.

Com a criação de um selo de qualidade, a Internet pode se configurar como uma fonte confiável de informações sobre doenças e desafios médicos. Para Santana, nesse novo cenário a relação médico-paciente se modifica, uma vez que ambos se encontram mais bem informados. Na visão do profissional, esta nova relação se caracteriza por uma interação, possibilitando uma troca de informações e conhecimentos que, caso baseados em fontes on-line validadas, se provará benéfica para ambas as partes.

veja mais no vídeo abaixo:


Fontes: Blog da FENAN e UNISITE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário